22 C
Brasil
domingo, novembro 24, 2024
spot_img

Desbrave o intercâmbio: curse disciplinas que não existem no Brasil

A indústria de esportes eletrônicos é uma indústria global em rápido crescimento. No Reino Unido, o setor cresceu a uma taxa anual de 8,5% entre 2016 e 2019, segundo a Ukie 2020 – Associação de editores de software de entretenimento e lazer

(Imagem: Unsplash)

Um intercâmbio oferece ao estudante uma certificação internacional, sendo uma porta de entrada para uma grande ascensão na carreira profissional. São vários os benefícios que uma viagem internacional estudantil pode agregar à vida, como a possibilidade de continuar a grade acadêmica com cursos optativos.

De acordo com dados da Pesquisa Selo Belta 2024, o principal objetivo dos estudantes em um intercâmbio é o “interesse em investir em uma formação e/ou carreira internacional”, que ocupa a 11ª posição. Alguns deles optam por diversificar a base de estudos nacional com a internacional, cursando as disciplinas obrigatórias e aproveitando outras possibilidades de disciplinas.

Os programas de intercâmbio, como High School, Higher Education e College, permitem que o intercambista desfrute de algumas disciplinas, como dança e teatro, culinária, robótica, astronomia e games. “Existem muitos cursos de graduação, especialização ou pós-graduação em universidades no exterior que são ainda pouco explorados no Brasil. Alguns são cursos na área de ciências atuariais (seguros), ciências forenses, internet das coisas, desenvolvimento de jogos e e-sports. Um exemplo interessante são os cursos oferecidos na área de e-sports pela CAVC – Cardiff and Vale College, em Cardiff, no País de Gales, Reino Unido, onde a faculdade prepara estudantes para várias profissões envolvidas nessa área, não apenas jogadores,” explica Alexandre Argenta, Presidente da Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio).

O programa College oferece uma jornada acadêmica enriquecedora e transformadora para os estudantes:

Na CAVC, os alunos exploram e-sports em diversas áreas para facilitar sua progressão profissional através de estudos adicionais. A qualificação é endossada pela British Esports Association, sendo reconhecida por empregadores em várias funções dentro do setor. Os alunos precisam aplicar estratégia, habilidade e trabalho em equipe para alcançar o sucesso. Entre as muitas profissões, o e-sports pode se relacionar com Administração, Negócios, Vendas e Marketing, Digital, Comunicação, Eventos e Otimização de Desempenho, além da Educação.

A indústria de esportes eletrônicos é uma indústria global em rápido crescimento. No Reino Unido, o setor cresceu a uma taxa anual de 8,5% entre 2016 e 2019, segundo a Ukie 2020 – Associação de editores de software de entretenimento e lazer.

High School é uma jornada fundamental de descobertas, aprendizado e crescimento pessoal:

Esse é um dos programas em que os intercambistas têm a oportunidade de cursar disciplinas extras. “Além disso, em programas de High School, é comum encontrar uma ampla oferta de aulas dentro do currículo regular da escola que auxiliam na orientação profissional dos estudantes. Muitos alunos brasileiros têm a oportunidade de estudar culinária, engenharia, robótica, artesanato em cerâmica, direito, primeiros socorros, marketing, empreendedorismo, entre outros, durante o semestre ou ano letivo em que decidem estudar fora do Brasil. Com essa experiência, muitos retornam ao país decididos sobre qual curso buscar para prestar vestibular, pois tiveram uma boa exposição a diversas profissões durante o intercâmbio de ensino médio”, disse Argenta.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases e as legislações estaduais, seguem abaixo as grades de disciplinas obrigatórias para os cursos de:

I – Comunicação e Expressão (dentre as quais pode ser o próprio inglês, literatura, redação, etc.);

II – Estudos Sociais (como, por exemplo, geografia, política, estudos sociais, história, etc.);

III – Exatas (matemática, cálculo, etc.);

IV – Ciências (onde se destaca biologia, física, química, ciências da saúde ou afins); e

V – Esportes (aqui incluindo qualquer modalidade esportiva, dança, musculação, etc.).
High School, conhecido como Ensino Médio, ocupa a 4ª posição entre os 5 programas mais comercializados pelas agências, de acordo com a Pesquisa Selo Belta.

Programas internacionais que oferecem disciplinas não disponíveis no Brasil beneficiam os estudantes ao diversificar seu conhecimento e desenvolver competências interculturais, técnicas e científicas. Ao retornarem, eles contribuem significativamente para a melhoria de setores essenciais como saúde, educação, tecnologia e meio ambiente, gerando impactos positivos tanto sociais quanto econômicos.

Sobre a Belta

Criada há mais de 30 anos, a Belta – Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio — visa promover a educação internacional no país. Como única associação das Agências de Intercâmbio do Brasil que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade das agências. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 70% do mercado de educação internacional no Brasil, tendo cerca de 500 pontos de venda em todo o Brasil, 62 associadas colaboradoras que são associações internacionais de instituições de ensino de idiomas, universidades e redes de escolas internacionais, assim como prestadores de serviços afins ao segmento. A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no exterior. A Belta tem prêmios acumulados ao longo desses anos, entre eles, o prêmio internacional STM Awards, considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama.

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles