23.1 C
Brasil
sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img

Parques e atrações somam investimentos de R$ 15,5 bilhões

2ª edição do Panorama Setorial destaca mercado de 128 milhões de visitantes/ano e faturamento de R$ 8,2 bilhões

Apresentada na manhã de hoje, durante o SINDEPAT Summit, a 2ª edição do estudo “Parques, Atrações Turísticas e Entretenimento no Brasil – Panorama Setorial e Novos Investimentos” tem entre seus destaques o aumento da oferta mapeada, em relação ao Panorama de 2023, e o crescimento no volume de investimentos no setor. Segundo o estudo, o setor de parques e atrações turísticas têm investimentos previstos de R$ 15,5 bilhões para os próximos anos. Realizado pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT), pela Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra) e pela Noctua Advisory, o Panorama Setorial tem o objetivo de auferir os grandes números de performance e investimento em entretenimento no Brasil.

Nesta edição, 755 empreendimentos foram identificados. Juntos, eles receberam 128 milhões de visitantes ao longo de 2023, respondendo por um faturamento de R$ 8,2 bilhões. O crescimento de 50% em relação aos estabelecimentos mapeados na primeira versão do estudo é resultado da inclusão, especialmente, de empresas de pequeno e médio porte, além da ampliação da capilaridade do estudo. “A cada ano, temos como objetivo ampliar a amostra analisada no estudo para retratar com cada vez mais solidez a pujança do entretenimento no Brasil”, explica o fundador da Noctua, Pedro Cypriano. “Além das grandes empresas e das cidades primárias, incluiremos cada vez mais negócios e destinos também de pequeno e médio porte”, completa.

O aumento no número de empreendimentos refletiu diretamente no crescimento da visitação anual dos parques e atrações, saltando de 89 milhões de visitantes para 128 milhões. O faturamento acompanhou os números ascendentes, crescendo para R$ 8,2 bilhões no ano passado, contra R$ 7,1 bilhões em 2022. Outro índice com crescimento destacado é o de volume de investimentos do setor, que alcançou R$ 15,5 bilhões, somando investimentos em novos projetos e reinvestimentos dos parques e atrações instalados.

“Embora saibamos que o Panorama Setorial não é um estudo censitário, ao ampliar a oferta de empreendimentos, era natural que houvesse uma majoração em todos os índices”, diz o presidente do Conselho de Administração do SINDEPAT, Murilo Pascoal. “Os números mostram o dinamismo do nosso setor, com investimentos consistentes, sejam em novos estabelecimentos ou nas inovações que os parques já instalados precisam realizar continuamente para seguir atraindo seu público”, acredita.

Investimentos

Dos empreendimentos que responderam diretamente ao estudo, 80% têm planos concretos de reinvestimentos e ampliações, totalizando volume de R$ 5,9 bilhões. Desse montante, mais de 75% serão investidos entre este ano e 2025. Questionados sobre a manutenção dos investimentos com a extinção do PERSE (Programa Emergencial de Recuperação do Setor de Eventos e Turismo), 82,6% afirmaram que não manteriam os investimentos e ou reduziriam o montante. “O PERSE desempenha um papel crucial no apoio ao setor de parques, atrações e entretenimento. As empresas beneficiadas direcionaram recursos economizados com impostos em reinvestimentos que estimulam a visitação, os empregos e a economia”, garante o condutor do estudo, Pedro Cypriano.

Cinquenta e três novos projetos foram mapeados no 2º Panorama Setorial. Na primeira edição, esse rastreamento identificou 63 projetos, dos quais 19 já foram concluídos. A nova edição traz um saldo de 97 negócios de entretenimento em estruturação no Brasil, com investimentos de R$ 9,5 bilhões. Os projetos em desenvolvimento aparecem em 51 cidades brasileiras, de 18 estados, e estimam ao menos 15 mil novos empregos diretos, que seriam somados aos 180 mil empregos do setor.

Entre os projetos em andamento, 34% referem-se a atrações turísticas e 22% aos Centros de Entretenimento Familiar (FECs, sigla em inglês). Há ainda 18 parques temáticos e de diversões mapeados, 20 parques aquáticos e quatro parques naturais (privados ou em processo de concessão). “Mais uma vez os resultados desse estudo ecoam vigorosamente a pujança do setor, reiterando seu contínuo crescimento. No panorama atual, os projetos mapeados revelam uma gama diversificada, abrangendo desde parques até centros de entretenimento familiar, incluindo ícones como teleféricos e rodas-gigantes”, diz a presidente da Adibra, Vanessa Costa. “É digno de nota que 46% dos investimentos previstos serão realizados ainda este ano, e mais 30% ao longo de 2025.”

O estudo está disponível para download no site do SINDEPAT: www.sindepat.com.br.

Highligths

128 milhões de visitantes/ano

R$ 8,2 bilhões em faturamento

R$ 9,5 bilhões em investimentos em novos projetos

R$ 5,9 bilhões em reinvestimentos nos estabelecimentos instalados

+ de 15 mil empregos diretos nos novos projetos

+ de 36 mil empregos diretos na oferta instalada

+ de 145 mil empregos indiretos e temporários

 

Sobre a Adibra

Mais de 200 empresas filiadas que representam cerca de 700 operações e fornecedores de serviços do setor de parques e atrações. Desempenha importante papel para o setor, incluindo parques e atrações: temáticos, itinerantes, aquáticos, centros familiares em shoppings (FEC’s), infláveis, trampolim, dentre outros estabelecimentos. Promove a união e o desenvolvimento sustentável do setor, consolidando a cultura da segurança e da excelência por meio da educação e capacitação, inovação, ética e responsabilidade social. www.adibra.com.br.

 Sobre a Noctua

Ecossistema em estruturação de negócios e gestão estratégica em hospitalidade e entretenimento. Quatro grupos de soluções de mercado: Estratégia & Desenvolvimento; Performance & Gestão; RM & Analytics; e Marketing & Inovação. Experiência em mais de 550 projetos e em 220 cidades, incluindo 13 países. www.somosnoctua.com.br.

 Sobre o SINDEPAT

Associação sem fins lucrativos que reúne os principais parques e atrações turísticas do Brasil. Fundado em 2003, representa e defende os interesses do setor junto aos Poderes Legislativo e Executivo, imprensa e mercado. O objetivo é estabelecer bases sólidas para um contínuo e saudável crescimento dos negócios no País, reforçando continuamente a importância dos parques e atrações como indutores do desenvolvimento turístico nacional. www.sindepat.com.br.

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles