DUBAI, Emirados Árabes Unidos, 8 de março de 2024 – O Grupo Emirates celebrou o Dia Internacional da Mulher 2024 com uma autora best-seller, lançando uma nova iniciativa e destacando o seu compromisso inabalável e investimentos constantes nas mulheres e na igualdade de género no local de trabalho.
O Grupo lançou o seu próprio Conselho de Equilíbrio de Género para representar todas as suas funcionárias, criar uma plataforma de partilha de conhecimento e promover a causa do equilíbrio de género. Na agenda do conselho estão programas de mentoria, workshops de desenvolvimento profissional, divulgação e eventos que defendem as mulheres no mercado de trabalho. Um foco principal será apoiar os compromissos existentes do Grupo, incluindo o compromisso do Conselho de Equilíbrio de Género dos EAU, a rede NOORA, os princípios do Pacto Global da ONU e o 25×2025 da IATA.
Hoje, os funcionários do Grupo assistiram a palestras de Liz Wiseman, autora best-seller de vários livros sobre liderança, incluindo Multiplicadores , e CEO da empresa de pesquisa de liderança Wiseman Group. Liz deixou ao seu público insights valiosos e estratégias práticas para aprimorar suas habilidades de liderança.
A estratégia de equilíbrio de género do Grupo Emirates assenta em três vertentes: igualdade de remuneração e compensação justa; recrutamento, desenvolvimento e promoção equitativos; e políticas equilibradas, programas e iniciativas de inclusão. As estruturas salariais e remuneratórias do Grupo estão isentas de preconceitos de género.
O Grupo é há muito tempo um empregador de eleição e o seu apelo está claramente a crescer entre as mulheres da Geração Z e Millennials até profissionais experientes. A partir de 1º de março de 2024, as mulheres na força de trabalho do Grupo –
- aumentou 1% para 26.896 ou 43% da força de trabalho, dos quais 1.240 são cidadãos dos Emirados Árabes Unidos
- representar
- 39% da gestão média e 15% da gestão executiva
- 56% dos novos ingressantes e 55% dos promovidos
- 50% dos movimentos do nível de gestão médio para o superior
- 67% dos movimentos laterais
- 1.218 cargos, dos quais 462 cargos são ocupados apenas por mulheres
- representam 26% do total da formação em liderança e gestão, o que inclui parcerias com instituições de primeira linha, como o Global Business Consortium, o INSEAD e as melhores universidades. O INSEAD para mulheres líderes dos Emirados foi projetado para ajudá-las a construir redes com profissionais em todo o mundo.
- continuam a desfrutar das suas carreiras no Grupo depois de se tornarem mães, pois após a licença de maternidade, 88% das mulheres em geral e 85% dos tripulantes de cabine regressaram ao trabalho.
- foram reconhecidas por suas conquistas – 3.659 mulheres ou 30% do total de funcionários foram recompensados
As principais iniciativas que demonstram o compromisso do Grupo em alcançar o equilíbrio de género e o empoderamento das mulheres incluem:
Compromisso do Conselho de Equilíbrio de Género dos EAU : assinado em Janeiro de 2023 para atingir 30% de mulheres na força de trabalho e aumentar a representação feminina na gestão média e superior até 2025.
NOORA, Aurora 50 : assinou uma parceria de dois anos com Aurora50 e é uma das cofundadoras da NOORA, uma rede de mulheres de diversas formações profissionais que apoiam indivíduos com ideias e ambições semelhantes.
Pacto Global da ONU (UNGC) : Em abril de 2023, a Emirates e a dnata juntaram-se ao UNGC e reafirmaram o seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Quatro funcionárias representam o Grupo no programa acelerador Target Gender Equality do UNGC.
IATA 25×2025 – a dnata assinou esta iniciativa em 2021 e lançou uma série de programas – desde workshops de desenvolvimento de carreira e mentoria a coaching de maternidade para regresso ao trabalho, um grupo de apoio à mãe e muito mais.
O Grupo também lançou formação sobre preconceitos inconscientes para minimizar os preconceitos ocultos dos colaboradores, lançou um capítulo do movimento global #IAmRemarkable para amplificar as histórias das mulheres, um fórum Mulheres na Liderança (WIL) e Mulheres na comunidade do Grupo Emirates. Todas essas iniciativas levam os membros a uma jornada de descoberta, conhecimento e discussão com palestrantes, webinars, workshops, mentoria e oportunidades de networking.
Não apenas os seus colaboradores, o Grupo ultrapassa fronteiras para proteger, educar e capacitar raparigas em áreas economicamente desfavorecidas. A Emirates Airline Foundation apoia o IIMPACT Girls Education Project, que se dedica a transformar a vida das mulheres, famílias e comunidades nas áreas mais remotas e rurais da Índia, capacitando as meninas através da educação. O IIMPACT educa raparigas em mais de 1.100 aldeias em 11 estados da Índia e tem agora mais de 4.200 raparigas matriculadas nos seus centros de aprendizagem. A Fundação financia integralmente as despesas operacionais do Orfanato Santa Rita de Cássia, que abriga mais de 96 meninas órfãs abandonadas de 4 a 12 anos no Rio de Janeiro, Brasil.