Cada projeto apresentou esforços para impactar sua comunidade local em quatro áreas: proteção do planeta, promoção do bem-estar, criação de plataformas para mulheres e estímulo ao consumo ético
Como uma marca líder em hospitalidade de luxo e estilo de vida, com duas ilhas premiadas nas Maldivas – JOALI Maldives e JOALI BEING – a marca JOALI está comprometida em proteger as comunidades locais e o meio ambiente em que operam por meio de práticas sustentáveis, viagens regenerativas e turismo responsável. Como parte desses esforços contínuos, foi lançada a iniciativa JOALI Sustainability Fund, que foi anunciada no início de 2023 e se compromete a apoiar projetos conduzidos localmente no Atol Raa (onde estão localizadas as propriedades JOALI) que demonstrem sustentabilidade e tenham potencial para criar um impacto duradouro.
“Desde a nossa chegada às Maldivas, temos direcionado todos os aspectos de nossa cultura e estratégia para a promessa de ‘luxo responsável’, assumindo a responsabilidade e gerenciando nosso próprio impacto no meio ambiente, ao mesmo tempo em que promovemos a resiliência ecológica”, disse Esin Güral Argat, fundadora do JOALI. “Estamos extremamente orgulhosos das mudanças significativas que conseguimos realizar durante nossa jornada e esperamos continuar esse trabalho importante, que inclui o apoio a projetos locais como os que escolhemos financiar.”
Após receber muitas inscrições merecedoras, o JOALI Sustainability Fund anunciou que concederá um total de US$ 15.000 a cinco projetos que demonstraram esforços e planos para impactar suas comunidades locais em quatro áreas de foco: proteção do planeta, promoção do bem-estar, criação de plataformas para mulheres e estímulo ao consumo ético.
Os cinco beneficiários de subsídios do JOALI Sustainability Fund são:
Escola Rasmaadhoo – “Verde para uma Vida Mais Saudável”: Para promover opções mais saudáveis e sustentáveis para a comunidade local, onde alimentos nutritivos e vegetais são escassos, o JOALI financiará o projeto da escola para criar uma horta hidropônica. Como parte do projeto, a escola também distribuirá sementes e plantas para a comunidade, a fim de incentivar a agricultura adicional, além de desenvolver uma unidade separada de compostagem para apoiar o cultivo fora da hidroponia (cultivo de plantas sem a utilização do solo).
Escola Ungoofaaru – “Educação Inclusiva”: Como uma das escolas mais antigas e maiores das Maldivas, com quase 500 alunos que vão desde a pré-escola até a 10ª série (idades de 4 a 16 anos), o JOALI financiará o Programa de Necessidades Educacionais Especiais (SEN) da escola, que precisa de materiais e recursos para criar um ambiente de aprendizado propício para os alunos com necessidades especiais. O projeto também tem como objetivo desenvolver estratégias e práticas que atendam às diversas necessidades de todos os alunos, incluindo aqueles com diferentes origens culturais e linguísticas, a fim de fornecer um ambiente de aprendizado seguro e inclusivo, onde os alunos possam desenvolver melhor suas habilidades acadêmicas, sociais e pessoais e se tornar membros responsáveis e produtivos da sociedade.
Escola Hulhudhuffaaru – “Promovendo os Jovens”: Oferecendo educação do pré-escolar à 12ª série para mais de 350 alunos há mais de 25 anos, o JOALI financiará um projeto para ajudar os alunos a aprenderem bordado e costura como uma nova habilidade para gerar renda para suas famílias. Após receberem um treinamento especial, os alunos serão capazes de criar várias bolsas de tecido tecidas à mão para serem vendidas ao redor da ilha. A renda obtida com essas bolsas ajudará os alunos a iniciar seus próprios negócios, ao mesmo tempo em que os ensina uma nova habilidade.
Hospital Regional Ungoofaaru – “Radiografia Odontológica”: Um hospital de atendimento terciário nas Maldivas, que atende a um terço da população local, o Hospital Regional Ungoofaaru oferece uma ampla gama de serviços de saúde para pacientes internados, ambulatoriais e comunitários. Com o princípio orientador de melhorar a saúde de sua comunidade local e gerenciar os recursos confiados a eles, o JOALI comprará um sistema de radiografia digital que fornecerá imagens de alta resolução e permitirá uma comunicação mais rápida entre médico e paciente. Essas imagens também podem ser armazenadas em formato digital para referência futura e recuperação em caso de procedimentos de acompanhamento.
Dhuvaafaru Zuvaanunge Jammiyya – “Alegria de Empoderar Mulheres por Meio da Agricultura”: Como uma das organizações locais sem fins lucrativos mais ativas, a Dhuvaafaru Zuvaanunge Jammiyya tem sido uma das principais contribuidoras para o desenvolvimento da ilha, trabalhando com conselhos locais, escolas e setores de saúde para implementar vários programas que enfocam a importância dos recifes de coral, proteção do meio ambiente, educação em saúde e muito mais. Como uma das beneficiárias do JOALI Sustainability Fund, a Dhuvaafaru Zuvaanunge Jammiyya pretende expandir ainda mais seu trabalho para aprimorar o crescimento socioeconômico e ambiental da comunidade. O projeto propõe a introdução de um sistema hidropônico fácil de manter e com menor necessidade de mão de obra no cultivo de alimentos. Os vegetais serão vendidos para a comunidade local, e os lucros serão divididos entre as famílias e a ONG, que reinvestirá o dinheiro para expandir ainda mais o setor agrícola. A introdução desse projeto também será complementada com treinamento e conscientização para educar a comunidade sobre nutrição e a importância de uma dieta equilibrada e saudável por meio de jardinagem doméstica e autossuficiência.