Período de férias escolares, o mês de julho será de grande movimentação turística na Bahia. Os principais aeroportos do estado apresentam estimativas de ampliação do fluxo de passageiros e oferta de voos extras para suprir a demanda dos turistas. Os dados legitimam o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Turismo (Setur-BA), que tem investido em promoção nos principais eventos nacionais e internacionais do setor e na capacitação de operadores e agentes de viagem, além da prospecção de voos. Somente em junho, mais de mil profissionais foram capacitados sobre o destino Bahia no mercado nacional.
O aeroporto de Salvador, administrado pela Vinci Airports, anunciou aumento de 4,5% no número de voos e 6% no número de assentos, em relação a julho do ano passado. No período, novas rotas serão disponibilizadas pelas companhias Azul e Gol para São Paulo, São Luís, Rio de Janeiro e Curitiba.
O destaque é a linha inédita de São José dos Campos (SP) para a capital baiana, operada pela Gol, três vezes por semana, a partir do dia 2 de julho. No fim de maio, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) participou de um encontro com mais de 100 agentes de viagem e operadores de turismo da cidade do interior paulista, atualizando os profissionais sobre atrativos e infraestrutura turística do estado,a fim de assegurar boas vendas.
Em Porto Seguro, de acordo com a prefeitura municipal, a estimativa é que mais de 244 mil turistas visitem a cidade em julho. O aeroporto será o principal ponto de chegada dos visitantes. Estão previstos 949 voos e o desembarque de quase 142,5 mil pessoas, que representam, respectivamente, aumento de 10,99% e 21,5%, em relação ao mesmo mês do ano passado.
Para Ilhéus, na Costa do Cacau, serão ofertados 82 frequências extras, das companhias Gol, Azul e Latam, com origem em cidades como Belo Horizonte, São Paulo e Salvador. Ao todo, 450 voos e 110 mil passageiros devem movimentar o aeroporto Jorge Amado entre julho e agosto.
Na zona turística Caminhos do Sudoeste, o aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, o número de voos e movimentação de passageiros terão incremento de 13%, entre julho e agosto. A previsão é de que mais de 85 mil pessoas utilizem 327 voos de São Paulo, Minas Gerais e Salvador, oferecidos pela GOL, Latam e Azul.