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sexta-feira, novembro 22, 2024
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Turismo noturno, inteligência artificial e férias inclusivas: 9 previsões da Booking.com para viagens em 2025

Os viajantes estão rompendo com a tradição, redefinindo as regras sobre idade, gênero e identidade, e levando as viagens para novas direções

A transformação está ganhando velocidade em diversas áreas e não é surpreendente que as pessoas se sintam esgotadas e precisem se desconectar. No entanto, diante do aumento da incerteza, isolamento e polarização, estamos observando exatamente o oposto no setor de viagens. A mais recente pesquisa anual Previsões de Viagem* da Booking.com revela que, em vez de se afastar, muitos viajantes querem redefinir a forma como interagem com o mundo ao seu redor. Em 2025, os viajantes irão “reescrever suas regras”, rompendo com as normas das viagens convencionais e criando novas conexões consigo mesmos, com os entes queridos, com as pessoas que encontram pelo caminho e com os destinos que visitam.

Para entender como as pessoas planejam desafiar o status quo, a Booking.com encomendou uma pesquisa com mais de 27 mil viajantes em 33 países e agora apresenta nove previsões de viagens que indicam que 2025 será um ano de novas maneiras de vivenciar o mundo.

     

1) Turismo noturno

Com o turismo espacial cada vez mais perto de se tornar uma realidade, o foco dos viajantes será em opções de atividades astronômicas mais acessíveis. Ao trocar a luz do dia pela meia-noite, quase dois terços (64%) dos viajantes brasileiros pensam em visitar destinos com céus mais escuros. As experiências de contemplação de estrelas (79%), observação de constelações (62%), eventos cósmicos raros (61%) e guias astronômicos (60%) estão no topo da lista de aventuras celestiais.

As preocupações com a mudança climática também influenciaram essa transformação: 57% dos viajantes do país pretendem aumentar o número de suas atividades noturnas para evitar as temperaturas altas do dia, e 36% preferem passar as férias em locais mais frios. A proteção contra os raios UV é importante para 67% dos viajantes que dizem que pretendem reduzir a quantidade de tempo de exposição ao sol. Seguindo essa tendência, mais da metade (56%) espera planejar atividades à noite e no início da manhã, quando o sol está em seu ponto mais baixo.

A valorização do mundo noturno também está aprofundando as conexões dos viajantes com a natureza, já que a maioria dos viajantes (54%) reservaria uma acomodação sem luzes para incentivar menos poluição luminosa e preservar a flora e a fauna.

2) Passaporte para a imortalidade

As férias estão se transformando em mais do que apenas um momento de relaxamento. Motivadas pelo desejo de cultivar melhores escolhas de estilo de vida, quatro em cada cinco (78%) pessoas do Brasil se interessam por um retiro de longevidade – ou seja, uma abordagem intensificada aos itinerários tradicionais de bem-estar, substituindo soluções temporárias pela busca de uma vida mais longa e saudável.

A revitalização profunda é prioridade, de vibração corporal (65%) e terapias de luz vermelha (60%) a crioterapia (52%) e tratamento com células-tronco (50%). Quase nove em cada dez (87%) viajantes brasileiros buscam novas atividades de bem-estar que possam incorporar ao dia a dia, à medida que se reconectam com uma versão mais equilibrada de si mesmas, incluindo aprender sobre ingestão cronometrada de café (39%) e terapia intravenosa (31%).

Além disso, os brasileiros são a quinta nacionalidade que mais pagaria por férias cujo único propósito fosse prolongar sua expectativa de vida e bem-estar (76%), atrás apenas dos tailandeses (81%), indianos (79%), emiradenses (79%) e colombianos (77%), e empatados com os mexicanos (76%).

3) IA = Itinerários Alternativos

Novas tecnologias já estão ajudando os viajantes a encontrarem experiências adaptadas às próprias necessidades. No entanto, em 2025, veremos inovações sendo implementadas para ajudar os turistas a suprir as necessidades dos destinos que desejam visitar. Quatro em cada cinco (83%) turistas do Brasil usarão a tecnologia para tomar decisões informadas e encontrar experiências autênticas, não apenas para respeitar os locais que visitam, mas também para contribuir positivamente com eles. Ferramentas com tecnologia de IA, como o AI Trip Planner da Booking.com (disponível atualmente nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e Cingapura), estão preparadas para desempenhar um papel fundamental na definição dessas jornadas. Entre os viajantes do país, 49% se interessam em usar a IA para selecionar viagens, abrindo as portas para itinerários que incentivam conexões mais profundas e positivas com os locais e comunidades.

