Afonso Gomes Louro, diretor da Visual Turismo; e Daisy DeMarco, diretora executiva.
Dupla afiada reforçou resultados em filiais e investimentos em estrutura de serviços
Apesar das projeções de um ano retraído para o mercado turístico, em vista da Copa do Mundo, eleições e um calendário sem muitos feriados prolongados, a Visual Turismo contabilizou um crescimento de 9% no volume de vendas na comparação com 2013.
Outro indicador de destaque refere-se aos roteiros de cruzeiros internacionais, cujas vendas aumentaram 36% em relação ao ano anterior, o maior incremento entre todas as categorias de pacotes da operadora. Do total de passageiros embarcados, 70% escolheram destinos nacionais, sendo Bahia, Alagoas e Ceará os estados mais procurados. Miami e Orlando, nos Estados Unidos, figuraram entre os destinos internacionais mais comercializados. No Caribe, os campeões de demanda foram Cancún (México) e Punta Cana (República Dominicana). Já o ranking da América do Sul foi encabeçado por Buenos Aires (Argentina) e Santiago (Chile).
“Foi um ano de desafios, mas de muito investimento para agregar informações e facilidades ao agente de viagem, nosso único e exclusivo canal de vendas. O Portal do Agente de Viagem ganhou nova versão em 2014, permitindo a montagem do pacote no estilo carrinho de compras, entre outras funcionalidades adicionais”, explica o diretor da Visual Turismo, Afonso Gomes Louro.
A operadora também lançou, no ano passado, mais de 12 produtos diferenciados, com opções para roteiros nacionais de charme e estilo até a apreciação da aurora boreal na Finlândia e no Canadá. “À medida que aumenta a concorrência e se dissemina o uso da internet para o planejamento das viagens, temos de nos adaptar e proporcionar ao passageiro uma oferta cada vez mais customizada, que lhe permita fugir dos programas convencionais”, contextualiza Louro.
Outro fator de estímulo para os bons resultados foi a abertura da filial de Salvador (BA), a 11ª da Visual Turismo e a primeira no Nordeste, com a estratégia de focar em mercados pouco saturados. O bom desempenho especialmente nas unidades de Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto e Campinas também contribuiu para o sucesso da operadora.
Perspectivas
Os investimentos não pararam por aí. A operadora fechou uma parceria na área de tecnologia com a aquisição do ERP Totvs e, como parte de um processo de reorganização da empresa, contratou Daisy Karla DeMarco como diretora executiva. Ela terá a missão de auxiliar no planejamento estratégico e promover uma maior proximidade com o cliente.
Para este ano, a Visual Turismo tem como meta priorizar o crescimento em nichos e a segmentação de clientes. “Queremos inovar com um programa de clientes preferenciais para as agências e um programa de fidelização do agente de viagem, pelo qual se acumulam pontos em cada venda”, adianta Daisy.
Sobre a Visual Turismo
Referência no turismo nacional e internacional, a Visual Turismo atua desde 1986 e já contabilizou cerca de 3 milhões de passageiros embarcados. Mantém parceria com 13 mil agências de viagens e mais de 3 mil hotéis, o que permite uma diversificada oferta de pacotes – entre roteiros ecológicos, românticos, além de hospedagem em resorts e cruzeiros marítimos. Com sede em São Paulo, a operadora conta com onze filiais nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador e Santo André.