Brasil se tornará o primeiro país das Américas a oferecer os cursos de capacitação profissional em hoteleira mais renomados do mundo, numa ação conjunta que, a partir de 2024, atingirá milhares de estudantes e ajudará a alavancar a capacitação profissional do setor
MARAEY, o Grupo EHL (Lausanne Hospitality Business School) e a Organização Mundial do Turismo (OMT) acabam de dar um importante passo para o desenvolvimento da formação hoteleira e do turismo no Brasil. Emilio Izquierdo, CEO de MARAEY, premiado como o melhor projeto sustentável de usos mistos das Américas; André Mack, diretor de consultoria e serviços da Lausanne Hospitality Business School – reconhecida nos últimos cinco anos como a melhor instituição de ensino de hospitalidade do mundo, com sede na Suíça –; e Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT, anunciaram hoje um acordo inédito para a implementação de cursos técnicos de formação em hotelaria em instituições de ensino por todo o país.
O programa, conhecido internacionalmente como VET by EHL e implementado atualmente em mais de 30 países, será o primeiro nas Américas com o formato de excelência certificado pelo Grupo EHL, em regime de parceria (co-branding) com a OMT e MARAEY.
Os cursos, que aprimorarão as competências, o reconhecimento e as expectativas profissionais dos estudantes, serão destinados a pessoas a partir de 16 anos e focados em culinária, alimentos e bebidas, hospedagem, administração e atendimento, com duração de seis a dezoito meses.
Após a inauguração do escritório da OMT para as Américas no Rio de Janeiro, na última quinta-feira (14), um marco importante para o turismo da cidade e do país, a assinatura da Carta de Interesse é mais um passo para o desenvolvimento turístico através de três pilares: Educação (People), Sustentabilidade (Planet) e Inovação e Tecnologia (Prosperity).
Com a assinatura da Carta, as partes trabalharão juntas para incorporar atores públicos e privados, com foco no objetivo de implementação das aulas já no segundo semestre do ano 2024, visando atingir milhares de estudantes para aprimorar as competências técnicas e as perspectivas profissionais no setor de hotelaria e turismo, que hoje é a indústria com maior influência económica (são mais de 50 setores produtivos da cadeia de valor diretamente envolvidos) e com mais peso na criação de emprego, especialmente de mulheres e jovens.
O corpo docente será formado por especialistas do Grupo EHL e de MARAEY, com o apoio da OMT, e passarão por um treinamento específico, com foco acadêmico e prático. O objetivo é fazer com que os estudantes desenvolvam tanto habilidades técnicas como interpessoais, para atuar ou administrar negócios nas áreas de hotelaria, turismo e gastronomia.
“Essa colaboração representa um marco significativo e promete um impacto transformador nas habilidades técnicas da mão de obra no setor de turismo do Brasil. Esta iniciativa não apenas estabelece um padrão louvável para a região, mas também recebe reconhecimento tanto dentro do Brasil quanto internacionalmente, carregando orgulhosamente o selo de qualidade do Grupo EHL. Estamos ansiosos para contribuir para o crescimento e avanço da indústria hoteleira no Brasil, estabelecendo um padrão de excelência que ressoa muito além de nossas salas de aula”, afirma André Mack, diretor-executivo do grupo proprietário da EHL.
Na idealização e assinatura do acordo foi essencial a participação de MARAEY, cuja equipe será corresponsável pela implementação e certificação dos cursos profissionalizantes (Vocational Education and Training Programs), além da coordenação no processo de capacitação das turmas de professores e auditoria dos centros para a garantia dos padrões de infraestrutura adequados.
“Estamos juntos à OMT e à EHL neste desafio de profissionalizar o setor. Ficamos muito orgulhosos com este acordo, que tem como principal objetivo alavancar a capacitação de milhares de estudantes, permitindo-os aprimorar tanto suas perspectivas de desenvolvimento profissional quanto o serviço oferecido aos turistas. Além da implementação de três hotéis cinco estrelas da rede Marriott International e da Universidade de Hotelaria em parceria com o Grupo EHL, o acordo é mais um exemplo do impacto transformador que MARAEY está trazendo para o desenvolvimento turístico sustentável do Rio de Janeiro e do Brasil”, afirma o CEO de MARAEY Emilio Izquierdo.
Sobre a OMT
A Organização Mundial do Turismo (OMT) é a agência especializada das Nações Unidas para fomentar o turismo como veículo de desenvolvimento igualitário, inclusivo e sustentável. Trabalhando em conjunto com seus Estados Membros, organizações internacionais e o setor privado, a OMT promove viagens seguras e sem complicações para todos. Além disso, a OMT trabalha para tornar o turismo a base da confiança e cooperação internacional, bem como um pilar central do crescimento e das oportunidades. Como parte do amplo sistema da ONU, a OMT está na vanguarda dos esforços globais para alcançar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, incluindo sua capacidade de criar boas oportunidades de empregos, promover a igualdade e preservar o patrimônio natural e cultural.