Rota ligará Belo Horizonte a Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC) em dois voos diários
O BH Airport avança mais na sua oferta de conectividade e acaba de lançar a única rota direta para o Acre no Sudeste. O voo será operado pela Azul a partir de 4 de outubro e ligará Belo Horizonte a Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC). A viabilização da nova rota contou com os esforços também dos ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos e do Governo de Rondônia para reforçar a malha aérea na região Norte.
De acordo com o gestor de Conectividade e Aviação, Clayton Begido, o destino contará com dois voos diários, sendo um na rota Belo Horizonte – Porto Velho – Rio Branco – Belo Horizonte e outro no trajeto inverso: Belo Horizonte – Rio Branco – Porto Velho – Belo Horizonte. Da capital mineira, os voos partem às 8h45 e às 21h40.
“Estamos felizes por ser a porta de entrada no Sudeste para quem vem direto do Acre e de aumentar nossa oferta para o Norte, essa região tão importante para o nosso país e que concentra a maior parte da nossa biodiversidade, cheia de atrações turísticas. Esse lançamento reforça o compromisso do BH Airport em conectar Minas Gerais ao Brasil e, consolida nossa posição de terceiro maior aeroporto no Brasil em quantidade destinos”, afirma.
O Ministro do Turismo, Celso Sabino, reforça as potencialidades dos destinos. “Com a ampliação dos voos em Rondônia, abrimos oportunidades para mais brasileiros conhecerem esse estado, que é riquíssimo e tem belezas naturais encantadoras, incluindo a nossa floresta Amazônica”, afirma.
O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, frisa a importância da conexão entre o Norte e o Sudeste. “Esses voos serão fundamentais para a gente lincar cada vez mais a Região Norte. O Governo Federal assumiu o compromisso de ampliar a malha aérea da região e temos trabalhado outros destinos, a partir do segundo semestre, porque a gente sabe a importância da aviação do Acre para o povo brasileiro”, destaca.
Para Fábio Campos, vice-presidente Institucional da Azul, a companhia sempre viu a região como estratégica para receber investimentos de voos. “Mesmo sendo uma área muito sensível a condições climáticas adversas, o que pode impactar diretamente a operação aérea, a Azul está empenhada em encontrar soluções para ampliar a presença em Rondônia e oferecer serviços de qualidade e conectar os moradores. Entendemos que a aviação vai além do transporte de Clientes, e é um fator importante para o desenvolvimento social e econômico em qualquer região.” explica Fábio.
Outros destinos atendidos pelo BH Airport
O BH Airport oferece, hoje, 67 destinos, o que o torna o terceiro maior aeroporto do Brasil em oferta de destinos. Em 2023 o terminal alcançou a marca de 8 destinos internacionais, o que representou um crescimento de 4 vezes em relação a 2022.
Em Minas Gerais, os destinos são: Araxá; Governador Valadares; Ipatinga; Juiz de Fora; Manhuaçu; Montes Claros; Paracatu; Patos de Minas; Salinas; Teófilo Otoni; Uberaba; Uberlândia e Varginha.
No Brasil, o terminal oferece os seguintes destinos: Aracaju (SE); Barreiras (BA); Belém (PA); Brasília (DF); Cabo Frio (RJ); Caldas Novas (GO); Campina Grande (PB); Campinas (SP); Cuiabá (MT); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Fortaleza (CE); Foz do Iguaçu (PR); Goiânia (GO); Guanambi (BA); Ilha de Comandatuba (BA); Ilhéus (BA); Imperatriz (MA); Jericoacoara (CE); João Pessoa (PB); Lençóis (BA); Linhares (ES); Maceió (AL); Marabá (PA); Natal (RN); Palmas (TO); Parauapebas (PA); Parnaíba (PI); Porto Alegre (RS); Porto Seguro (BA); Porto Velho (RO); Recife (PE); Ribeirão Preto (SP); Rio Branco (AC); Rio de Janeiro – Galeão (RJ); Rio de Janeiro – Santos Dumont (RJ); Salvador (BA); São Luís (MA); São Paulo – Congonhas (SP); São Paulo – Guarulhos (SP); Teresina (PI); Vitória (ES) e Vitória da Conquista (BA).
Os destinos internacionais são: Lisboa (Portugal), Bogotá (Colômbia), Cidade do Panamá (Panamá), Willemstad (Curaçao) e Santiago (Chile), além de Buenos Aires, na Argentina, (previsto para retornar em julho) e Fort Lauderdale e Orlando, nos EUA (previstos para retornarem em junho).
Sobre o BH Airport
Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a quase 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.