A movimentação de itens importados e exportados nos seis primeiros meses do ano representa 48% do market share movimentado via aérea no país (ComexStat,Julho de 2023).
Entre janeiro e junho de 2023, a GRU Airport registrou a movimentação de 142,6 mil toneladas de cargas. Desse total, cerca de 67,3 mil toneladas representam itens importados, sendo 655,6 toneladas de cargas processadas por meio dos armazéns couriers. Por sua vez, a exportação totalizou 75,3 mil toneladas movimentadas, sendo 1.256,6 toneladas processadas nos mesmos armazéns.
Somente no mês de junho foi registrada a movimentação de 23,3 mil toneladas, sendo 11,1 mil toneladas de cargas importadas e 12,2 mil toneladas de cargas exportadas para os cinco continentes.
GRU Airport e o Aeroporto de Liège
A GRU Airport e o Aeroporto de Liège, na Bélgica, assinaram um acordo para planos de desenvolvimento estratégico de negócios de carga aérea. A parceria tem como objetivo a concretização de HUBs de carga, respectivamente na América do Sul e na Europa, e busca fomentar negócios comuns, aproximar parceiros locais e aumentar volumes de carga movimentados entre ambos os aeroportos, além de compartilhar melhores práticas de gestão e operação aeroportuária.
O Aeroporto de Liège está situado na cidade de Liège, na região da Valónia, ao leste da Bélgica é o terceiro aeroporto belga mais importante. Está entre Paris, Amsterdã e Frankfurt e tem grande relevância no transporte de carga na Europa. Nele são processados, anualmente, mais de 60% da carga e frete europeus, e também opera voos regulares e sazonais na Europa e no Norte da África.
Market share
Já nas cargas importadas, o Terminal de Cargas (TECA) GRU foi responsável por 43% de toda importação via aérea realizada no país, enquanto as exportações totalizaram em maio 53% da movimentação, consolidando o aeroporto como principal terminal logístico em relação à volume movimentado no Brasil (ComexStat, Julho de 2023).
Entre os produtos mais transportados no período estão os itens do segmento automotivo, maquinário, fármaco e eletrônico com respectivamente 25%, 19%, 17% e 8% do market share das cargas nacionalizadas processadas no mês de junho no TECA. Destaque ainda para o segmento de remessas expressas, que se beneficiam da extensa malha aérea de GRU e de operações dedicadas para aumentar a velocidade de entrega.
O TECA GRU é o maior complexo aeroportuário do país, localizado em uma área de aproximadamente 100 mil m² e que abriga o maior complexo frigorífico em aeroportos do Brasil, com cerca de 30.000 mil m³ de capacidade de armazenamento de importação e exportação. As 24 câmaras frias alcançam todos os ranges de temperatura e atendem todos os tipos de produtos. Além disso, o espaço conta com 40 posições para contêineres refrigerados na importação.
Sobre GRU Airport
O GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, uma empresa do consórcio formado pela Invepar (Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A.) e ACSA (Airports Company South África), é o maior complexo aeroportuário da América do Sul e também a principal porta de entrada e saída de cargas do Brasil.