– Acesso à Internet para todos os passageiros dos Airbus A220 e A319/320/321 da Lufthansa, Austrian Airlines e SWISS no futuro
– Mensagens gratuitas ilimitadas já disponíveis hoje em todas as aeronaves da família Lufthansa e Austrian Airlines A320 equipadas com acesso à Internet
– Pela primeira vez, as frotas das famílias Airbus A220 e A320 da SWISS também serão equipadas com acesso à Internet e serviços de mensagens gratuitos
– Redução de CO 2 através da tecnologia EAN com tecnologia de antena mais leve e otimização de rotas durante o voo
Converse com seus entes queridos a uma altitude de 10.000 metros, faça compras online enquanto viaja ou use a VPN da empresa acima das nuvens sem limites: No futuro, todos os passageiros que viajam em rotas europeias terão a opção confiável de usar Wi-Fi a bordo. O Grupo Lufthansa continuará, portanto, a equipar as suas aeronaves de curto e médio curso com Internet de banda larga em três das suas companhias aéreas este ano. O plano é equipar totalmente todas as aeronaves da família Airbus A220/320 (A220, A319, A320ceo, A320neo, A321ceo, A321neo) operadas pela Lufthansa, Austrian Airlines e agora também SWISS, num total de mais de 150 aeronaves.
A instalação do sistema começará em todas as companhias aéreas a partir do quarto trimestre de 2024 e será concluída após cerca de dois anos. Depois da Lufthansa, Austrian Airlines e Eurowings, a SWISS será assim a próxima companhia aérea do Grupo Lufthansa a introduzir a Internet a bordo para os seus passageiros em aeronaves de curto e médio curso. Lufthansa, Austrian Airlines e Eurowings oferecem aos seus passageiros internet de banda larga em muitos voos de curta e média distância desde 2017.
A novidade é que a Lufthansa e a Austrian Airlines oferecem agora aos seus passageiros mensagens gratuitas e ilimitadas em aeronaves já equipadas com acesso à Internet. Os viajantes podem enviar e receber quantas mensagens quiserem em seu próprio smartphone ou tablet gratuitamente durante o voo. O pré-requisito para utilizar este serviço é iniciar sessão na FlyNet com um número de cartão do serviço Miles & More ou com um endereço de e-mail registado no Lufthansa Group Travel ID. Para todos os outros pacotes de Internet a bordo, como o acesso Premium mais rápido, agora disponível a partir de apenas seis euros, o preço foi reduzido em quase 50 por cento no início do ano.
A utilização das aplicações Lufthansa Group Airlines e de muitos serviços no portal FlyNet da Lufthansa e da Austrian Airlines, no portal Wings Connect da Eurowings e no futuro também no portal SWISS Connect são geralmente gratuitas em todas as aeronaves Airbus A220/A320 equipadas com Internet banda larga. Dependendo da companhia aérea, os hóspedes podem acompanhar seu voo ao vivo no mapa móvel, por exemplo, receber informações sobre voos de conexão, usar o assistente de chat para perguntas sobre serviços, baixar diários eletrônicos, navegar no Worldshop ou visualizar o menu de bordo.
A Internet a bordo também é utilizada pelas tripulações em muitos casos para o seu trabalho diário, por exemplo, para otimizar rotas de voo durante o voo. Isto permite reduzir o consumo de combustível e as correspondentes emissões de CO 2 .
O Grupo Lufthansa contratou a Viasat com tecnologia e serviços para equipar mais de 150 aeronaves adicionais. O Grupo Lufthansa trabalha com a empresa de tecnologia Inmarsat, adquirida pela Viasat, desde 2015. Até o momento, o acesso à Internet em mais de 200 aeronaves da família A320 do Grupo Lufthansa tem sido baseado puramente em uma conexão via satélite (banda Ka). . Nas aeronaves recém-equipadas, a conexão à Internet é fornecida por meio de uma tecnologia híbrida chamada EAN (European Aviation Network). Um satélite de banda S fornece cobertura em toda a Europa, enquanto componentes terrestres suplementares da Deutsche Telekom, torres de rádio terrestre com tecnologia 4G LTE, fornecem capacidade adicional.
A nova tecnologia também representa um progresso em termos de sustentabilidade, em particular: graças às antenas muito mais pequenas e mais leves em comparação com a tecnologia utilizada anteriormente, o peso total do sistema é inferior a 60 kg, reduzindo assim significativamente o consumo adicional de parafina e as emissões de CO 2 .