Parceria visa a colaboração dos 103 mil profissionais com registro no CREA-PR e atuantes em todo o Estado na prestação de serviços junto à Secretaria do Turismo. São atividades direcionadas à capacitação e orientação, visando o turismo seguro em todas os segmentos.
A Secretaria do Turismo e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) firmaram, nesta terça-feira (28), um Termo de Cooperação para a troca de informações e o desempenho de funções com foco no turismo.
A parceria visa ações conjuntas para o turismo seguro em hotéis, eventos, parques, no turismo rural e no turismo de aventura; cooperação administrativa; desenvolvimento gerencial; troca de informações e dados; entre outras.
“O CREA é uma instituição grande e que pode nos ajudar com essa troca de informações. O turismo só acontece quando temos um local com uma história para contar, um serviço bem prestado e com segurança”, destacou o secretário do Turismo, Márcio Nunes.
O CREA possui 103 mil profissionais com registro e visto no Paraná. Eles trabalham de maneira regionalizada em todo o Estado, com sede em oito cidades: Apucarana, Curitiba, Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa.
Pelo Termo de Cooperação, as ações serão definidas entre a Secretaria do Turismo e a instituição visando o turismo seguro em hotéis, eventos, parques, no turismo rural e no turismo de aventura; cooperação administrativa; desenvolvimento gerencial; troca de informações e dados; e demais atividades afins e correlatas.
O presidente do CREA-PR, Clodomir Luiz Ascari, destaca que o trabalho em conjunto vem ao encontro da missão dos profissionais da área, de defender e promover a segurança da sociedade. “As nossas mais diversas profissões do CREA estão envolvidas nessa função social e é por isso que colocamos a instituição à disposição do Governo do Estado por meio desse Convênio com a Secretaria do Turismo”, disse.
NA PRÁTICA – O Termo de Cooperação irá estabelecer a mútua cooperação entre o CREA-PR e a Secretaria de Turismo do Estado nas seguintes atividades: assegurar um turismo seguro em hoteis, meios de hospedagem no meio rural e eventos dando suporte quanto às orientações de segurança, sustentabilidade e a acessibilidade; dar apoio às regionais que serão atendidas pelo CREA-PR; dar apoio e orientação técnica nas compras públicas que precisem detalhamentos técnicos; e capacitação e treinamento das partes interessadas.