Comentários da Administração
A GOL, ciente do papel fundamental da aviação em situações de crise pública, não vem medindo esforços para auxiliar as entidades públicas e a sociedade civil diante do cenário de calamidade pública pelo qual atravessa o estado do Rio Grande do Sul. A Companhia anunciou uma malha especial com 122 voos extras até 30 de maio para Caxias do Sul, Florianópolis e Passo Fundo, que atenderão nossos Clientes e servirão também para transportar donativos.
Com as medidas adotadas, a disponibilidade de transporte de cargas e mantimentos no porão das aeronaves cresce para até 670 toneladas. A GOL também realizou voos extras para envio de donativos, incluindo o primeiro realizado em 6 de maio, em parceria com a Defesa Civil de São Paulo, com 4,5 toneladas em cobertores/mantas, colchões, água, medicamentos, vestimentas e antenas de internet.
Celso Ferrer, Diretor Presidente, comentou: “A GOL se solidariza com a população do Rio Grande do Sul e não medirá esforços para apoiar o trabalho das autoridades e da sociedade civil no trabalho de socorro e apoio às vítimas das enchentes”.
Este ano, a GOL entrou em uma nova fase, com foco na reestruturação de seu balanço e ao mesmo tempo em aprimorar suas operações. Durante o primeiro trimestre de 2024, no final de janeiro, entramos voluntariamente nos Estados Unidos com um processo de reestruturação de acordo com as leis americanas. Este foi um passo necessário para melhorar a estrutura de capital da Companhia e criar as condições para o nosso crescimento rumo à rentabilidade. Este processo está sendo realizado sem impacto nas operações, conforme evidenciado por nossas taxas de ocupação, que se mantiveram estáveis em 83%, e pela melhoria contínua na conclusão de voos e no desempenho dentro do prazo. Em março de 2024, a GOL era a companhia aérea número um do país em pontualidade, segundo a ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil.
Ao longo do trimestre, a GOL manteve-se fiel ao seu modelo de negócios de baixo custo e alta produtividade na operação de suas rotas. A taxa de utilização de suas aeronaves continua sendo uma das mais altas do setor, proporcionando vantagem competitiva ao reduzir custos unitários para suportar a geração de caixa. Este modelo de negócio é ainda fortalecido pela otimização da frota da GOL, com a conversão de aeronaves inativas em cargueiros e a substituição dos modelos 737 NG por aeronaves MAX 737 mais eficientes. Durante o 1T24, duas novas aeronaves MAX-8 foram adicionadas à frota, totalizando 46 aeronaves MAX, o que representava 32% da frota total ao final do 1T24.
Avanço Contínuo da Receita Líquida
No 1T24, a GOL atingiu uma receita operacional líquida de R$4,7 bilhões. Durante o trimestre, a Companhia focou em diversas iniciativas estratégicas, incluindo a entrada em novos mercados, o aprimoramento de seus canais digitais e a continuidade do crescimento de suas unidades de negócios de carga (Gollog) e fidelidade (Smiles).
Os níveis de receita do primeiro trimestre também refletem um mercado competitivo racional em termos de capacidade e rendimentos, bem como uma demanda resiliente por transporte aéreo no Brasil.
Gestão de Capacidade e Otimização de Desempenho
A GOL permanece focada na otimização de sua capacidade operacional através da expansão de novas bases com demanda sustentável, especialmente em mercados internacionais.
Neste primeiro trimestre, a Companhia apresentou uma taxa de ocupação de 83,1%. O custo por assento-quilômetro disponível (CASK) diminuiu 2,7% % enquanto o CASK ex-combustível aumentou 14,3%.
A utilização das aeronaves manteve uma alta taxa, com uma média de 11,9 horas por dia, evidenciando o compromisso da GOL em aprimorar seus índices de eficiência e diminuir seu custo por assento, mantendo assim sua posição como líder em custo unitário na região.
Fidelização de Clientes e Fontes Alternativas de Receita impulsionando o RASK
No 1T24, a Companhia manteve o alto índice de crescimento de suas unidades de negócio, principalmente de cargas (Gollog) e fidelidade (Smiles). O faturamento destas unidades de negócio combinadas registrou um aumento de 8,1% em comparação com o primeiro trimestre de 2023, atingindo cerca de R$ 1,5 bilhão.
A Gollog, unidade de negócios de cargas da GOL, aumentou o seu faturamento em 61% em comparação ao 1T23, atingindo aproximadamente R$297 milhões. A SMILES, maior programa de fidelidade do país, expandiu sua base de clientes em mais de 7% em relação ao primeiro trimestre de 2023, para 22,9 milhões de clientes.
