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domingo, novembro 24, 2024
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Feira EBS discute soluções factíveis em sustentabilidade no setor de eventos

Além de programação com temas de ESG, o próprio layout desta edição, com estandes em tecido reciclável, sinalizou o que pode ser feito para a redução de impactos ambientais gerados nas operações

São Paulo, junho de 2023 – A 21ª FEIRA EBS reuniu 196 compradores e 59 fornecedores de soluções para os segmentos MICE e de Treinamento e Desenvolvimento para fomentar negócios e parcerias que deverão impactar o mercado de eventos corporativos e incentivos nos próximos meses. Mais do que isso, o encontro teve como diferencial a composição do layout do espaço expositivo em tecido, o que otimizou o descarte de materiais. O evento aconteceu no Centro de Convenções Rebouças, nos dias 31 de maio e 1 de junho.

Negócios

Considerado estratégico para negociações, parcerias e networking, o evento teve como um dos destaques nesta edição a participação de novos expositores, a diversidade de empresas e a busca por soluções inovadoras.

No tradicional Speed Meeting, rodadas de negócios com três minutos de duração, foram realizadas 7.012 reuniões que movimentaram 111 empresas compradoras e 59 fornecedores com foco nas apresentações de destinos, produtos e serviços voltados para eventos corporativos, incentivos, feiras, congressos e treinamentos.

“A feira se consagrou como uma oportunidade para o setor conferir soluções diversas, inovadoras e completas, possibilitando aos visitantes encontrar tudo o que precisam para a organização do um evento, diante da variedade de empresas participantes. Esta edição comprovou, novamente, o papel da EBS em fomentar excelentes parcerias e contribuir para o crescimento do mercado”, disse Marcello Baranowsky, fundador e CEO do Grupo EBS, idealizador e organizador do encontro.

ESG

Sob responsabilidade da TES cenografia, unidade de negócios do Grupo R1, a montagem do evento, incluindo os estandes, foi feita em tecidos que, depois do encerramento da feira, foram para o Grupo Primavera, projeto social de Campinas que atua, principalmente, no atendimento de crianças e jovens, de 6 a 18 anos, em programas de educação complementar, cultural e profissional.

“Essa parceria com a TES é longa e todo o tecido usado na cenografia é destinado para a confecção de roupas de bonecas, panos de pratos, cortinas, toalhas de mesa e lençóis no projeto que temos de oficina de costura para mulheres em situação de vulnerabilidade”, conta Josiane Pinto, representante da instituição.

As práticas de ESG também pautaram a grade de programação de palestras. Na abertura, foi realizado o primeiro debate público sobre como o mercado MICE pode caminhar para a neutralização de carbono, que reforçou a necessidade da criação de protocolo de atuação e métricas para o setor, com Marcelo Chanoft, co-fundador da TES Cenografia; Regina Silva, diretora de portfólio da Fiera Milano Brasil; Lawrence Reinisch, consultor do Grupo Águia BR e mediação de Paulo Octávio de Almeida, diretor-executivo da União Brasileira de Feiras e Eventos de negócios (UBRAFE). O tema marcou a abertura do Congresso MICE Brasil, uma das atrações da feira.

Ao fim do primeiro dia, Chanoft apresentou números de performance em sustentabilidade desta edição da EBS. Entre os índices, houve 93% a menos de geração de resíduos do que a forma tradicional, na montagem de estruturas e backdrops e 54% na comunicação visual impressa. “De um modo geral em um evento, é preciso planejar o objetivo, o design, como as pessoas estarão inseridas, a logística, o funcionamento, a operação e o cronograma. Acrescentamos na lista o que fazer com o resíduo dessa realização. Precisamos minimizar o impacto do material utilizado, da pegada de carbono. Isso tem que fazer parte do planejamento”, explicou.

No segundo dia, a mesa redonda “ESG em hotéis – a visão dos envolvidos”, que reuniu Alexis Pagliarini, Fundador da ESG4, e os convidados Carolina Gaete, diretora global de vendas da Accor, Juliana Patti, head de eventos e conformidade na Bayer, Raffaele Cecere, CEO e co-fundador do Grupo R1, e Patricia Bonetti, diretora comercial Meetings & Events no Club Med Brasil, destacou como os critérios estão sendo aplicados pelas empresas do ramo hoteleiro e os resultados obtidos.

Já temas como “Eventos são feitos por pessoas para pessoas, certo?” e “Inteligência Artificial transformará completamente os eventos e o papel do gestor para sempre” trouxeram um olhar da importância dos debates sobre desenvolvimento humano e tecnologia no setor.

Expositores

A área de exposição novamente atraiu o público qualificado pela diversidade de empresas e produtos apresentados. De destinos nacionais e internacionais às novas tecnologias, gastronomia e inovação em brindes, a feira foi vitrine de soluções completas para eventos.

“A cada ano, sempre tem algo positivo e surpreendente. Além da visibilidade tem o retorno comercial”, afirma Alex Ferreira Trigo, diretor operacional e fundador da Five transportes, empresa com atuação em logística de transportes em todo o Brasil e em mais de mil cidades ao redor do mundo. A empresa participa há 7 anos da EBS.

Para João Paulo Floriano, gerente de vendas do Grupo Royal Palm, o encontro possibilitou estreitar ainda mais o relacionamento com clientes e entender suas necessidades. “No ano passado, estávamos comemorando uma retomada, ainda com algumas incertezas. Neste ano, os negócios estão caminhando e precisamos entender o que os clientes querem. Muito disso passa pelos pilares de ESG. Atendemos um público grande onde a preocupação não está ligada a valores, mas à importância de contar com stakeholders alinhados com as práticas”.

