A KiteBrasília está presente na FETUC – Feira de Empreendedorismo Turístico e Criativo que acontece na Torre de TV em Brasília no período de 24 a 26 de novembro de 2023.
Trata-se de uma idealização de Josué Victor, Professor de Educação Física com pós-graduação em Didática, Engenheiro Florestal com mestrado em Gestão Econômica do meio=ambiente s/t, que desenvolveu método da vivencia sem trapézio engatado no aluno (cinto com gancho na cintura) nas primeiras aulas. Com ênfase na segurança ao velejar e independência.
O profissional é ó primeiro campeão de Kitesurf de Brasília até 2024, tendo realizado feito no alge dos seus 50 anos, competindo no aberto de Brasília com pessoas muito mais jovens.
Com o diferencial de atuar há mais de 20 anos é a forma de contabilizar o tempo e a expressão “hora-vento”, criada pelo professor Josué Victor. Isso significa que só será contabilizado como hora de curso, ou de vivência com o kite, o tempo em que o kite estiver voando, com o kitesurfista na água, praticando.
Caso não tenha vento suficiente para a prática do kitesurf, esse tempo não contará nas horas aula cobradas. Sabemos que no Lago Paranoá, os ventos predominantes são rajados e instáveis, tanto no que diz respeito à sua força, quanto ao seu sentido! Ocorrem também ventos térmicos, que devemos ficar atentos para identificá-los, já que estes são ainda mais instáveis e podem ser perigosos, principalmente para quem ainda está aprendendo. Entretanto, sua vivência nestas condições consideradas mais difíceis, irá ajudar você a desenvolver uma técnica aprimorada, diferenciando-se daquelas pessoas que aprenderam no mar, com ventos constantes.
ENTENDA SOBRE O KITESURF EM BRASÍLIA:
As pessoas que aprendem em Brasília, normalmente quando chegam no litoral, acham tudo muito fácil, pois elas foram treinadas e estão acostumadas com condições mais difíceis! Somos conhecidos pelo Brasil afora como bons velejadores, pois aprendemos na prática, a identificar as rajadas na água, o que ajuda no nosso desenvolvimento e segurança! Velejamos também com os ventos de chuva, mas fique de olhos bem abertos, pois estes podem ser extremamente perigosos! Sua capacidade de avaliação do perigo pode ser afetada devido à pouca experiência e você corre o risco de se machucar! Apenas com o acompanhamento do seu instrutor você poderá aventurar-se nesses ventos, pois faz-se necessária uma certa bagagem para identificar a força das rajadas, de acordo com a cor que a água fica, quando o vento sopra em sua superfície. Você aprenderá com o seu instrutor a identificá-la! Quando o kitesurfista ainda não consegue interpretetar a cor da rajada na água, sentirá toda a força do vento no kite, arrastando o mesmo com muita potência, proporcionando um velejo desconfortável para o praticante. Além de aumentar os riscos de um acidente durante o velejo. Por isso, é fundamental aguardar a cabeça de vento (a primeira rajada de vento) tocar na nossa pele, e só depois então, podemos configurar o kite ideal para o momento!
Se deseja conversar e conhecer mais detalhes pessoalmente comparece na FETUC, ou entre em contato: +55 (061) 98477-4748