– Lufthansa Airlines, DLR, Airbus, MTU Aero Engines e Aeroporto de Munique assinam Carta de Intenções para cooperação em pesquisa sobre combustível de aviação Power-to-Liquid
– Tecnologia SAF do futuro: Processo Power-to-Liquid particularmente promissor do ponto de vista ambiental e de escala
– Os combustíveis de aviação sustentáveis são essenciais para reduzir as emissões da aviação
Trabalhando juntos para uma aviação mais sustentável: Representantes da Lufthansa Airlines, do Centro Aeroespacial Alemão (Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt; DLR), Airbus, Flughafen München GmbH e MTU Aero Engines assinaram uma Carta de Intenções (LoI) em Berlim para um ampla colaboração em pesquisa sobre combustíveis de aviação Power-to-Liquid (PtL). PtL é considerado a próxima geração de Combustíveis de Aviação Sustentáveis (SAF). Os SAF são uma chave tecnológica crucial para voos mais sustentáveis e essenciais para a transição energética na aviação. A cooperação planejada combinará as forças das principais empresas de aviação e da academia para acelerar a seleção de tecnologia, a introdução no mercado e a expansão industrial dos combustíveis de aviação PtL na Alemanha.
Questões ao longo de toda a cadeia de valor, como os requisitos de manutenção ou os benefícios para a qualidade do ar local, também poderiam ser abordadas na cooperação tecnológica. Além disso, o uso de PtL puro, ou seja, sem adição de querosene fóssil, poderia ser testado para obtenção de conhecimento para o processo de homologação.
Além disso, os parceiros de cooperação pretendem examinar até que ponto os combustíveis PtL têm potencial não só para poupar grandes quantidades de CO 2 , mas também para influenciar positivamente as chamadas emissões não-CO 2 .
“Colaborações de pesquisa como esta são essenciais para o desenvolvimento de soluções pioneiras para a transformação do tráfego aéreo favorável ao clima. Como maior companhia aérea da Alemanha, estamos firmemente comprometidos em tornar o voo mais sustentável, passo a passo. Estou convencido de que teremos sucesso com o conhecimento combinado -como da aviação e da ciência e que também fortaleceremos a Alemanha como local de negócios”, afirma Jens Ritter, CEO da Lufthansa Airlines.
“O DLR conduz pesquisas para proteger o meio ambiente e o clima. Um dos objetivos é a futura compatibilidade climática da aviação. Para conseguir isso, os Combustíveis de Aviação Sustentáveis são indispensáveis em grandes quantidades”, afirma o Prof. Transporte no DLR. “É por isso que estamos desenvolvendo processos de produção que apoiam um fornecimento econômico de aviação e otimizando constantemente o SAF. Isso pode reduzir decisivamente o impacto da aviação no meio ambiente e no clima.”
“Os combustíveis de aviação sustentáveis desempenham um papel fundamental na descarbonização da Airbus. Hoje, nossas aeronaves já podem usar SAF até uma cota de 50%, e a aprovação para até 100% está em andamento. . O tema PtL exige um esforço de equipe de fabricantes de aeronaves, aeroportos, parceiros de pesquisa como DLR e companhias aéreas”, afirma Nicole Dreyer-Langlet, membro do conselho de administração da Airbus na Alemanha responsável por pesquisa e tecnologia.
“A assinatura desta Carta de Intenções marca um passo notável em direção a um futuro sustentável para toda a indústria da aviação. Com nossos parceiros de cooperação da aviação, tecnologia aeronáutica e pesquisa, estamos resolutamente comprometidos em acelerar o desenvolvimento e a escala industrial de Power-to- Combustíveis líquidos para aviação. Esta tecnologia inovadora tem o potencial de melhorar significativamente a pegada de carbono da aviação, tornar as viagens aéreas mais ecológicas e atingir as nossas metas climáticas”, afirma Jost Lammers, CEO da Flughafen München GmbH.
“No caminho para voar com emissões zero, a MTU persegue dois impulsos: o maior desenvolvimento da turbina a gás e o desenvolvimento de tecnologias de propulsão completamente novas. Para ambos, o SAF desempenha um papel importante na obtenção da redução máxima do impacto climático. Eles podem já podem ser usados hoje. No curto prazo, grandes capacidades de produção devem ser criadas. É com isso que estamos comprometidos e é por isso que participamos desta importante parceria tecnológica”, afirma Lars Wagner, CEO da MTU Aero Engines AG.
Os combustíveis de aviação sustentáveis são essenciais para a aviação do futuro
Os Combustíveis de Aviação Sustentáveis (SAF) são produzidos sem a utilização de matérias-primas fósseis, como o petróleo bruto, e também atendem a outros critérios de sustentabilidade. São essenciais para reduzir as emissões provenientes do tráfego aéreo e, em particular, o seu impacto no clima. A gama de possíveis matérias-primas e tecnologias para a produção de SAF é ampla. Além do SAF de resíduos biogênicos, que estão atualmente disponíveis em pequenas quantidades, o processo Power-to-Liquid (PtL) parece particularmente promissor do ponto de vista ambiental e de escala. Nesta próxima geração de SAF, a eletricidade gerada de forma regenerativa, a água e o CO₂ da atmosfera são usados para criar um gás de síntese a partir do qual pode ser produzido combustível de aviação sustentável.