Hotéis

Ficha Nacional de Registro de Hóspede Digital começa a ser testada na rede hoteleira

COM A NOVA FICHA, OS DADOS COLETADOS SERÃO ARMAZENADOS DIGITALMENTE, MINIMIZANDO OS RISCOS DE PERDA OU VAZAMENTO DE INFORMAÇÕES SENSÍVEIS

Brasília, 22 de agosto de 2024 – O Ministério do Turismo iniciou a fase de testes do novo modelo da Ficha Nacional de Registro de Hóspede (FNRH), que será digital. Nesta primeira fase, 19 hotéis foram indicados pelas entidades hoteleiras que compõem o Conselho Nacional de Turismo (CNT), para aderirem à plataforma que permitirá que todas as informações sejam transmitidas de forma segura e precisa, atendendo às exigências legais e, ao mesmo tempo, oferecendo uma experiência mais fluida e agradável para os hóspedes.

Com a nova ficha, os dados coletados serão armazenados digitalmente, minimizando os riscos de perda ou vazamento de informações sensíveis. “Estamos dando um passo importante para o setor. O sistema eletrônico não apenas moderniza a gestão hoteleira, especialmente os pequenos empresários, mas também promove eficiência, segurança e sustentabilidade, elevando a experiência do hóspede e impulsionando o setor rumo a um futuro mais digital e integrado”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Aderindo a iniciativa, o hotel Mercure Brasília Líder, da rede Accor, foi o primeiro meio de hospedagem a ficar apto a testar a nova tecnologia, dentro da estratégia piloto. A partir de agora, o turista que chegar para preencher seus dados no check-in já pode acessar a versão eletrônica da ficha, reduzindo consideravelmente o tempo de espera dos hóspedes.

“A digitalização da Ficha representa um avanço significativo para o setor hoteleiro brasileiro. Com essa tecnologia, conseguimos otimizar e agilizar o processo de check-in, melhorar a segurança dos dados e oferecer uma experiência mais fluida para nossos hóspedes. Esta inovação traz ganhos em eficiência, segurança e na modernização necessária ao setor, permitindo que menos tempo seja dedicado à burocracia operacional e mais tempo à experiência do hóspede e à personalização do atendimento. Na Accor, estamos orgulhosos de fazer parte desta iniciativa, que certamente promoverá um ambiente mais tecnológico e facilitará a adoção de novas tecnologias no futuro da hotelaria no Brasil”, afirma Marcelo Salomão, vice-presidente sênior de Tecnologia da Accor Américas.

O objetivo da primeira fase do projeto é avaliar as novas funcionalidades da Ficha Nacional de Registro de Hóspede e corrigir quaisquer dissonâncias. A meta é implantar em toda rede hoteleira a versão digital da FNRH até o próximo ano.

O sistema feito pelo MTur em parceria com o Serpro, empresa de inteligência do governo federal, vai modernizar e simplificar o envio das informações exigidas pela Lei Geral do Turismo, além de trazer benefícios, tanto para os meios de hospedagem quanto para os hóspedes, permitindo o preenchimento eletrônico e o gerenciamento mais eficiente dos dados turísticos.

INTEGRAÇÃO – O sistema se integrará também com plataformas de gestão hoteleira (PMS) e outras ferramentas digitais, proporcionando uma visão abrangente e integrada dos dados dos hóspedes, permitindo a geração de dados mais robustos, auxiliando na análise de tendências e comportamentos, e apoiando a tomada de decisões estratégicas para o setor.  “A FNRH Digital foi projetada para suportar um grande volume de acessos simultâneos, garantindo um desempenho estável e eficiente, mesmo durante os picos turísticos. Esse sistema robusto e escalável está preparado para acompanhar o crescimento esperado do turismo”, explicou o diretor presidente do Serpro, Alexandre Amorim.

SUSTENTABILIDADE – Com o sistema digital a rede hoteleira terá uma economia significativa de papel e custos de impressão, promovendo a sustentabilidade e reduzindo despesas operacionais, alinhando-se às tendências eco-friendly cada vez mais valorizadas pelo mercado.

SOBRE A ACCOR

A Accor é um grupo líder mundial em hospitalidade que oferece experiências em mais de 110 países em 5.600 empreendimentos, 10.000 bares e restaurantes, instalações de bem-estar e espaços de trabalho flexíveis. O Grupo possui um dos ecossistemas de hospitalidade mais diversificados do setor, abrangendo mais de 45 marcas de hotéis, do luxo ao econômico, bem como Lifestyle com Ennismore. A Accor está empenhada em tomar medidas positivas em termos de ética e integridade nos negócios, turismo responsável, desenvolvimento sustentável, engajamento com a comunidade e diversidade e inclusão. Fundada em 1967, a Accor SA tem sede na França e está listada publicamente na Euronext Paris (código ISIN: FR0000120404) e no mercado OTC (Ticker: ACCYY) nos Estados Unidos. Para obter mais informações, visite group.accor.com ou siga-nos em XFacebookLinkedInInstagram e TikTok.

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo