O enorme banco de dados gerado pelas demandas recebidas pela IA será usado para capacitar as equipes que vão receber os leads a atendê-los de forma mais adequada. No âmbito da promoção, a IA oferece um autoatendimento sobre São Paulo: principais atrativos, agenda de eventos, horários, etc.
Ainda de acordo com Zelennski, Lina MICE foi alimentada com o dossiê de candidaturas do SPCVB, que inclui todos os dados exigidos por entidades e empresas que querem realizar eventos no estado, além de informações sobre centros de eventos, salas para reuniões, hotéis e calendário dos eventos já agendados. Ela usa o chat GPT, tem conteúdo treinado e limitado dentro do tema em questão, razão pela qual não ‘alucina’, e foi programada para aprender sempre, o que garante respostas cada vez mais personalizadas. Suas dicas são oferecidas de forma conversacional.
A primeira incursão do São Paulo Convention & Visitors Bureau com a inteligência artificial ocorreu em outubro no ano passado, quando a entidade promoveu o 1º Hackathon Visite São Paulo, que resultou na criação da Lina (https://www.lina.tur.br/), um guia turístico pessoal para ajudar pessoas em visita à capital paulista, atualizada permanentemente. Ela foi desenvolvida para atender a uma demanda da Secretaria Municipal de Turismo da cidade e pode ser utilizada por turistas de quaisquer nacionalidades, porque é multilíngue e multiplataforma – chatbot, whatsapp ou telefone.
Sobre o SPCVB e Visite São Paulo
Constituído há 40 anos, o São Paulo Convention & Visitors Bureau é o primeiro CVB da América do Sul. É uma entidade privada, com mais de 500 associados, que atua na captação de eventos e apoio a seus organizadores, capacitação de profissionais para o setor e ampliação dos negócios no Estado.
Com a marca Visite São Paulo, foca seu trabalho nos visitantes, criando o interesse de conhecer o que o Estado e a capital têm de melhor para ver e fazer, apoiando a melhoria dos serviços e do atendimento aos visitantes e também por meio de campanhas promocionais.