Projetos foram reconhecidos pela revista inglesa Onboard Hospitality, uma das principais publicações globais da indústria aeronáutica
Iniciativas dizem respeito à adoção de materiais orgânicos a bordo em substituição ao plástico, separação de resíduos e transformação de uniformes e assentos da companhia em novos produtos
Reconhecimento internacional reforça os avanços da companhia para eliminar plásticos de uso único até 2023 e ser um grupo zero resíduos para aterros sanitários até 2027
Santiago do Chile, 15 de junho de 2023 – Três projetos de economia circular implementados no Serviço de Bordo do grupo LATAM foram reconhecidos na categoria Sustentabilidade do Onboard Hospitality Awards 2023, premiação organizada pela conceituada revista inglesa Onboard Hospitality. As ações dizem respeito à substituição de plástico, separação de resíduos a bordo e transformação de uniformes e assentos da companhia em novos produtos, e fazem parte da agenda de Sustentabilidade da companhia, que prevê a eliminação de plásticos de uso único até 2023, além de se tornar um grupo zero resíduos para aterros sanitários até 2027.
Uma das iniciativas premiadas é o projeto de substituição de plásticos descartáveis a bordo das aeronaves por materiais mais sustentáveis, incluindo talheres de fibra de bambu, bandejas reutilizáveis, embalagens em papel kraft, copos de papel sustentável certificado, escovas de dentes de bambu com a tampa produzida com cana-de-açúcar, máscara e meias reutilizáveis e tampões de ouvido embrulhados em papel kraft.
Também foi reconhecido o programa Recicle Sua Viagem, que promove a separação de resíduos gerados no serviço de bordo para posterior reciclagem em voos domésticos do Chile, Peru, Equador e Colômbia. Por último, foi premiado o projeto Segundo Voo, que permite que os uniformes e assentos da companhia aérea tenham um segundo uso por meio de sua transformação em novos produtos, como porta-passaportes, etiquetas de bagagem, carteiras e chaveiros, entre outros. Toda a transformação é realizada com o apoio de instituições de artesãos em cada país.
“Há dois anos assumimos o compromisso de migrar do modelo linear para o circular, tornando resíduos em novos recursos e oferecendo uma experiência de bordo mais sustentável. Esse reconhecimento é mais um passo rumo ao nosso compromisso de eliminar os plásticos descartáveis até 2023 e ser zero resíduo para aterros sanitários até 2027. Esses avanços são apenas o começo, continuaremos trabalhando em mais iniciativas que permitam contribuirmos com o meio ambiente”, comenta Juan José Tohá, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Grupo LATAM.
Em maio de 2021, vale lembrar, o grupo LATAM renovou a sua estratégia de Sustentabilidade com metas desafiadoras para contribuir na proteção dos ecossistemas da América do Sul nos próximos 30 anos: alcançar a neutralidade de carbono até 2050; eliminar plásticos de uso único em todas as suas operações até 2023; ser um grupo zero resíduos para aterros sanitários até 2027.