Somente durante o Carnaval, 220 mil pessoas devem movimentar o aeroporto
Belo Horizonte, fevereiro de 2024 – Durante o mês de fevereiro o BH Airport está com a previsão de 7.800 operações de aeronaves. Esse número representa um crescimento significativo de quase 11% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Cerca de 883.000 passageiros são esperados para circular pelo terminal do BH Airport neste mês, o que representa um aumento expressivo de 16% em relação ao tráfego de 2023.
Além disso, tanto a movimentação de aeronaves quanto a demanda de passageiros neste mês devem superar em 3% os números registrados em fevereiro de 2020, antes do impacto da pandemia. “São números expressivos que reforçam todo o compromisso do aeroporto para ser fortalecer como importante hub de conexões e que busca sempre ofertar a melhor experiência para o cliente”, destaca Herlichy Bastos, diretor de Operações do BH Airport.
O Carnaval de 2024 também promete ser um período movimentado no aeroporto. Entre os dias 08 e 15 de fevereiro, espera-se que 220.000 passageiros passem pelo BH Airport durante as festividades. Os dias de maior movimento serão a sexta-feira de carnaval, 09/02, quando 34.000 pessoas utilizarão o terminal mineiro, e a Quarta-Feira de Cinzas, 14/02, que receberá aproximadamente 32.000 passageiros.
Para atender todo esse volume de passageiros, as companhias aéreas estão reforçando suas operações no BH Airport. Durante o período, a Azul adicionará 47 voos extras e a Gol terá 31 adições à sua malha no aeroporto. Os destinos mais procurados e que receberão esse reforço incluem Porto Seguro (BA), Maceió (AL), Salvador (BA) e João Pessoa (PB), seguidos por São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ) e Fortaleza (CE).
No total, o BH Airport conectará Belo Horizonte a 64 destinos durante o mês de fevereiro, proporcionando opções de viagem para passageiros locais e internacionais.
Aumento da frequência para Bogotá começará em abril
A companhia aérea Avianca confirmou o aumento de 2 frequências semanais para Bogotá (Colômbia) a partir de 1º de abril, totalizando 5 voos semanais no BH Airport. Além disso, a SKY Airline, companhia aérea chilena, iniciará operações com 3 voos por semana para Santiago do Chile a partir de 15 de junho. Essa é a primeira vez que uma empresa de modelo low cost chega a Belo Horizonte e será a segunda companhia aérea ao oferecer uma conexão direta à capital chilena.
Ao longo de 2023, o BH Airport quadruplicou o número de destinos internacionais atendidos. Até o final de 2022, eram operadas as rotas para Lisboa, em Portugal, pela TAP, e Panamá, pela Copa. Em março do ano passado, foi lançado o voo para Bogotá, na Colômbia, pela Avianca. Em junho, foi a vez de inaugurar as rotas para Curaçao, na ilha no Caribe, e para Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, pela Azul.
O lançamento do voo para Orlando, também pela Azul, foi em setembro. A expansão seguiu com o início das operações da Latam para o Chile, em outubro, e da Gol, para Buenos Aires, na Argentina, em dezembro.
Sobre o BH Airport
Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a quase 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.