Dubai, Emirados Árabes Unidos, 4 de junho de 2024: A Emirates, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e a Airbus uniram forças para oferecer um programa aprimorado de Treinamento e Avaliação Baseada em Competências (CBTA) para a qualificação de tipo do A350, enquanto a companhia aérea se prepara para a entrega de 65 A350 a partir de meados de 2024. Um grupo inicial de 256 pilotos será treinado como parte do novo curso na faculdade de treinamento da Emirates em Dubai a partir de julho de 2024.
O programa avançado de treinamento de pilotos utiliza a metodologia de treinamento CBTA, que combina os princípios e a documentação da IATA com a experiência e recursos operacionais da Emirates, e a experiência de treinamento CBTA da Airbus no A350, que se estende por mais de 10 anos.
Impulsionado pela competência e comportamento do piloto, o programa A350 CBTA utiliza a comprovada filosofia de treinamento CBTA que permite aos instrutores avaliar o treinamento dos pilotos e buscar melhorias imediatas em seu desempenho. O programa será executado em duas fases e incluirá 20 dias de treinamento em simulador e avaliação em 15 sessões separadas.
“Com este programa, os pilotos da Emirates recebem treinamento interno baseado em competências com instrutores altamente qualificados, equipando-os com capacidades de classe mundial para apoiar as operações globais da companhia aérea. O programa CBTA personalizado para o A350 apoia a integração da nova aeronave para será introduzido em nossa frota, com 1.000 pilotos prontos para concluir o curso de qualificação de tipo do A350. Esta última iniciativa faz parte do compromisso da Emirates de oferecer os mais altos padrões de serviço e conforto, ao mesmo tempo em que apoia nosso crescimento e expansão operacional”, disse o capitão Bader Al. Marzooqi, vice-presidente sênior de treinamento de voo da Emirates.
“Combinar a experiência da Emirates, Airbus e IATA para projetar e fornecer treinamento de qualificação de tipo do A350 é uma oportunidade única. Nosso objetivo conjunto é utilizar plenamente os benefícios do CBTA para qualificar os pilotos do A350 da maneira mais eficiente e eficaz possível. E ao fazer isso juntas, as três organizações também ganharão uma experiência valiosa que poderá fortalecer suas outras atividades de treinamento”, disse Nick Careen, Vice-Presidente Sênior de Operações, Segurança e Proteção da IATA.
“O A350 é uma aeronave de última geração, que requer soluções de treinamento igualmente avançadas. Nossa parceria com a IATA e a Emirates garante que os pilotos da Emirates recebam o treinamento mais abrangente e eficaz, apoiando a entrada em serviço tranquila do avião. A350 em todo o mundo”, disse o capitão Stéphan Labrucherie, chefe de treinamento de voo mundial da Airbus.
O programa de classificação de tipo do A350 é uma das maneiras pelas quais a Emirates está preparando a entrada em serviço do seu novo A350. Juntamente com o treinamento de pilotos, outras partes da companhia aérea também estão trabalhando na preparação para a estreia das operações do A350, incluindo equipes de prestação de serviços e engenharia, entre outros departamentos.
CBTA e IATA
Obter os benefícios e a eficiência do treinamento CBTA é um objetivo de longa data da indústria. Para a tripulação de voo, a IATA está apoiando isso com seu Guia CBTA para Treinamento de Tripulação de Voo , que está totalmente alinhado com os padrões CBTA da ICAO e inclui bibliotecas específicas para Companhias Aéreas/Operadores e Organizações de Treinamento.
A IATA também se concentra no treinamento CBTA em apoio aos Regulamentos de Mercadorias Perigosas da IATA . O IATA CBTA Center apoia organizações de toda a indústria da aviação, incluindo operadores, autoridades de aviação civil e organizações de treinamento, no desenvolvimento de capacidades e recursos para programas de treinamento em mercadorias perigosas. Também oferece treinamento CBTA especializado para diversas funções aéreas, desde agentes de solo, agentes de passageiros, planejamento de carga, tripulação e outros.