Resultado é referente aos dez últimos meses, que contou com 27 milhões de passageiros transportados em voos domésticos no País, superando os 23 milhões transportados no mesmo período em 2022
Mais eficiente e competitiva, LATAM voa atualmente para seu recorde de mais de 50 destinos no Brasil
São Paulo, 10 de novembro de 2023 – A LATAM acaba de registrar a marca de 27 milhões de passageiros transportados em voos domésticos no Brasil entre janeiro e outubro deste ano. O volume é 17% superior ao registrado nos primeiros dez meses de 2022, quando a companhia alcançou a marca de 23 milhões de passageiros. É isso o que apontam os dados operacionais mais recentes da companhia, que se tornou mais eficiente e competitiva após a pandemia de Covid-19 e tem crescido de forma sustentável.
“A LATAM consegue investir para ampliar a conectividade de forma sustentável no Brasil porque está mais eficiente em custos e cada vez mais estratégica na sua análise de mercado. É nosso compromisso democratizar o acesso ao transporte aéreo neste País”, explica Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.
De janeiro a outubro deste ano, a LATAM obteve no Brasil um crescimento de 12% na sua demanda doméstica de passageiros medida em RPK¹ e ampliou em 11% a sua oferta doméstica de assentos medida em ASK² na comparação com o mesmo período de 2022.
CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DA CONECTIVIDADE DA LATAM
Mais eficiente e competitiva, a LATAM voa atualmente para seu recorde de mais de 50 destinos no Brasil. Em paralelo, ampliou em 2023 o seu acordo de codeshare com a Voepass para viabilizar e oferecer passagens aéreas para mais 55 rotas no País, incluindo seis novas rotas regionais no Nordeste.
Nos voos internacionais, a LATAM também é a empresa que mais traz turistas ao Brasil porque é a única companhia aérea que conecta 90 aeroportos do exterior com o País em voos próprios. Somente em 2023, a LATAM inaugurou as rotas Lima-Brasília, Santiago-Porto Alegre, Los Angeles-São Paulo, Joanesburgo-São Paulo, Santiago-Belo Horizonte e Santiago-Florianópolis. Também começou a voar para o Brasil a partir de Melbourne (via Santiago) e a partir de Caracas, Havana e Atlanta (todos via Lima).
Como consequência destes investimentos sustentáveis em conectividade, a LATAM lidera o setor aéreo doméstico e internacional do Brasil desde 2021, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Anualmente, a companhia transporta no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros em voos domésticos e 3 milhões em voos internacionais. São cerca de 700 voos por dia no mercado brasileiro, sendo 650 domésticos e 50 internacionais.
GRUPO LATAM TAMBÉM CRESCE EM OUTUBRO DE 2023
Em outubro de 2023, a demanda de passageiros (medida em RPK¹) de todo o grupo LATAM teve crescimento de 18% em relação ao mesmo mês de 2022. No mesmo período, a companhia promoveu aumento de 15% na sua oferta de assentos (medida em ASK²). Já na operação cargueira, a empresa ampliou em 8,7% a sua capacidade (medida em ATK³) em relação a outubro de 2022. Confira os resultados completos abaixo:
¹ RPK sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados.
¹ ASK sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos.
³ ATK sigla em inglês para Tonelada-Quilômetros Oferecidos.
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.