Grupo relata lucro anual de AED 10,9 bilhões (US$ 3,0 bilhões), um novo recorde de lucro e receita e uma reviravolta significativa em relação ao ano passado
A receita do grupo de AED 119,8 bilhões (US$ 32,6 bilhões) aumentou 81% com forte demanda de clientes em todo o mundo com quase todas as restrições de viagem removidas.
Termina o ano com o maior saldo de caixa de todos os tempos, AED 42,5 bilhões (US$ 11,6 bilhões).
O Grupo declarou um dividendo de AED 4,5 bilhões (US$ 1,2 bilhão) para sua proprietária ICD, Investment Corporation of Dubai.
Reembolsa AED 3,0 bilhões (US$ 817 milhões) de dívida contraída durante a crise do COVID-19, parcialmente antes do vencimento.
O presidente credita o desempenho recorde e o sucesso contínuo do Grupo à liderança de HH Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum e às políticas progressistas de Dubai.
A Emirates relata seu ano mais lucrativo de todos os tempos, com lucro de AED 10,6 bilhões (US$ 2,9 bilhões), em comparação com AED 3,9 bilhões (US$ 1,1 bilhão) de perda no ano anterior
A receita aumentou 81% para AED 107,4 bilhões (US$ 29,3 bilhões), já que a companhia aérea restaurou sua rede global e restabeleceu mais voos de passageiros.
A capacidade da companhia aérea aumentou 32% para 48,2 bilhões de ATKMs, com duas novas aeronaves cargueiras 777 adicionadas à sua frota.
A dnata registra um lucro de AED 331 milhões (US$ 90 milhões), um crescimento sólido em relação ao lucro de AED 110 milhões (US$ 30 milhões) no ano passado
A receita aumentou 74% para AED 14,9 bilhões (US$ 4,1 bilhões), refletindo a recuperação pandêmica em andamento em todas as divisões de negócios nos Emirados Árabes Unidos e no mundo.
Expande presença global com o lançamento de operações em Zanzibar, Tanzânia; novas operações de carga na Alemanha e no Canadá, e aquisição da propriedade total das operações de assistência em escala no Brasil.
DUBAI, Emirados Árabes Unidos, 11 de maio de 2023 – O Emirates Group divulgou hoje seu Relatório Anual de 2022-23 , relatando seu ano mais lucrativo de todos os tempos devido à forte demanda em seus negócios.
A Emirates alcançou um novo recorde de lucros, uma reviravolta completa em relação à sua posição de prejuízo no ano passado.
Tanto a Emirates quanto a dnata tiveram aumentos significativos de receita em 2022-23, à medida que o Grupo expandia seu transporte aéreo e operações relacionadas a viagens após a remoção de quase todas as restrições relacionadas à pandemia em todo o mundo.
No ano fiscal encerrado em 31 de março de 2023, o Emirates Group registrou um lucro recorde de AED 10,9 bilhões (US$ 3,0 bilhões), em comparação com uma perda de AED 3,8 bilhões (US$ 1,0 bilhão) no ano passado. A receita do Grupo foi de AED 119,8 bilhões (US$ 32,6 bilhões), um aumento de 81% em relação aos resultados do ano passado. O saldo de caixa do Grupo foi de AED 42,5 bilhões (US$ 11,6 bilhões), o maior já registrado, 65% acima do ano passado, principalmente devido à forte demanda em suas principais divisões de negócios e mercados.
HH Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e diretor executivo da companhia aérea e grupo Emirates, disse: “Estamos orgulhosos de nosso desempenho em 2022-23, que não é apenas uma recuperação total, mas também um resultado recorde. Essa conquista não teria sido possível sem HH Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos e governante de Dubai, cuja liderança tem sido fundamental para nosso sucesso hoje e ao longo dos anos. O arquiteto das políticas econômicas progressistas de Dubai, HH Sheikh Mohammed é também o motor por trás da trajetória do Emirates Group. Sem sua motivação e apoio, a Emirates teria metade do tamanho que temos hoje.”
Ele acrescentou: Estou orgulhoso do desempenho do Emirates Group em 2022-23 e de nossa contribuição para a restauração do transporte aéreo e do turismo nos mercados que atendemos, incluindo o impressionante crescimento anual de 97% em visitantes internacionais de Dubai em 2022. O Grupo é o maior player no setor de aviação dos Emirados Árabes Unidos, que sustenta mais de 770.000 empregos e gera uma contribuição estimada para o PIB de mais de US$ 47 bilhões (AED 172,5 bilhões). Com nossos planos de crescimento e de acordo com a Agenda Econômica D33 de Dubai, esperamos aumentar significativamente nossa contribuição para o PIB dos Emirados Árabes Unidos na próxima década por meio de empregos diretos e indiretos, gastos com cadeia de suprimentos, gastos com turismo e benefícios comerciais e comerciais do movimentação de cargas”.