Acrescentou Carla Fonseca: “O ritmo de crescimento das unidades de negócio e receitas auxiliares da GOL vem se mantendo em patamares altos. Desde a incorporação da SMILES, as sinergias de negócios continuam sendo capturadas em ritmo acelerado. Em menos de dois anos, a SMILES praticamente dobrou seu faturamento em relação ao período pré-pandemia. Agora com as atividades da operadora Smiles Viagens, vemos um potencial adicional de receita a ser capturado que contribuirá ainda mais com a evolução de nossas receitas auxiliares.”
Gestão da Malha
A GOL continua seu processo de retomada de oferta, pautada pelo crescimento sustentável e diversificação com a abertura de novas bases, incluindo mercados internacionais em crescimento.
No 1T24, a GOL planejou sua malha de voos para os aeroportos de Brasília (BSB) e Santos Dumont (SDU). Os voos diários entre os aeroportos de Brasília e Santos Dumont vêm para complementar a oferta de 24 voos diários oferecidos pela GOL na ponte aérea Santos Dumont (SDU)-Congonhas (CGH), em São Paulo.
Em junho de 2024, a GOL oferecerá voos de Fortaleza para Buenos Aires (EZE) e Flórida (um para Orlando e dois para Miami). Este será o maior número de destinos internacionais que qualquer companhia aérea já operou no estado do Ceará.
Ao longo de 2024, 75 mil assentos internacionais serão disponibilizados pela GOL, um aumento de 600% em relação ao primeiro voo internacional da Companhia em Fortaleza, para o destino Buenos Aires, na Argentina, em 2014. Como comparação, quando a Companhia lançou, em parceria com o governo do Ceará, operações semanais entre Fortaleza (FOR) e Buenos Aires (EZE), em maio de 2014, havia um total de 12 mil assentos internacionais no Estado.
Celso Ferrer concluiu: “Nossos resultados favoráveis no primeiro trimestre refletem uma execução sólida e resiliente em disciplina de capacidade. Seguimos nosso plano de aumento de oferta, mantendo alta produtividade e eficiência operacional. No futuro, continuaremos a concentrar-nos na implementação das nossas iniciativas estratégicas e nos investimentos direcionados ao mercado para apoiar o crescimento sustentável contínuo.”
Atualização da Frota
Neste trimestre, a GOL adicionou duas novas aeronaves Boeing 737-MAX 8 à sua frota, além disso, como parte do plano de renovação de frota e recuperação da eficiência operacional, a Companhia devolveu uma aeronave Boeing 737-NG.
Em 31 de março de 2024, a GOL possuía uma frota total de 142 aeronaves Boeing, sendo 46 737-MAX, 90 737-NG e seis cargueiros 737-800BCF. A GOL continua comprometida em modernizar sua frota e adotar tecnologias mais sustentáveis para reduzir as emissões de carbono e promover operações ainda mais eficientes.
Progresso da Reestruturação Financeira
Em 28 de fevereiro de 2024, o Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York aprovou a capacidade da GOL de acessar até US$ 1,0 bilhão em financiamento de posse de devedores (“Financiamento DIP”) fornecido por membros do Grupo Ad Hoc de Detentores de Bonds Abra. e outros detentores de títulos Abra e detentores de títulos GOL 2026. O Financiamento DIP, juntamente com o caixa gerado pelas operações em curso, proporcionará liquidez substancial para apoiar as operações durante o processo de reestruturação financeira.
Em 13 de maio de 2024, a Companhia tinha acordos aprovados pelo Tribunal de Falências para 109 aeronaves que incluem concessões de arrendamento significativas e algumas entregas antecipadas de aeronaves. A Companhia continua suas negociações com arrendadores de aeronaves para garantir que a GOL tenha a capacidade adequada para continuar a atender os destinos atuais e a expansão de rotas planejadas.
No processo do Chapter 11 dos EUA, a GOL tem a oportunidade de avaliar seus contratos e decidir se aceitará ou rejeitará determinados contratos, incluindo arrendamentos de aeronaves.
A GOL também iniciou discussões sobre o plano de financiamento que servirá de base ao Plano de Reorganização autônomo da Companhia.
A GOL utilizará o processo do Chapter 11 para reestruturar suas obrigações financeiras e fortalecer sua estrutura de capital para a sustentabilidade no longo prazo, ao mesmo tempo que permitirá uma aceleração no processo de recuperação da frota. A Companhia espera sair desse processo com um balanço reestruturado, posicionando-se assim para expandir sua posição como companhia aérea líder na América Latina.