21.7 C
Brasil
domingo, novembro 24, 2024
spot_img

Alimentação saudável, governança corporativa e empoderamento feminino foram alguns dos temas do segundo dia do Conecta Varejo CNC no Rio Innovation week

O segundo dia de palestras do “Conecta Varejo CNC – Rio Innovation Week” começou na manhã desta quarta-feira (04/10) com a participação da irlandesa Tanya O’Callaghan, renomada musicista e ativista em prol da alimentação saudável e do consumo consciente, além de causas ambientais dos animais e humanitárias. Durante o painel “Highway to Health: Mudar os pratos muda o mundo!”, ela destacou os desafios do ecossistema global e a importância de fazer escolhas saudáveis no dia a dia. A conversa foi mediada por Luiza Barroso, sócia-diretora da Arado, empresa que conecta produtores rurais com food business, e contou também com a participação de Gabriel Santos, sócio-diretor da Hortifrios.

Tanya O’Callaghan afirmou que, hoje em dia, é muito mais barato ser não saudável do que saudável. “Existem vários subsídios que alimentam isso. O grande número de intermediários torna a indústria da alimentação saudável bem menos competitiva. Quando olhamos no supermercado, vemos uma série de produtos ultraprocessados. Nosso cérebro direciona a atenção para isso”.

Na palestra seguinte, “Desafios e Oportunidades na Internacionalização de Negócios Sustentáveis”, Fernando Cerqueira, CEO da Indústria Sabão Mauá, falou sobre os benefícios de ser uma empresa sustentável; isenções fiscais e armazenamento que otimizam a formação de preços; benefícios à comunidade; e internacionalização, levando o conceito de empresa sustentável de sucesso para além do Brasil.

“A sustentabilidade precisa andar de mãos dadas com a acessibilidade do produto. É preciso ter retorno financeiro em toda a cadeia produtiva. Criar um produto sustentável ajuda a estabilizar a renda das cooperativas que trabalham com reciclagem, beneficiando a empresa à frente do produto e o consumidor”, disse”. Ele ressaltou que a empresa precisa trabalhar um produto que seja de interesse do consumidor e o custo tem que ser o mesmo do produto “convencional”.

O tema “Governança Corporativa: A Rota para um Crescimento Sólido e Duradouro” foi tratado por Raquel Teixeira, sócia Líder da Ernest & Young Private para América Latina, que falou sobre a aplicação da governança corporativa para startups & scale up como ferramenta para o crescimento e sustentabilidade do negócio. “Por que as startups falham? Porque acabou o dinheiro, o mercado não precisava daquela solução, não houve inovação ou o negócio não era estável. Para ser bem-sucedida, a empresa precisa passar por quatro pontos, nesta ordem: Ideia, Validação, Tração e Escala”, diz.

Raquel também falou da importância de se garantir a propriedade intelectual da empresa e do produto criado. Explicou também que a governança não pode ser um pacote fechado, ou seja, cada empresa pode, e deve, definir seus parâmetros. Para ela, governança é algo que se aplicado na medida certa pode ajudar a criar valor e reduzir riscos em investimentos de startups e scale-ups. A governança é um tema necessário que vai ajudar muito a empresa a prosperar”, finalizou.

O mercado de luxo também foi destaque na programação do Conecta Varejo CNC nessa quarta-feira com a palestra “Construção de Marcas Inovadoras no Mercado de Luxo”, na qual Letícia de Freitas e Castro, head de Comunicação e Marketing na ASSERJ, conversou com Fernanda Orcioli, fundadora e CEO da Felisa Beauty. Após quase 20 anos construindo e consolidando diversas marcas globais de luxo, Fernanda decidiu deixar o cargo de alta executiva de uma multinacional para lançar sua própria marca. O objetivo? Trazer uma nova visão para o mercado de perfumes de luxo no Brasil.

No cenário em constante evolução do mercado de luxo, a capacidade de construir marcas inovadoras se tornou crucial para o sucesso e a relevância das empresas. “O consumidor de luxo sabe o que quer, conhece o produto e tem conhecimento básico de qualidade de entrega. O que mais me encanta é a surpresa, para trabalhar é preciso ousar, trazer o novo, algo inesperado, gerar emoção.

Luxo também foi o tema do painel que reuniu o jornalista e professor Bruno Dieguez, a empreendedora em turismo e criadora do aplicativo Kids2gether, Nathália Dias Gomes e a colunista e curadora de viagens, Fernanda Fehring. Para eles, turismo de luxo é ir a um lugar que te deixa com boas lembranças. Mas isso não quer dizer que só os hotéis de luxo podem oferecer essa experiência. Para Nathalia, é possível ir a um hotel 5 estrelas e não ter uma experiência de luxo, o que pode acontecer em uma pousada simples. “O luxo está em ter uma boa experiência, personalizada.”

