Companhia estima crescer cerca de 20% nos próximos anos
Empresa ampliou seu leque de atuação e oferece fretamento de aeronaves, serviços de manutenção aeronáutica e treinamento para pilotos
O plano sempre foi ambicioso, ser a maior companhia aérea do Brasil e conectar os brasileiros com todas as cidades do país. A estratégia para realizar o sonho começou em janeiro de 2020, quando a Azul Linhas Aéreas anunciou a criação de sua subsidiária regional, a Azul Conecta. Cinco meses após o início da pandemia de Covid-19, em 11 de agosto daquele ano, o sonho ganhou força e a necessidade de engrandecer a aviação regional se tornou realidade.
Hoje, três anos depois, a Azul Conecta tem muitos motivos para comemorar: aumentou o número de voos, de aviões e de destinos. Desde o surgimento, a companhia cresceu 81% em número de destinos atendidos e hoje viaja para mais de 80 cidades brasileiras, além de dispor de 27 aeronaves e realizar 70 voos diários entre cidades do interior, conectando também às capitais nacionais e, consequentemente, aos destinos internacionais. E tem mais, a companhia prevê um crescimento de 20% nos próximos anos.
“Sempre sonhamos em conectar os brasileiros com o Brasil, além de mostrar ao mundo a diversidade de belezas existentes aqui e estimular o potencial do desenvolvimento social e econômico por meio da aviação regional”, John Rodgerson, CEO da Azul.
A empresa tem outros serviços que a tornam diferenciada, como o fretamento de aeronaves para quem precisa contratar um voo particular. Os aviões estão prontos para atender a fretamentos personalizados, sejam grupos familiares, corporativos, turismos dos mais diversos e carga, que levam objetos aos mais remotos destinos brasileiros. Além disso, a companhia conta com os programas de manutenção aeronáutica e treinamento de pilotos com tecnologia de realidade virtual. Todos esses serviços são ofertados pelos 314 Tripulantes da Azul Conecta. Desse total, 147 são pilotos, e os demais estão divididos entre técnicos de manutenção, áreas administrativas e de suporte da companhia.
“Algumas regiões do Brasil entendem mais a importância da aviação regional, como é o caso do norte do país. Moradores de estados como o Amazonas e o Pará, por exemplo, costumavam fazer trajetos de barco que duravam dias, mas com a chegada da empresa, passaram a visitar destinos em poucas horas. Isso é uma conquista enorme para o turismo nacional, as economias locais e, consequentemente e o mais importante, aos brasileiros. Nosso objetivo para o futuro é ampliar ainda mais os destinos atendidos e mostrar para todo o Brasil a importância do investimento na aviação regional”, afirma Flávio Costa, vice-presidente Técnico da Azul e presidente da Azul Conecta.
Do total de cidades atendidas pela companhia, mais de 50% delas têm menos de 100 mil habitantes. De acordo com dados do último IBGE, mais de dois terços das cidades brasileiras (69%) têm até 20 mil habitantes. Esses municípios concentram pouco mais de 15% da população (32 milhões de pessoas).
A frota mais diversa do Brasil
Os Clientes que optarem por voar com a Azul Conecta estarão a bordo de aeronaves Cessna Gran Caravan, um turboélice regional monomotor com capacidade para até nove assentos.
“Os modelos utilizados pela Azul Conecta são extremamente seguros. Clientes podem ter receio de voar, mas até embarcar pela primeira vez e sentir a mágica acontecer. Utilizar uma aeronave como essa para viajar pelo Brasil é maravilhoso”, avalia Costa.
A frota da empresa conta com 27 unidades do modelo, sendo que três são exclusivamente cargueiros, que contribuem para a expansão da Azul Cargo Express, unidade de cargas da Azul que pode levar materiais a cidades que não são atendidas por voos regulares da empresa. Dentre os 24 modelos restantes, 10 são Cessna Grand Caravan EX, modelo de última geração. Todos, juntos, são responsáveis por voar em torno de 200 horas por mês, média de 6,4 horas por dia. “O percurso realizado em baixa altitude, aliado ao visual deslumbrante nacional, tem se revelado um grande atrativo para os Clientes”, complementa o executivo.
Mostrando o Brasil para o Brasil
A Azul Conecta realiza um dos voos mais bonitos, com destaque para a Rota das Emoções, um circuito que passa pelos principais pontos turísticos do litoral do Ceará, Piauí e Maranhão. A viagem conta com um voo panorâmico, ligando as cidades de Aracati, Fortaleza, Jericoacoara, Parnaíba, Barreirinhas e São Luís, mostrando bem de perto as belezas paradisíacas de cada destino. Neste roteiro vale destacar as águas claras e a areia branca da Praia de Canoa Quebrada, o exuberante Delta do Parnaíba e a entrada dos belíssimos Lençóis Maranhenses. O avião Rota das Emoções, como foi renomeada a aeronave, é inspirada no Nordeste, na forma das dunas contornando suavemente a beleza das lagoas, as lindas praias da região, os ventos e os esportes a vela.