Os viajantes brasileiros também adotarão uma abordagem mais responsável à forma como usam a tecnologia. Um quarto (26%) não marcará locais nas redes sociais quando visitar um destino menos conhecido, a fim de mantê-lo em segredo e evitar incentivar multidões de Instaturistas. Dito isto, para os 44% da Geração Z e 43% dos millennials do país que reconsiderariam visitar um destino se não pudessem marcar sua localização, a tecnologia também ajudará a encontrar alternativas que possam ser compartilhadas sem a culpa de sobrecarregar os pontos turísticos. A pesquisa também aponta que 83% dos viajantes brasileiros esperam usar a tecnologia para encontrar regiões menos movimentadas, e 18% já usam aplicativos para lidar com isso em tempo real.

 4) Megaviagens multigeracionais

A pesquisa mostrou que as viagens multigeracionais estão em alta. Apesar de que quase metade dos viajantes do país (47%) prefeririam gastar dinheiro em uma viagem dos sonhos em 2025 do que deixar de herança para os filhos, no próximo ano essa tendência assumirá uma abordagem mais altruísta: com a geração mais velha da família decidida a gastar dinheiro com os entes queridos, de forma a criar memórias incríveis, em vez de apenas encher as contas bancárias da próxima geração.

Enquanto 54% dos viajantes brasileiros admitiram que seus pais já financiaram suas férias ou parte delas mesmo na fase adulta, os turistas baby boomers do país provavelmente vão contribuir com esse cenário, graças aos 88% que ficariam felizes em pagar pelos filhos quando reservarem a próxima viagem, e 84% pelos netos.

 5) Garotos zen

Os viajantes do sexo masculino brasileiros estão deixando de lado as expectativas convencionais para se desligarem do estresse da vida cotidiana (32%), ir em busca de benefícios para a saúde mental e crescimento pessoal (ambos 29%), além de aproveitar o descanso e rejuvenescimento (25%). Estabelecer conexões, sejam elas antigas ou novas, será essencial: 12% dos homens do país consideram fazer uma viagem exclusiva para homens como uma forma de lidar com a solidão. Além disso, dois quintos (41%) estão buscando novas amizades, enquanto 21% desejam aprimorar suas habilidades de relacionamento com amigos e familiares.

 6) Aventuras sem idade

No próximo ano, uma nova geração de baby boomers desafiará a idade e expectativas convencionais em busca de aventuras. Quase um em cada cinco (18%) turistas brasileiros dessa geração se interessam por férias que envolvam aventura, e 38% estão ansiosos para ir além das suas zonas de conforto, reconectando-se com a ousadia da juventude. Abrindo caminho para uma era de adrenalina, quase metade (44%) deles demonstram interesse em passeios a cavalo, 26% escalariam montanhas altas, 17% desceriam de canoa os maiores rios do mundo e 15% se aventurariam em expedições a geleiras.

Além disso, observamos sinais de uma multidão ainda mais corajosa: os baby boomers do país que buscam desafios extremos estão se voltando para mergulho em cavernas (15%), sandboard (14%), paraquedismo (12%), camping na Antártida (11%) ou até mesmo surfe de vulcão (3%).

7) Navegação neuroinclusiva

Os viajantes neurodivergentes trarão à tona suas necessidades muitas vezes invisíveis, usando tecnologias para revolucionar a maneira como vivenciam o mundo em 2025. Há um crescente movimento em direção a abordagens mais inclusivas para experiências de viagem, que se alinhem melhor com as necessidades neuroatípicas: quase metade (49%) das pessoas do país que se consideram neurodivergentes teve uma experiência negativa durante uma viagem devido à sua neurodivergência, enquanto 56% acreditam que as opções de viagem são limitadas devido a esse mesmo motivo.

