Nova funcionalidade permite que clientes comprem de qualquer fornecedor do mercado, agilizando o processo de viagens e eliminando burocracias financeiras
A Portão 3, fintech líder em gestão de pagamentos para empresas LATAM, lança no Web Summit Rio 2023 seu produto de Open Booking voltado para grandes corporações. A solução foi criada para oferecer uma alternativa mais moderna e eficiente de viagens corporativas, resolvendo uma grande “dor” dos clientes que é a gestão de custos para o departamento financeiro das empresas. O Open Booking é uma nova abordagem que permite aos colaboradores reservar suas próprias viagens, hotéis e carros de aluguel, com a aprovação da empresa, em qualquer agência e fornecedor do mercado.
Como diferencial, o produto de Open Booking desenvolvido pela Portão 3 possibilita o acesso a um grande número de hotéis, aéreos e serviços de mobilidade de livre escolha, ou seja, o cliente pode comprar onde quiser. Além disso, a ferramenta fará o processo de desburocratização do processo financeiro do cliente, cuidando do fluxo de aprovação, emissão do cartão, conciliação financeira, entre outros. Os gestores também terão acesso a relatórios detalhados sobre as despesas com viagens, possibilitando uma tomada de decisão mais inteligente e uma redução de custos mais significativa.
O sistema de Open Booking da Portão 3 possibilita, ainda, que a empresa centralize, em uma mesma ferramenta, todos os fornecedores, como agências de viagens e sites que disponibilizam passagens e aluguel de carros. A empresa pode, então, liberar aquelas com as quais pretende trabalhar, controlando melhor a gestão e política de gastos com viagens corporativas. “Nas conversas que temos com nossos clientes, percebemos que, em se tratando de pagamentos relativos à viagens, que é uma conta altíssima da empresa, o que realmente agregaria valor seria colocar na mão do cliente a opção de onde comprar, o que é muito difícil para uma empresa com um volume grande de viagens”, explica Fernando Nery, cofundador da Portão 3. “Com a criação desse sistema centralizado, conseguimos resolver o problema”.
Segundo Nery, o objetivo final é facilitar todo o trabalho para ambas as partes, reduzindo custos e aumentando a transparência, rapidez e eficiência na gestão de viagens corporativas. Ele lembra que, para as empresas, gerenciarem custos de viagens corporativas pode ser um processo trabalhoso e, muitas vezes, caro. Sendo assim, destaca, que o mercado tem buscado tecnologias que minimizem essas questões .
De acordo com um levantamento da Global Business Travel Association (GBTA), 45% dos colaboradores de uma empresa gastam cerca de duas horas para planejar uma viagem, enquanto 36% demoram entre 1 e 2 horas e 9% levam mais de duas horas nessa preparação. “Com o aumento da demanda por viagens como forma de expandir seus negócios, as empresas não podem se dar ao luxo de permitir que seus colaboradores gastem tanto tempo assim com esse processo, por isso a necessidade de investir em ferramentas que agilizem o gerenciamento desses deslocamentos”, ressalta.
Nesta fase inicial, a ferramenta de Open Booking da Portão 3 estará disponível apenas para clientes da fintech, mas, em breve, será disponibilizada para todo o mercado, visto que a funcionalidade está em fase de estudos.
Sobre Portão 3:
Criada no início de 2020, a Portão 3 desenvolveu uma tecnologia em nuvem capaz de reduzir em mais de 33% o tempo gasto com os processos de gestão de pagamentos e despesas corporativas, tornando mais rápido e fácil para as empresas controlar os gastos de seus colaboradores com viagens e mobilidade e dando mais autonomia para os funcionários quando estão em trânsito. Com a solução desenvolvida pela fintech, é possível fazer desde a reserva de viagens até a captura automática de notas fiscais e a emissão de relatórios em tempo real, simplificando o controle das despesas e cupons fiscais. Em 2023, recebeu o certificado de Most Loved Workplace®.