A Azul Conecta e seus 80 destinos brasileiros
O foco da empresa segue focado em ligar os brasileiros a todos os cantos do país, considerando os mais de 5 mil municípios nacionais. Atualmente, a companhia voa para cerca de 80 cidades, conectando, principalmente, as regiões Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste do país. E tem mais, o Cliente que se encontra nessas localidades pode comprar uma passagem aérea e voar até os Estados Unidos, por exemplo, com um único bilhete, pois todos os destinos atendidos pela Azul Conecta se ligam aos principais hubs da companhia, em Campinas (SP), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), além dos minis hubs em Campina Grande (PB), Belém (PA) e outros.
Digitalizar para crescer
Em junho deste ano, a companhia recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para transformar todos seus registros de manutenção em formato digital. A mudança foi autorizada no âmbito do Programa de Transformação Digital da ANAC, em que a Agência auxilia operadores aéreos e empresas de manutenção na adoção de ferramentas eletrônicas e processos automatizados. A digitalização promove, por exemplo, a redução de custos e facilita o registro e o compartilhamento de informações. Também garante que os procedimentos de manutenção sejam realizados conforme o que está previsto em manuais, reduz erros de preenchimento e orienta a gestão da frota sobre uma eventual indisponibilidade da aeronave. Enfim, oferece economia para a empresa e segurança para a aviação.
“A Azul Conecta é um polo de inovação e tecnologia, e ter a ANAC ao nosso lado, na obtenção deste processo e certificação, é muito gratificante. Estar alinhada com as melhores práticas da aviação comercial mundial está no DNA de nossa empresa e no da ANAC, órgão que trabalha diariamente para promover uma aviação mais tecnológica e segura no Brasil”, reforça Flávio.
Serviços oferecidos pela Azul Conecta
Para atender as necessidades de potenciais Clientes do segmento, com base na referência em segurança, os serviços ofertados incluem: fretamento de aeronaves, programas de manutenção aeronáutica e treinamento de pilotos com tecnologia de realidade virtual.
Serviço de Fretamento de Passageiros e Cargas
Para o serviço de fretamento de passageiros, a Azul Conecta possui 24 aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove Clientes e autonomia de 6.5h. Podendo fretar voos particulares para grupos familiares, corporativos e de turismo dos mais diversos.
Já para o fretamento de cargas, a empresa aérea possui três modelos de aeronaves exclusivamente cargueira, apta para transportar cargas e encomendas.
As etapas para o serviço de fretamento são dinâmicas e quem tiver interesse em adquiri-lo, pode mandar a demanda via telefone, e-mail ou WhatsApp. Como ponto principal desse serviço, destaca-se a customização, já que a demanda é toda personalizada de acordo com a exigência do Cliente.
Serviço de Manutenção Aeronáutica
Entre os principais serviços de manutenção aeronáutica, a Azul Conecta disponibiliza consultoria sobre: manutenção preventiva, corretiva e AOG; teste e configuração do ELT; modernização de lâmpadas para LED; projeto e execução de reparos estruturais; inspeções TND de Eddy Current, Ultrassom, líquido penetrante e partículas magnéticas; análise e leitura de dados de voos, como também orientação sobre como elaborar relatórios com laudo de profissional PCP. Além disso, vale ressaltar que, a Azul Conecta é uma das poucas empresas brasileiras com equipamentos e expertise para realizar a Recertificação de Aeronaves para Voos RVSM.
Treinamento de Pilotos
Já para o treinamento de pilotos estão inclusos: simuladores de voo com óculos de realidade virtual, filosofia de CRM e capacitação em Cessna Grand Caravan 208/208B/EX com certificação da Azul Conecta.
Hangar da Azul Conecta
O centro de operação da Azul Conecta fica na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo. O local tem mais de 1.855 m2 de área construída e conta com 171 Tripulantes alocados. O espaço é responsável por realizar a manutenção das aeronaves, além de contar com espaço para o treinamento de pilotos.
Sobre a Azul Conecta
Focada no desenvolvimento da aviação sub-regional, a Azul Conecta possui 8 bases operacionais tendo como sede a cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo. Com 27 aeronaves Cessna Grand Caravan/ Caravan EX, sendo 3 modelos exclusivamente cargueiros, a Azul Conecta voa para mais de 80 destinos no país atuando no fortalecimento da conectividade da malha aérea da Azul.
Sobre a Azul
A Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL) é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, com mais de 900 voos diários, para mais de 150 destinos. Com uma frota operacional com mais de 160 aeronaves e mais de 14.000 tripulantes, a Azul possui mais de 300 rotas diretas em voo regionais, domésticos e internacionais. Em 2022, a Azul foi eleita a companhia aérea mais pontual do mundo, segundo o relatório OnTime Performance-OTP Review da Cirium – a principal referência mundial de dados operacionais do setor. Além disso, em 2020, conquistou o prêmio de melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor Travelers’ Choice, sendo a única empresa brasileira a receber ambos os reconhecimentos. Para mais informações, visite www.voeazul.com.br/ri.