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segunda-feira, novembro 25, 2024
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O Aeroporto Schiphol de Amsterdã e a KLM unem forças com a Universidade de Tecnologia de Delft para o futuro do trabalho em salas de manuseio de bagagem

Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Delft estão lançando um estudo sobre uma nova maneira de trabalhar nas salas de manuseio de bagagens de Schiphol. Para conduzir a sua pesquisa, eles trabalharão em estreita colaboração com todas as partes envolvidas no manuseio de bagagens. O Aeroporto Schiphol de Amsterdã, a KLM e o centro de pesquisa e inovação FRAIM da Universidade de Tecnologia de Delft estão unindo forças durante oito meses para desenvolver inovações que podem mudar a maneira como trabalhamos.

O estudo visa ajudar a indústria da aviação a tornar mais leve o trabalho nas salas de manuseio de bagagens, por exemplo. Além das ações já planeadas para instalar auxiliares de elevação em todo o lado a curto prazo, as partes querem investigar como a inovação digital pode apoiar atividades de trabalho físico.

Nos próximos meses, cinco pesquisadores, supervisionados pelo Professor David Abbink (Professor de Interação Háptica Humano-Robô e Diretor Científico da FRAIM), realizarão pesquisas nas salas de manuseio de bagagens. Juntamente com os carregadores de bagagem, eles moldarão o futuro deste tipo de trabalho. Mesmo com a aplicação de inovações digitais, o futuro deste trabalho ainda girará em torno do equilíbrio entre humanos e máquinas. Os carregadores de bagagem têm, portanto, um papel essencial a desempenhar: as suas observações, desejos e experiências têm influência.

“Precisamos aprender com os especialistas no local de trabalho o que é importante para eles no seu trabalho e o que gostariam que fosse feito de forma diferente”, afirma o Professor Abbink. “Os membros da nossa equipa de investigação têm experiências diferentes, o que nos permite tentar expor os pontos cegos uns dos outros, para que possamos aprender mais juntos do que individualmente. Isto é essencial para podermos explorar diferentes soluções possíveis com e para os especialistas: técnicas, sociais ou organizacionais.”

Harm Josephi, vice-presidente de serviços de bagagem da KLM, acrescenta: “A KLM e Schiphol são há muito tempo líderes em todo o mundo em termos de redução do esforço físico no manuseio de bagagens. Mas sempre há espaço para melhorias. Ao trabalhar em conjunto com Schiphol e a Universidade de Tecnologia de Delft, estamos a tomar novos passos para tornar o trabalho nas áreas de bagagem menos exigente fisicamente. Esta colaboração facilitará melhorias que poderão eventualmente ser implementadas em aeroportos de todo o mundo. Isso é algo de que podemos nos orgulhar na Holanda.”

“Todos os locais de trabalho na sala de manuseio de bagagens terão um dispositivo de elevação em bom funcionamento até abril de 2024, que deverá ser utilizado por todos os funcionários. Ao mesmo tempo, também estamos trabalhando no próximo passo para o período seguinte: a automação do trabalho físico. Mesmo em uma sala automatizada de manuseio de bagagens, os funcionários ainda terão um papel importante. Estamos moldando o futuro do trabalho e como o papel das pessoas mudará nele. O estudo nos ajudará a moldar isso junto com os funcionários”, afirma Dennis van Kleef, responsável por bagagens no Royal Schiphol Group.

Perspectivas amplas
Os pesquisadores de várias universidades que se reúnem na TU Delft FRAIM têm diversas formações em design, psicologia, mudança organizacional, robótica e logística. Esta perspectiva ampla permite-lhes avaliar antecipadamente o impacto das inovações técnicas, aceleradas pela experiência em inovação do laboratório de campo RoboHouse da TU Delft. O facto de esta investigação não ser realizada num laboratório, mas sim nas salas de bagagens com as pessoas que lá trabalham, garante uma cooperação crucial entre os trabalhadores das bagagens e os investigadores e, portanto, resultados realistas e acionáveis. Schiphol, KLM e TU Delft acreditam que esta abordagem irá realmente fazer avançar as coisas.

O estudo terá sucesso quando uma nova forma de trabalhar for desenvolvida em conjunto com os funcionários do setor de bagagens. Se tudo correr bem, a colaboração se tornará uma parceria de longo prazo para tornar realidade esta forma inovadora de trabalhar.

O estudo que está sendo realizado pela TU Delft faz parte do plano que todas as partes envolvidas no manuseio de bagagens em Schiphol apresentaram para aliviar o trabalho nas salas de bagagens. As partes envolvidas seguirão esses planos. As futuras renovações das salas de bagagens existentes serão desenvolvidas utilizando o conhecimento e os resultados da investigação.

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