Bruno destacou que a necessidade de reformulação da malha aérea para aumentar o número de visitantes estrangeiros. “O Rio de Janeiro quase não tem voos internacionais, é desanimador fazer um monte de voos internos para chegar a um lugar.” Natália acrescentou lembrando que recentemente esteve nos Lençóis Maranhenses e viajou durante 14 horas para chegar lá. “Realmente é desestimulante demorar tanto para viajar dentro de seu próprio país”, lamentou.

“A curiosidade faz parte da competência de inovar”, afirmou Iris Barbosa, conselheira na ABRH-SP, Pactuá e Prosper Tech Talents, durante a palestra “Diversidade como Estratégia de Negócios: Liderança Feminina, Equidade Racial e Quebra de Barreiras Etárias para o Sucesso Empresarial”. Ela falou sobre sua trajetória na liderança de duas das maiores e mais valorizadas empresas do mundo: Mc Donald’s e Apple e mostrou, por meio de sua própria história de vida, como e porque a diversidade é um pilar estratégico nas empresas e gera resultados surpreendentes de pertencimento, inovação e resultados. Ela própria é um exemplo. Mulher, negra, periférica e estudante de escola pública, ela contrariou todas as estatísticas.

“A maior parte da população negra é pobre e desempregada. Vivemos num cenário onde só 5% da população negra faz parte das lideranças. No ritmo que estamos, isso vai levar pelo menos mais cem anos para termos equidade. Na minha experiência no Mc Donald’s, aprendi que compromisso muda a nossa jornada. Não existe tanta oportunidade para diversidade. Não devemos nos intimidar frente às afirmações sociais. Cabe a você ter confiança e protagonismo na sua vida”, comentou.

Durante a palestra “Pare de perder dinheiro na organização de viagens empresariais”, Fernando Vasconcellos, CEO da Kontrip Viagens, falou sobre a importância do turismo corporativo. Ele explicou que, para garantir os melhores preços na hora das viagens é preciso ter antecedência e tempo para fazer comparações. No mercado empresarial nem sempre isso é possível, e diante dessa “dor” das pequenas empresas, o grupo Kontik criou o Kontrip, um site especializado no atendimento de pequenos empresários na compra de passagens e reserva de hotéis com as melhores ofertas.

A empreendedora social e fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME), Ana Fontes; A executiva Camila Araújo, Vice-presidente de Governança, Riscos e Compliance e Diretora de Sustentabilidade da Eletrobras; a jornalista Renata Petrocelli – Diretora de Comunicação da Eletrobras participaram da apresentação “Mulheres na Liderança: Moldando um Futuro Sustentável”, mediada por Carla Branco, diretora executiva do Instituto LideraJovem.

Para uma plateia lotada de homens e mulheres, as empresárias e executivas lamentaram que hoje no Brasil ainda é grande a diferença entre os direitos e oportunidades para homens e mulheres. Renata acredita que essa situação é “É uma questão cultural, as famílias falam “isso não é coisa de mulher”.

Ana Fontes lembrou que a mulher tem poder de decisão das compras das casas, é a maioria na população, mas não chega a 20% na representatividade no âmbito político.

A executiva Camila Araújo, Vice-presidente de Governança, Riscos e Compliance e Diretora de Sustentabilidade da Eletrobras, acrescentou que essa realidade se aplica ao mercado de trabalho também, “no sistema de energia temos de 19 a 20 % de mulheres no corpo funcional, temos que estimular a entrada de nova mulheres, estamos lançando um programa de incentivo a diversisade para que se tenha maior equilíbrio dos gêneros na liderança. Temos que apoiar as mulheres para que elas conquistem os mesmos espaços que conseguimos”.

O painel “Inovação no Mercado de Luxo” teve a presença da influenciadora Silvia Braz, a jornalista Mônica Salgado, a fundadora da DPR Branding, Deny Peres, e Edu Santos, diretor da Edu Santos Brands Curator Office.

“Comecei no mercado de influenciadores digitais há 13 anos, com um blog sobre tudo que eu gostava. Depois passei a criar vídeos, onde me expressava de forma mais confortável. Minha audiência é meu bem maior, tudo que eu quero dividir é para prestar um serviço para quem me segue. Me olho como uma contadora de histórias e também como prestadora de serviços”, explica Silvia Braz.

“Em uma época onde poucos brasileiros cobriam a Semana de Moda, nós tínhamos essa missão de comunicar ao público. Amo entrevistar e peguei essa habilidade para transformar isso em um quadro de entrevistas com vários protagonistas da Semana de Moda”, explica Mônica.

Deny falou sobre os desafios que as agências e os criadores de conteúdo enfrentam. “Muitas vezes um conteúdo maravilhoso tem sua monetização alterada por conta de uma ferramenta que não temos controle”, pontua.

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles