O Ministério da Economia e Finanças da Itália e a Deutsche Lufthansa AG concordam com uma participação minoritária na ITA Airways
A Deutsche Lufthansa AG adquirirá 41% das ações da ITA Airways por meio de um aumento de capital de 325 milhões de euros – com a opção de adquirir todas as ações restantes em uma data posterior
Oportunidade de crescimento para o Grupo Lufthansa e acesso mais amplo ao importante mercado de aviação italiano
Um ITA mais forte aumentará a concorrência no mercado italiano e melhorará as conexões entre a Europa e outros mercados internacionais
Carsten Spohr: “O acordo de hoje levará a uma situação vantajosa para a Itália, a ITA Airways e o Lufthansa Group”
Hoje, a Deutsche Lufthansa AG chegou a um acordo com o Ministério italiano da Economia e Finanças (Ministero dell’Economia e delle Finanze, MEF) para adquirir uma participação minoritária na transportadora nacional italiana ITA Airways (Italia Trasporto Aereo SpA). A Lufthansa obterá uma participação de 41% na ITA por 325 milhões de euros por meio de um aumento de capital.
A contribuição de capital, portanto, beneficia diretamente a empresa. Como parte do acordo, o MEF também se comprometeu com um aumento de capital de 250 milhões de euros na ITA. Além disso, o MEF e a Lufthansa concordaram em opções para permitir uma possível aquisição das ações remanescentes pela Lufthansa em uma data posterior. O preço de compra das ações remanescentes será baseado no desenvolvimento de negócios da ITA Airways.
A finalização contratual do acordo deverá ser concluída em breve. A aquisição da participação minoritária está sujeita à aprovação das autoridades competentes. Após o fechamento desta transação, espera-se que a ITA Airways e o Grupo Lufthansa iniciem imediatamente sua cooperação em nível comercial e operacional. Como uma companhia aérea de rede, a ITA cooperará estreitamente com o Lufthansa Group para se beneficiar das sinergias do grupo.
A ITA Airways se tornará a quinta operadora de rede no sistema multimarcas e multihub do Grupo Lufthansa. A Itália representa o mercado mais importante fora dos países sede do Grupo e dos Estados Unidos. A Itália é a terceira maior economia da Europa em termos de produto interno bruto, com uma forte economia voltada para a exportação. Esta é uma das muitas razões pelas quais as viagens de negócios de e para a Itália são importantes. Para viajantes particulares, o país mediterrâneo é um dos destinos de lazer mais populares do mundo.
Carsten Spohr, CEO da Deutsche Lufthansa AG disse: “O acordo de hoje levará a uma situação vantajosa para a Itália, a ITA Airways e o Lufthansa Group. E é uma boa notícia para os consumidores italianos e para a Europa, porque um ITA mais forte fortalecerá a concorrência no mercado italiano. Como uma empresa jovem com uma frota moderna e com seu hub eficiente e em expansão em Roma, a ITA se encaixa perfeitamente no Grupo Lufthansa. Em Milão, a ITA atende a uma forte área de captação que também oferece potencial de crescimento. Como parte da família Lufthansa Group, a ITA pode se tornar uma companhia aérea sustentável e lucrativa, conectando a Itália com a Europa e o mundo. Ao mesmo tempo, esse investimento nos permitirá continuar crescendo em um dos nossos mercados mais importantes”.
A ITA Airways foi fundada em novembro de 2020 e conta hoje com aproximadamente 4.000 funcionários. Com sede em Roma, a companhia aérea recebe mais de 10 milhões de passageiros por ano e opera uma frota moderna de 66 aeronaves Airbus. O hub em Roma está idealmente situado para diversificar ainda mais a rede da ITA para a África e a América Latina, oferecendo aos seus clientes uma melhor conectividade com o hemisfério sul. Atualmente, o ITA atende 64 destinos: 21 rotas domésticas, 33 internacionais e 10 intercontinentais.
Como parte do Lufthansa Group, a ITA continuará sendo uma companhia aérea autônoma com sua própria administração e uma forte identidade de marca – em linha com a bem-sucedida estratégia multi-hub, multi-marca e multi-AOC do Grupo Lufthansa. Ao mesmo tempo, a ITA pode se beneficiar das sinergias do Grupo, como acesso à rede de parceiros, gerenciamento central de receita e uso dos canais globais de vendas e marketing do Grupo Lufthansa.
Para garantir que o crescimento da ITA seja sustentável, o Grupo Lufthansa pretende estender o transporte intermodal para tráfego feeder dentro da Itália. Para tanto, o Grupo Lufthansa assinou um Memorando de Entendimento com a empresa ferroviária estatal italiana Ferrovie dello Stato Italiane SpA em fevereiro passado. O objetivo da parceria é transportar cada vez mais passageiros na Itália com conexões ferroviárias de e para suas respectivas conexões aéreas em vários aeroportos italianos. O Lufthansa Group já opera programas de cooperação intermodal semelhantes em seus mercados domésticos, incluindo Deutsche Bahn, Austrian ÖBB e Swiss Federal Railways.