Secretário nacional de Políticas de Turismo, Milton Zuanazzi, foi um dos convidados a ministrar palestra sobre a temática
O Ministério do Turismo marcou presença nas discussões e palestras da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece na Capital Federal. Convidado pelo evento, o secretário nacional de Políticas de Turismo foi um dos destaques da tarde desta terça-feira (21.05) com o Painel “Turismo Rural: Desafios e perspectivas”.
Em sua fala, Zuanazzi enfatizou a importância da consolidação de um órgão colegiado do setor, que ajuda o Governo Federal na validação dos produtos turísticos, na formulação das políticas públicas para o desenvolvimento do turismo e na integração das ofertas regionais.
“Destaco a importância de termos um Conselho Nacional do Turismo forte e atuante, com câmaras e subcâmaras temáticas que discutem todos os termos turísticos. Porque não é o Ministério sozinho que tem que fazer isso, nem deve, esse é um debate em conjunto”, pontuou.
As infraestruturas turísticas foram outro destaque da participação de Zuanazzi no evento. O secretário mencionou as emendas de comissão do turismo disponíveis para projetos de infraestrutura.
“Há recursos federais, há recursos nos estados, e nós precisamos que esses recursos se dirijam de uma forma correta, concreta, no lugar certo”, destacou.
Também compuseram a mesa outros porta-vozes do turismo rural como a representante do Sebrae Nacional Jane Blandi e os consultores do Confederação Nacional dos Municípios (CNM) Mario Nascimento, Andreia Roque e Valtuir Nunes.
O secretário nacional de Políticas de Turismo, Milton Zuanazzi encerrou sua participação no evento convidando a todos a participarem do 8º Salão Nacional do Turismo, que acontecerá nos dias oito e nove de agosto na cidade do Rio de Janeiro.
PARTICIPAÇÃO – Além da palestra, o Ministério do Turismo está presente nos quatro dias de evento com uma equipe técnica no estande do Governo Federal. O intuito é sanar dúvidas e prestar esclarecimentos sobre programas do órgão, além da destinação de emendas à Pasta aos prefeitos e secretários do turismo participantes da solenidade.
EVENTO – O encontro, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), é o maior evento municipalista das Américas e reúne lideranças políticas para discutir pautas que influenciam diretamente no cotidiano do cidadão brasileiro. Proporciona um espaço de capacitação de gestores públicos, permitindo uma maior aproximação de lideranças municipais e federais. Além do MTur, outros 12 órgãos estarão presentes no estande do Governo Federal.