Estimulados pela chegada de novos investimentos na cidade, empresários e entidades de classe ligados ao turismo investem em ações de incentivo e reposicionamento deste versátil e charmoso destino no mercado nacional e internacional.
Búzios, 12 de março de 2024 – O destino Búzios (RJ) acaba de ganhar um novo impulso para a promoção do turismo local, visando o seu reposicionamento no mercado nacional e internacional. Motivados pela chegada de novos empreendimentos à cidade – e pelo crescente fluxo de turistas que visita o balneário a cada ano –, empresários, entidades de classe e articuladores ligados aos setores de hotelaria, gastronomia e entretenimento uniram forças para lançar uma série de ações estratégicas que pretendem recolocar o balneário fluminense de volta ao panteão dos destinos mais cobiçados do Brasil.
A campanha é liderada pela plataforma digital Viver Búzios, em parceria com o Búzios Convention & Visitors Bureau (BCVB), associação sem fins lucrativos que busca ampliar o volume de negócios na cidade por meio da atividade turística. Nesta primeira fase da estratégia, serão realizados eventos para a mídia especializada e com o trade do turismo brasileiro para o reposicionamento do destino a atrair novas gerações de turistas para desfrutar da oferta gastronômica de reconhecida qualidade, da hotelaria de charme e do lifestyle outdoor único desta península de 70 km², abundante em paisagens naturais, praias e baías de beleza ímpar.
A iniciativa vem a reboque de um momento altamente positivo da cidade quanto a atração de novos investimentos voltados ao consumidor de alta renda. Em 2022, um grupo financeiro liderado pelo empresário alemão Harald Huth, do setor de shopping centers na Europa, inaugurou o hotel boutique A Concept Hotel & Spa: elegante projeto do escritório Bernardes Arquitetura, com 25 suítes e 15 ‘villas’ exclusivas, spa, restaurante e piscina com borda infinita e vista para o mar, na Praia Rasa.
Na mesma região, diversos empreendimentos imobiliários residenciais estão em desenvolvimento, entre eles o Aretê Búzios, do Opportunity FII, que conta com condomínio de casas de luxo, clube de praia, campo de golfe, marina, aeroporto com capacidade de receber jatos comerciais – este último com terminal totalmente renovado –; e o Casa Búzios, do Grupo ST, com ‘beach club’ e casas assinadas pelo baiano David Bastos, de até quatro quartos, que vão operar dentro do modelo de multipropriedade. E com abertura prevista ainda para este ano, na Ilha Rasa, o Resid Club & Hotels combina hotelaria, entretenimento e gastronomia assinada pelo chef Alex Atala, um de seus sócios.
“Somado à beleza natural e ao charme atemporal de Búzios, este momento é mais que oportuno para atrair turistas e investimentos”, afirma Marcelo Conde, CEO do Grupo ST, idealizador da Plataforma Viver Búzios.
Destino em alta
Com cerca de 380 hotéis e pousadas, Búzios sempre se manteve entre os destinos mais visitados do país. Segundo dados do Conselho de Turismo da Costa do Sol (CONDETUR) a cidade registrou 671.819 visitantes nacionais e 320.320 estrangeiros em 2023. Este número expressivo é reflexo também do turismo marítimo: na temporada 2023/2024, o balneário recebeu 95 escalas de transatlânticos.
Segundo levantamento divulgado pela Omnibees, Búzios registrou um aumento de 33% no volume de “room nights” em 2023, na comparação com o ano anterior. O estudo mostrou ainda que a cidade figura entre os três destinos turísticos mais desejados do Brasil nos próximos quatro meses, atrás apenas do Rio de Janeiro e de São Paulo. Outro dado importante: a taxa média de ocupação dos hotéis e pousadas na cidade é de 57% durante todo o ano, o que coloca Búzios como destino turístico permanente, não sazonal.
“Os números demonstram e é preciso tomar vantagem deste crescimento. E para isso organizar melhor a cidade de forma a atender bem o turista, o veranista e o morador”, avalia Márcio Arouca, presidente do Búzios Convention & Visitors Bureau (BCVB).