- Ken MacTiernan, membro da equipe da American Airlines, é o primeiro técnico de manutenção de aviação a ser homenageado com o prêmio Airlines for America Nuts and Bolts enquanto trabalhava ativamente na profissão.
- O prêmio reconhece aqueles que demonstram excelentes serviços e realizações nas áreas de engenharia ou manutenção na indústria da aviação comercial.
SAN DIEGO — O técnico de manutenção de aviação (AMT) da American Airlines Ken MacTiernan foi homenageado com o prêmio Nuts and Bolts da Airlines for America (A4A), marcando a primeira vez que um AMT recebeu o prêmio enquanto trabalhava ativamente na profissão desde o prêmio lançado em 1967 .
O prêmio reconhece indivíduos que demonstram excelentes serviços e realizações nas áreas de engenharia ou manutenção na indústria de aviação comercial. A cada ano, companhias aéreas e não-aéreas homenageadas são escolhidas para o prêmio.
“É uma honra ser reconhecido, mas ser reconhecido por retribuir à minha profissão significa tudo para mim”, disse Ken. “Este prêmio me incentiva a continuar promovendo meu trabalho, mostrando a outras pessoas do setor e aos que estão entrando no setor que o trabalho que você realiza tem um impacto positivo. É uma situação em que todos ganham para a indústria e para a American Airlines.”
“Toda a equipe americana está entusiasmada com o fato de Ken estar sendo homenageado com este prestigiado prêmio”, disse Evie Garces, vice-presidente de manutenção de linha da American. “Ele não é apenas um AMT altamente qualificado, mas também um verdadeiro defensor da profissão de AMT. Ken e seu compromisso com a manutenção da aviação são lendas em toda a indústria.”
Evie Garces, vice-presidente de manutenção de linha; Ken; Chris Oriyano, Diretor – Manutenção de Linha
“A paixão e os esforços de Ken pela AMT serão sentidos nas gerações vindouras”, disse Bob Ireland, vice-presidente da A4A – Segurança, Manutenção e Engenharia, “Este reconhecimento é particularmente merecido”.
Ken iniciou sua carreira na aviação como mecânico de Boeing B-52 na Força Aérea dos Estados Unidos em Merced, Califórnia. Ao encerrar seu tempo na Força Aérea, ele trabalhou simultaneamente para obter suas licenças de fuselagem e motor para garantir que pudesse trabalhar em aeronaves civis após ser dispensado. Ele ingressou na American no Aeroporto LaGuardia (LGA) de Nova York em 1986 como AMT, e foi transferido para SAN 11 meses depois, trocando chapéus e luvas por shorts e sandálias.
“Em 15 de fevereiro de 1987, fazia 32 graus abaixo de zero e o vento soprava do Hudson”, lembrou Ken vividamente, como se fosse ontem. “Eu estava trabalhando em um DC-10 e lembro-me de ter pensado: ‘Isso não vai funcionar a longo prazo. Se for fazer isso pelos próximos 30 anos, talvez eu queira ir para algum lugar mais quente.’ Visitei alguns amigos da Força Aérea em San Diego e o resto é história.”
E que história tem sido.
Ao longo dos anos, Ken trabalhou duro para promover seu ofício. Ele ajudou a estabelecer o Dia Nacional da AMT, que é comemorado em 24 de maio – aniversário de Charles Taylor, mecânico de Orville e Wilbur Wright. Ken também é fundador da The Competition (anteriormente conhecida como Competição de Manutenção Aeroespacial), um evento anual que reúne equipes de profissionais e estudantes de aviação e manutenção aeroespacial sob o mesmo teto em uma competição de dois dias para mostrar seus talentos. O evento deste ano será realizado de 9 a 11 de abril em Chicago e contará com um recorde de 90 equipes de todo o mundo.
Filha Danielle, esposa Maribell, Ken e filho Ronan
Se isso não bastasse, o prêmio anual de Excelência em Manutenção de Aviação da American também leva o nome de Ken. O prêmio homenageia AMTs que exibem as qualidades de AMTs profissionais, se esforçam para manter o mais alto padrão em manutenção de aeronaves e apoiam e promovem a profissão.
O que Ken mais ama em seu trabalho?
“Há várias coisas”, disse Ken. “Gosto da camaradagem que tenho com meus colegas mecânicos. Gosto de aprender algo novo quase todos os dias. E eu simplesmente gosto de consertar as coisas.”
Ken será homenageado pelos líderes da indústria neste mês de abril na conferência MRO Americas da Aviation Week em Chicago, onde receberá oficialmente o prêmio Nuts and Bolts. A conferência coincide com a competição de manutenção deste ano.