Muitas pessoas esperam que a tecnologia assuma um papel mais importante em suas viagens, ajudando a diminuir a ansiedade tanto delas quanto de suas companhias. Quatro em cada cinco (80%) se interessam por ferramentas de IA que tragam informações de viagem atualizadas, relatórios de atrasos e sugestões sobre espaços mais silenciosos e menos movimentados em aeroportos e hotéis. Salas sensoriais em aeroportos, hotéis e outros locais são procuradas por 75%, enquanto 79% gostariam de ter mais opções de “bloqueio de ruído” em toda a experiência de viagem.

O apelo ao progresso em 2025 é evidente: 80% das pessoas do país buscam uma iniciativa ou programa abrangente que compartilhe suas necessidades e preferências com companhias aéreas e provedores de acomodação.

8) Viagem com um toque de nostalgia

Em 2025, as pessoas adotarão um estilo vintage, visitando brechós durante as férias para montar uma mala mais sustentável. Quase metade (44%) dos viajantes brasileiros revelou que tem interesse em comprar roupas para as férias enquanto viajam, ao invés de antecipadamente, subindo para 51% na Geração Z. Além disso, 50% disseram que visitariam brechós nas férias e 82% afirmaram já ter comprado produtos vintage ou de segunda mão durante uma viagem ao exterior.

Essa mudança, influenciada pelo custo e pela consciência climática, não se trata apenas de estilo, mas de inteligência prática. Com 68% dos viajantes do Brasil pretendendo economizar mais em suas viagens e 81% restringindo o planejamento do orçamento para maximizar suas experiências, encontrar pechinchas escondidas em lojas de segunda mão passou a ser parte da aventura. Em oposição ao modelo fast fashion e ao consumismo em massa, 42% das pessoas do país afirmam que encontram produtos de melhor qualidade em lojas vintage no exterior do que em casa, enquanto 32% compram itens vintage nas férias por causa das pechinchas melhores.

9) A viagem já começa no aeroporto

Os viajantes querem desfrutar de uma nova era de entretenimento nos aeroportos: quase metade (49%) dos brasileiros demonstram interesse em visitar algum lugar por causa do aeroporto, e três quartos (74%) estão curiosos sobre aeroportos com experiências ou instalações exclusivas. Mas é a Geração Z junto com os millennials que estão liderando essa nova tendência. Entre esses dois grupos, 32% pretendem considerar destinos com base no aeroporto, deixando para trás estereótipos estressantes em favor de experiências mais agradáveis: das cápsulas de sono (32% da Geração Z e 30% dos millennials) e spas (27% da Geração Z e 27% dos millennials) aos restaurantes com estrelas Michelin (24% da Geração Z e 25% dos millennials). Além disso, quase três quartos dos turistas do país (73%) indicam que se sentiriam mais animados e livres de estresse em relação às suas viagens se houvesse uma variedade maior de instalações para uso antes do voo. Dessa forma, as férias vão começar muito antes de embarcar no avião.

Arjan Dijk, Vice-Presidente Sênior e CMO da Booking.com, comenta: “em 2025, as viagens serão um meio para as pessoas transformarem a si mesmas, seus relacionamentos e, por fim, o mundo ao seu redor. Cada vez mais homens estão optando por férias que desafiem expectativas de gênero ultrapassadas e promovam o bem-estar mental. Além disso, quase um em cada cinco baby boomers se recusa a deixar que a idade os impeça de buscar novas aventuras. O objetivo é romper com os padrões de viagem para promover um senso mais profundo de conexão. A tecnologia e a imaginação estão se combinando para criar uma nova era de tradições, facilitando para todo mundo moldar sua própria jornada em 2025 e além”.

 *A pesquisa Previsões de Viagem para 2025 foi encomendada pela Booking.com e realizada com um grupo de adultos que planeja viajar a lazer ou a negócios nos próximos 12 a 24 meses. No total, 27.713 pessoas em 33 países e territórios participaram da pesquisa. Os participantes responderam a uma pesquisa on-line em julho/agosto de 2024.

Sobre a Booking.com

Parte da Booking Holdings Inc. (NASDAQ: BKNG), a missão da Booking.com é tornar mais fácil a todas as pessoas conhecer o mundo. Ao investir na tecnologia, que ajuda a facilitar o processo de viagem, a Booking.com conecta milhões de viajantes com experiências memoráveis todos os dias. Para mais informações, siga a @bookingcom nas mídias sociais ou visite nosso site geral de notícias.

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