A Secretaria do Turismo (Setur) realizou durante o mês de fevereiro cinco Oficinas de Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, com a participação de aproximadamente 150 pessoas, entre eles, gestores municipais, representantes das governanças regionais de turismo, membros dos conselhos municipais de turismo, representantes de organizações da sociedade civil e empreendedores.
As oficinas aconteceram em cinco municípios: Vitória, com a participação de representantes das regiões Metropolitana e Imigrantes; Vila Pavão, com os representantes das regiões Doce Terra Morena e Caminhos do Café, Pedras e Cachoeiras; Jaguaré, com as regiões Verde e das Águas e Doce Pontões Capixaba; Muniz Freire, com as regiões do Caparaó Capixaba e Montanhas Capixabas; e Atílio Vivacqua, com as regiões Sul Capixaba dos Vales e Café e Costa e Imigração.
O evento teve como objetivo capacitar os gestores para o processo de atualização do Mapa do Turismo que vai ocorrer neste mês de março, orientado sobre os critérios para que um município e uma região turística integrem o Mapa do Turismo Brasileiro. Os critérios estão dispostos na Portaria 001-R de 16 de janeiro de 2024, que foi publicada após aprovação do Conselho Estadual de Turismo – CONTURES, sendo construída pela Comissão de Governança e Regionalização do CONTURES.
O secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, enfatizou a importância do engajamento e da cooperação para o sucesso de iniciativas como esta.
“O turismo é uma força transformadora que impacta positivamente não apenas a economia, mas também a qualidade de vida das comunidades. Estamos comprometidos em criar um ambiente favorável ao crescimento do setor em todo o Estado, por meio do fortalecimento das gestões municipais e regionais de turismo. A Secretaria do Turismo utiliza o Mapa do Turismo como diretriz para sua atuação.”
As oficinas foram conduzidas pela equipe da Gerência de Gestão do Turismo da Setur, que na estrutura estadual é responsável pela implantação das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo – PRT junto com o Ministério do Turismo. O gerente de Gestão do Turismo, Murilo Vago, que é o interlocutor Estadual do PRT, reforçou a importância dos encontros.
“Tivemos a oportunidade de capacitar 52 gestores municipais sobre os critérios e requisitos da atualização do Mapa do Turismo. Estar próximo aos municípios neste momento é fator primordial para tornar o processo mais claro e efetivo. Continuaremos dando suporte aos municípios e regiões turísticas durante o mês de março, para que tenhamos o maior número possível de municípios no Mapa.”