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segunda-feira, novembro 25, 2024
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Parceria entre governos federal e estadual gera formação de 1,8 mil agentes de turismo

O Projeto Geração, destinado à formação de 1,8 mil agentes de turismo cultural e criativo, para atuação em comunidades periféricas e tradicionais do território baiano, foi apresentado na quarta-feira (7), no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. A iniciativa integra as ações do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional, desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). Serão contemplados jovens da capital e dos municípios de Abaré, Amargosa, Banzaê, Barreiras, Camaçari, Caravelas, Ibirataia, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Mutuípe, Paulo Afonso, Santa Cruz de Cabrália, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas. Os cursos terão início ainda em agosto, com duração de quatro meses.
“Os governos federal e estadual vêm criando as oportunidades. O que buscamos é criar a possibilidade, para que a juventude exerça o seu sonho, seja trabalhando no turismo ou em outras atividades”, declarou o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.
“Vamos preparar profissionais qualificados para o turismo promovido em terreiros de candomblé, quilombos e reservas indígenas, entre outras comunidades. Do total de três mil vagas no Brasil, a maioria foi destinada à Bahia”, completou o secretário nacional de Qualificação, Emprego e Renda, Magno Lavigne.
A chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, que representou o secretário Maurício Bacelar no evento, disse que o Projeto Geração está em sintonia com ações desenvolvidas pela secretaria. “O Governo do Estado já oferece cursos de capacitação a profissionais, empreendedores e gestores públicos, que atuam em atividades turísticas, além da iniciativa conjunta com a UFBA, no curso superior em gestão de turismo. Essa nova parceria com o Governo Federal vai ampliar as nossas ações, visando qualificar cada vez mais o destino Bahia e oportunizar emprego e renda para os jovens no setor”.
Foto: Ascom/Setur-BA

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