Até o ‘petropolitano-raiz’ que convive com temperaturas mais baixas em mangas de camisa já tirou o casacão do armário e calçou botas. E os turistas que chegam à cidade nesta sexta-feira (20) vem atraídos pela baixa temperatura de apenas 8°C e olha que o inverno só começa em 30 dias. O mês de maio tem sido marcado para um alta do turismo na cidade mais famosa da serra do Rio com uma queda de temperatura bem antes da estação mais fria e de alta temporada. Com mais dois finais de semana este mês, maio deve fechar com a rede hoteleira aquecida, de acordo com a previsão do Petrópolis Convention & Visitors Bureau. A semana começou com 52% de reservas para o final de semana, mas já aumentou para 70% assim que a temperatura caiu em todo o Estado do Rio.
O dia mais ‘quente’ de maio, em temperatura mínima, em Petrópolis, vai ser de 12°C no dia 29. As mínimas vão ficar sempre abaixo de 11°C até o final do mês e as temperaturas máximas em torno de 21°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
É com esse cenário, de muito frio, mas de dias secos, sem chuva, que o setor de gastronomia, além da rede hoteleira, se preparou com cardápios especiais e um ‘aquecimento’ extra, com cobertores e mantas à disposição, além de deliciosas bebidas, como o tradicional chocolate quente, e lareiras acesas, os estabelecimentos criam uma atmosfera aconchegante. Entram nesta pauta o clássico fondue, acompanhado de uma vasta seleção de vinhos. Apesar das temperaturas baixas, também prevalece a tradição cervejeira da cidade e mesmos que os termômetros marquem temperaturas de apenas um dígito, a cerveja gelada continua sendo a pedida, afinal, faz parte das raízes de Petrópolis, com colonização germânica.
E a rede hoteleira e de gastronomia, está preparada para o frio e para receber o turista. Cobertores e mantinhas, cadeiras encapadas com encostos de pelos (sintéticos) de carneiro, aquele chocolate quente e as lareiras estão a postos, assim como o tradicional fondue que não falta nos bares e restaurantes.
“O inverno vem chegando mais cedo. No ano passado, presenciamos um verdadeiro boom de turistas no início de maio, quando as temperaturas despencaram, e esse movimento intenso persistiu até o final de julho”, revela Samir el Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau. Este ano, a rede hoteleira, composta por 6,5 mil leitos, já registra uma demanda crescente com ocupação de 80% nos finais de semana. “O desafio agora é manter essa alta taxa também nos dias úteis”, enfatiza Samir.
Cafeterias e delicatessens também têm ficado lotadas em especial nas tardes. É um programa muito acolhedor, muito intimista, ter essa pausa para um café, um chocolate e uma torta. Na Katz Chocolates, uma das mais tradicionais da cidade, o cardápio de inverno além do fondue, reserva delícias como o “capuccino da realeza”, com borda de Nutella e o “café serrano” com leite condensado e chantilly.
“O movimento está bem acelerado já. Nosso público é formado por 90% de turistas e o pessoal está vindo curtir o frio e procurando as bebidas e pratos de inverno para aquecer corpo e alma”, afirma Luciana Montesso, gerente da rede.
Comércio prevê vendas 20% maiores este ano
Além das atividades turísticas, o comércio também prevê um incremento nas vendas. À medida que as temperaturas caem, o apetite por compras aumenta, especialmente para os turistas que chegam à cidade desprevenidos, com roupas mais leves.
Os polos de moda da cidade já verificam um aumento do fluxo de compradores, como a tradicional e famosa Rua Teresa. “As lojas estão preparadas para atender o público de acordo com a preferência e estilo de cada um. Há peças para todos os corpos e gostos e, claro, facilidades nas compras.”, afirma Denise Fiorini, presidente da ARTE – Associação da Rua Teresa.
Quanto mais frio, mais aquecidas ficam as compras, principalmente para o turista que encontra na cidade uma oferta imensa nos polos de moda de roupas de inverno. “Neste ano, esperamos que a temporada do inverno represente um aumento de pelo menos 20% nas vendas, em comparação com o mesmo período do ano passado”, afirma o presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini.
“Petrópolis é um charme no inverno, essa é a questão. Os passeios, os museus, as compras e até mesmo os dias mais quentes, que sobressaem nos distritos, fazem a cabeça do turista. A cidade está preparada para oferecer essa experiência acolhedora, afetiva e intimista”, aponta Samir el Ghaoui.