Com atuação na área de brindes corporativos e soluções promocionais, Anderson Prieto, CEO e fundador da Prieto Brindes, destaca que “a participação foi muito positiva, com compradores qualificados, e o pós-feira é muito importante porque temos um serviço que pouca gente tem e os clientes gostam. Então, conseguimos fazer bons negócios”.

Na área de gastronomia para eventos, os visitantes puderam conferir o trabalho do Grupo El Dourado, patrocinador e expositor do evento. “A iniciativa foi 100% assertiva porque o nosso público-alvo e os decisores visitam o evento. Muitas pessoas passaram pelo nosso estande e retomamos contatos com clientes antigos”, revelou Bruno de Siqueira Melotto, marketing da empresa.

Expositor e sede de mais uma edição da Feira EBS, o Centro de Convenções Rebouças também contou com espaço para relacionamento com o público. “A EBS, neste ano, trouxe uma experiência ainda mais inovadora para o trade, com os temas e espaço expositivo, considerando o reposicionamento dos eventos, de formas, comportamentos e pensamentos transformados pela pandemia, e vimos o interesse do mercado por novidades nas rodadas de negócios, no Congresso MICE e nas outras atrações”, afirmou Ana Luisa Diniz Cintra, diretora do Centro de Convenções Rebouças.

Em destinos MICE, foi possível conferir o trabalho de diferentes regiões do país por meio das secretarias de turismo e convention bureaus como São Paulo Convention & Visitors Bureau, Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR), Descubra o Espírito Santo, Natal Convention Bureau, Bento & Região Convention e Visitors Bureau, Pernambuco Centro de Convenções, Foz do Iguaçu Destino do Mundo, Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, Prieto Brindes, Recife Convention & Visitors Bureau, Unedestinos, Visite Santos, Florianópolis Turismo, Cultura e Esporte, Empetur.

Considerado o terceiro polo de turismo de negócios do país, além de um estande próprio do estado do Paraná, também foi possível conhecer mais de Curitiba e Foz do Iguaçu, que estavam com um estande próprio na área de exposição.

No caso da capital paranaense, o Instituto Municipal de Turismo Curitiba, por meio do Conselho Municipal de Turismo de Curitiba, por exemplo, possibilitou a vinda de 10 representantes do setor para exposição na feira. “Entendemos a importância de que os empresários locais venham para a Feira EBS apresentar seus produtos e serviços e fazer o networking produtivo que a ocasião proporciona”, conta Celita Weigert, representante do instituto.

Sobre a movimentação de público e fomento de negócios, Cristiane Santos, diretora-executiva do Curitiba Convention, acrescenta que “há uma mescla de representantes corporativos, associativos e organizadores de eventos, então não há apenas um perfil de cliente”.

Participante desde 2008, Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo, ressalta que “a Paraíba vem sediando muitos eventos, principalmente da área médica, e a feira contribui de forma decisiva para que o destino possa ampliar, potencializar e estar inserido na prateleira comercial desse mercado tão importante para movimentação da economia”. O executivo destaca que, além do Centro de Convenções de João Pessoa, em breve o estado ganhará o Centro de Convenções de Campina Grande.

Destinos internacionais também puderam ser conferidos pelos visitantes como, por exemplo, Dubai e Aruba.

Larissa Di Donato, gerente de vendas da Level Up, empresa baseada em Dubai com representação no Brasil, participou pela primeira vez do evento no Speed Meeting e também com estande, para apresentar o local como destino MICE. “Estamos entrando no mercado brasileiro e nossa intenção foi realmente ver o potencial de compradores e divulgar o trabalho. Pelo que vimos, é uma das principais feiras do país”.

Visitantes

Taisi Majewski, gestora de projetos do Sebrae-RS, foi uma das visitantes interessadas em conferir o trabalho dos expositores para levar novidades e ideias. “Viemos em busca de atualizações de mercado e inspirações para aplicar na organização dos eventos no Rio Grande do Sul. Conseguimos fazer networking com fornecedores. Vimos materiais interessantes na parte de brindes e gostamos do layout em que a feira está organizada”.

Analista de comunicação sênior na Petz, Carolina Macedo Bonilha, também veio em busca de tendências e de contatos com empresas. “Como trabalho com comunicação interna e fazemos muitos eventos voltados para colaboradores. Interessante o estande do Escape 60, que trouxe uma proposta de dinâmica com os colaboradores, o team building, e da ODI treinamentos, com a parte de gamificação”.

Já Héber Valim, analista de eventos na RPM, buscou estreitar o relacionamento com os fornecedores. “Vim conhecer o evento e aproveitar a oportunidade de estar próximo de quem geralmente falamos por telefone, conhecer outras possibilidades e também acompanhar os lançamentos do mercado. Buscamos, também, espaços e hotéis para o nosso evento de fim de ano”, finalizou.

A Feira EBS é realizada anualmente e aguardada com expectativa pelos profissionais que atuam na cadeia produtiva de eventos. A 22ª edição já tem data para acontecer. Será nos dias 5 e 6 de junho de 2024.

Mais detalhes sobre as atrações e expositores podem ser conferidos em https://www.feiraebs.com.br/.

Sobre o Grupo EBS

O Grupo EBS é líder de mercado na organização e promoção de eventos de negócios dedicados aos segmentos MICE (eventos corporativos, incentivos, feiras e congressos) e T&D (treinamento & desenvolvimento), possui um portfólio de produtos que incluem a Feira EBS, o Congresso MICE, o Speed Meeting (rodada de negócios), a Revista EBS. O Grupo trabalha para gerar conteúdo, networking qualificado e negócios para toda a cadeia produtiva deste mercado, reunindo clientes finais, agências e fornecedores de produtos e serviços para eventos corporativos e incentivos.

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