7 de março de 2024 (Genebra) – A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) anunciou que começou a receber indicações para os Prêmios de Diversidade e Inclusão de 2024. As indicações podem ser de profissionais ou organizações do setor de aviação e serão encerradas às 23h59 CET de 17 de abril de 2024. Esta é a quinta edição dos prêmios anuais que reconhecem a excelência em três categorias na área de diversidade e inclusão:
Prêmio Modelo de Inspiração: Será concedido a uma mulher que ocupe uma posição sênior no setor de transporte aéreo e que tenha causado um impacto significativo na aviação, com forte contribuição para a entrega de negócios e apoio contínuo aos esforços de diversidade e inclusão. Mulheres de todo o setor da aviação podem concorrer a essa categoria.
Prêmio High Flyer: Será concedido a uma mulher do setor da aviação com menos de 40 anos que tenha demonstrado liderança por meio de ações concretas em favor da diversidade e inclusão, causando impacto positivo no setor. Mulheres de todo o setor da aviação podem concorrer a essa categoria.
Prêmio Equipe de Diversidade e Inclusão: Será concedido a uma companhia aérea que tiver testemunhado mudanças positivas mensuráveis na área de diversidade e inclusão como resultado do trabalho que vem realizando nessa área. Somente as companhias aéreas associadas à IATA podem concorrer a essa categoria.
“A indústria da aviação mostrou várias vezes que é capaz de se reinventar. Nos últimos cinco anos, estes prêmios reconheceram o progresso notável da aviação em termos de diversidade e inclusão – em particular na melhoria do equilíbrio de gênero no setor. Encorajo as profissionais da aviação que trabalham nesta área a compartilharem conosco o que elas ou suas colegas estão realizando para fazer a diferença. Com todo o bom trabalho feito nesta área, tenho certeza de que o painel de juradas terá uma tarefa difícil de avaliar as indicações. E todos nós estamos ansiosos para anunciar as vencedoras na nossa próxima Assembleia Geral Anual e Cúpula Mundial do Transporte Aéreo em Dubai, em junho deste ano”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.
Cada vencedora (profissionais e companhia aérea) receberá 25 mil dólares, valor que será pago à premiada ou a uma instituição de caridade indicada por ela que mantenha ações de diversidade e inclusão. A Qatar Airways generosamente patrocina os prêmios.
O Sr. Antonio Schulthess, Chief People Officer da Qatar Airways, disse: “A indústria da aviação é uma comunidade verdadeiramente global, que fornece cerca de 90 milhões de empregos para pessoas de todas as idades, origens e áreas em todo o mundo. A força de trabalho da Qatar Airways reflete esta diversidade; por isso, estamos muito orgulhosos com o nosso trabalho contínuo para promover uma abordagem multicultural e de multitalentos em toda a organização, particularmente nas questões de gênero.”
Locais de trabalho diversificados e inclusivos têm um papel fundamental na obtenção de melhores resultados comerciais. Ao trazer a diversidade e a inclusão para o centro do negócio, as organizações estão se preparando para o futuro, onde a diversidade e a inclusão já não são um complemento às iniciativas de RH, mas sim um componente principal de ESG (questões ambientais, sociais e de governança) e CSRD (Relatório de Responsabilidade Social Corporativa). Com os Prêmios de Diversidade e Inclusão e o guia de melhores práticas 25by2025, a IATA ajuda organizações de toda a cadeia de valor a se tornarem mais diversificadas e inclusivas.
As últimas quatro edições dos Prêmios de Diversidade e Inclusão da IATA receberam o total de 224 indicações de toda a cadeia de valor da aviação. As ganhadoras dos prêmios são de diferentes partes do mundo e representam companhias aéreas, ONGs e instituições de ensino.
As indicações deste ano serão avaliadas por um painel de juradas independente presidido por Karen Walker, editora-chefe da Air Transport World, e composto pelas vencedoras dos Prêmios de 2023:
Poppy Khoza – diretora de aviação civil da South African Civil Aviation Authority (SAACA);
Camila Turrieta – presidente do comitê de diversidade e inclusão da Air Line Pilots Association (ALPA) e primeira oficial da JetBlue Airways;
Representando a Virgin Atlantic – Donna Codrington, gerente sênior e consultora jurídica.
> Clique aqui para ver mais detalhes sobre o envio de indicações
As vencedoras dos Prêmios de Diversidade e Inclusão IATA de 2024 serão anunciadas na 80ª Assembleia Geral Anual e Cúpula Mundial do Transporte Aéreo da IATA.