• A entrega do mais recente navio da MSC Cruzeiros, o MSC Euribia, aconteceu hoje no estaleiro Chantiers de l’Atlantique, em Saint-Nazaire, na França
• O MSC Euribia representa um passo significativo na jornada da Divisão de Cruzeiros rumo a descarbonização, já que será realizada a primeira viagem com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa de um navio de cruzeiro
• O navio apresenta uma série de tecnologias e soluções que minimizam o impacto no ar e no ambiente marinho, incluindo as mais recentes e avançadas instalações de tratamento de água residuais
• Ocorreu também a Cerimônia da Moeda do terceiro navio movido a GNL da MSC Cruzeiros e o segundo navio da classe World, o MSC World America, que será o próximo marco na jornada da Divisão de Cruzeiros em direção a zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050
A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC e o estaleiro Chantiers de l’Atlantique celebraram hoje a entrega do MSC Euribia, o navio que apresenta o design com maior eficiência energética de todos os tempos. A entrega marcou mais um passo significativo na jornada para descarbonizar a frota da Divisão de Cruzeiros e demonstra como será o futuro dos cruzeiros.
O MSC Euribia é a última evolução da popular classe Meraviglia e o segundo navio da Companhia movido a GNL, Gás Natural Liquefeito, o combustível marítimo mais limpo disponível em escala atualmente. O navio possui uma série de tecnologias ambientais inovadoras, incluindo um avançado sistema de tratamento de águas residuais e gerenciamento de resíduos. Ele também foi projetado pensando no futuro, permitindo que incorpore facilmente futuras inovações sustentáveis, como combustíveis sintéticos neutros em carbono e outras alternativas, assim que estiverem disponíveis em escala.
Cerimônia de entrega do MSC Euribia
Créditos: Bernard Biger |
O MSC Euribia é o futuro dos cruzeiros hoje
O MSC Euribia representa um avanço em relação aos navios anteriores da sua classe, construídos para a Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC. Com maior índice de eficiência energética, a expectativa é que ele seja o navio de cruzeiro com o melhor desempenho do mundo, superando os requisitos mais recentes do IMO Energy Efficiency Design Index. Quando em operação, o navio emite até 19% menos gases de efeito estufa por passageiro, por dia, em comparação com os outros navios da mesma classe que utilizam combustíveis marítimos convencionais. Isso equivale até 44% menos emissões de gases de efeito estufa (GEE) por hóspede por dia quando comparado com os navios construídos há apenas 10 anos.
Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, disse: “Com a entrega do MSC Euribia, demos mais um grande passo em direção à nossa meta de zero emissões líquidas de GEE. Juntamente com suas muitas inovações ambientais, o MSC Euribia apresenta um design verdadeiramente inovador em eficiência energética, que proporcionará uma enorme redução nas emissões de GEE ao longo de sua vida útil”.
Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC
Créditos: Ivan Sarfatti |
“Muitas vezes, o foco da descarbonização está apenas nas medidas de suprimentos e, embora seja uma parte importante da transição energética, não devemos esquecer o papel essencial que a eficiência energética desempenhará na redução da demanda de energia atual. A energia mais limpa é a energia que não usamos e o MSC Euribia foi construído com base nesse princípio. É por isso que é considerado um marco tão importante em direção ao nosso objetivo de alcançar operações marítimas com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050.”
MSC EURIBIA – Laurent Castaing, Gerente Geral do estaleiro Chantiers de l’Atlantique, disse: “Estou muito orgulhoso da força do relacionamento entre a MSC Cruzeiros e o Chantiers de l’Atlantique. Este 5º e último navio da Classe Meraviglia marca a conclusão do que já é uma série muito eficiente e a continuação de nossos inovadores projetos ambientais comuns”.
Laurent Castaing, Gerente Geral do estaleiro Chantiers de l’Atlantique
Créditos: Ivan Sarfatti |
Construído para o futuro – tecnologia e design ambiental de última geração
O MSC Euribia foi construído para o futuro. Embora o navio possa ser abastecido com Gás Natural Liquefeito, o projeto prevê que ele possa utilizar combustíveis renováveis hoje e adaptações que permitirão que os navios da Companhia utilizem combustíveis renováveis ainda não disponíveis hoje, como o metanol verde, por exemplo.
Outras tecnologias inovadoras incluem avançado sistema de tratamento de águas residuais e gerenciamento de resíduos. O MSC Euribia conta com sistemas de última geração para tratamento de águas residuais e gestão de resíduos para ajudar a salvar os mares em todo o mundo. As águas residuais são tratadas com uma qualidade muito elevada, com um padrão melhor do que muitos sistemas municipais de tratamento de águas residuais em todo o mundo. A tecnologia atende aos mais rígidos padrões internacionais da IMO – incluindo o chamado padrão Báltico.
Vago acrescentou: “É importante para nós que os nossos navios que estão sendo construídos atualmente estejam prontos para utilizar os novos combustíveis sustentáveis que estão no horizonte. Também queremos garantir que eles possam ser facilmente adaptados com novas tecnologias e eficiências que ajudarão a fornecer zero emissões líquidas de gases de efeito estufa. Este é um navio verdadeiramente construído com o futuro em mente.”
Viagem com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa do MSC Euribia
O MSC Euribia completará a primeira viagem da história com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa. O novo navio, 22º a se juntar à frota da MSC Cruzeiros, navegará de Saint-Nazaire, na França, para Copenhague, na Dinamarca, e alcançará zero emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE) demonstrando que, hoje, a missão é possível.
A navegação com zero emissões utilizará o bio-GNL por meio de um sistema de balanço de massa, o método mais efetivo em termos de custos e mais eficiente do ponto de vista ambiental, proporcionando os benefícios do biogás renovável. Toda a cadeia de abastecimento estará em total conformidade com as normas da União Europeia relativas às Energias Renováveis (RED II) e cada lote individual do total de bio-GNL produzido foi certificado pela International Sustainability & Carbon Certification (ISCC).
A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC está empenhada em atingir zero emissões líquidas de GEE em suas operações marítimas até 2050. A intensidade das emissões de suas operações diminuiu 33,5% desde 2008 e irá alcançar uma redução de 40% antes da meta da IMO de 2030.
A MSC está trabalhando com fornecedores de combustível e outros na implantação de combustíveis sustentáveis, como biocombustíveis avançados e biogás. Olhando para o futuro, o metanol verde provavelmente contribuirá para nossa descarbonização, assim como os eletrocombustíveis (e-fuels) sintéticos, como hidrogênio verde e eGNL. Seu foco é o desenvolvimento de soluções escaláveis que possam ser utilizadas mundialmente.
A Cerimônia da Moeda do MSC World America
A Cerimônia da Moeda do terceiro navio movido a GNL da frota da MSC Cruzeiros e o primeiro com esse combustível que terá como base os Estados Unidos, o MSC World America, também aconteceu hoje, sendo mais um passo rumo à criação de um mundo onde a tecnologia encontra a inovação para uma experiência de cruzeiro mais sustentável. O novo navio, previsto para 2025, apresentará muitas das inovações ambientais presentes no MSC Euribia, mas com outras adicionais, como tecnologia pioneira para praticamente eliminar o escape de metano do GNL durante a operação. As duas madrinhas desta tradicional cerimônia foram Silvia Turbia, da Divisão de Cruzeiros da MSC, e Séverine Blandin, do Chantiers de l’Atlantique.