Comentando sobre o desempenho da recuperação do Grupo em 2022-23, Sheikh Ahmed disse: “Havíamos antecipado o forte retorno das viagens e, como as últimas restrições de viagens foram suspensas e desencadearam uma onda de demanda, estávamos prontos para expandir nossas operações com rapidez e segurança para atender nossos clientes. Nossos investimentos contínuos em nossa marca e em nossos produtos e serviços ajudaram a aumentar a preferência do cliente e nos posicionar favoravelmente no mercado. Como resultado, entregamos um desempenho financeiro recorde e saldo de caixa para o ano financeiro de 2022-23. Isso reflete a força de nosso modelo de negócios comprovado, nosso cuidadoso planejamento futuro, o trabalho árduo de todos os nossos funcionários e nossas sólidas parcerias em todo o ecossistema de aviação e viagens”.
Para apoiar as operações expandidas e reforçar as capacidades futuras do Grupo, a Emirates e a dnata intensificaram a atividade de recrutamento em todo o mundo durante o ano. Como resultado, a força de trabalho total do Grupo aumentou 20% para 102.379 funcionários, representando mais de 160 nacionalidades diferentes.
Em 2022-23, o Grupo investiu coletivamente AED 7,2 bilhões (US$ 2,0 bilhões) em novas aeronaves, instalações, equipamentos, empresas e as tecnologias mais recentes para posicionar o negócio para crescimento futuro. Nossos compromissos incluem: um enorme programa multibilionário de modernização de cabines de aeronaves; um pedido de 5 novos cargueiros 777; a construção de um novo centro de formação de pilotos; a abertura da Bustanica, a maior fazenda vertical do mundo em Dubai em parceria com a CropOne; nova aeronave de treinamento para seus cadetes na Emirates Flight Training Academy; a aquisição de 30% das ações pela dnata para obter a propriedade total de suas operações de assistência em escala no Brasil; e a construção de uma nova instalação de carga avançada em Erbil, no Iraque.
O Emirates Group também continuou a progredir em sua jornada de sustentabilidade durante o ano. Notavelmente, assinou o Pacto Global das Nações Unidas, uma iniciativa voluntária em que a Emirates e a dnata trabalharão para tornar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Princípios da ONU parte de sua estratégia, cultura e operações. O Grupo também assinou o compromisso do Conselho de Equilíbrio de Gênero dos Emirados Árabes Unidos de aumentar a representação feminina em cargos de gestão de nível médio para 30% em todo o país até 2025.
Entre suas inúmeras iniciativas ambientais, um destaque importante para a Emirates foi a realização bem-sucedida de um voo de demonstração com 100% de combustível de aviação sustentável (SAF) em um motor de um Boeing 777. Esta iniciativa pioneira na região contribui para dados e esforços coletivos da indústria para permitir um futuro de vôo 100% SAF. A dnata em 2022-23 prometeu investir US$ 100 milhões (AED 367 milhões) em 2 anos para melhorar a eficiência ambiental em seus negócios globais, apoiando sua meta de reduzir sua pegada de carbono em 50% até 2030.
Durante o ano, o Grupo apoiou várias iniciativas comunitárias e humanitárias em seus mercados, incluindo esforços de socorro para as enchentes no Paquistão e o terremoto na Turquia e na Síria. Também continuou a participar de incubadoras de inovação e a apoiar programas que criam um pipeline de talentos qualificados da aviação e desenvolvem soluções futuras para o setor.
Sheikh Ahmed disse : “Em 2022-23, não apenas recuperamos a maioria de nossas operações, mas também aumentamos nossa pegada e capacidades investindo em pessoas, produtos e novas tecnologias – demonstrando nossa agilidade e capacidade. Continuamos a estabelecer bases sólidas para o sucesso futuro e nos unimos a parceiros para expandir nossos negócios e colaborar em soluções inovadoras para viagens e aviação. À medida que nossos negócios se expandem, aumenta também nossa capacidade de causar um impacto positivo nas comunidades que servimos. Somos firmes em nosso compromisso de agregar valor aos nossos clientes e partes interessadas, minimizando nosso impacto ambiental.
“Entramos em 2023-24 com uma forte perspectiva positiva e esperamos que o Grupo continue lucrativo. Vamos trabalhar duro para atingir nossas metas, mantendo uma vigilância apertada sobre a inflação, os altos preços dos combustíveis e a incerteza política e econômica”.
Desempenho da Emirates
A capacidade total de passageiros e carga da Emirates aumentou 32% para 48,2 bilhões de ATKMs em 2022-23, já que a companhia aérea continuou a restabelecer os serviços de passageiros em sua rede de acordo com o levantamento das restrições de voos e viagens relacionadas à pandemia.
Além de lançar serviços para Tel Aviv, a Emirates relançou voos para seis destinos e aumentou as operações para 62 cidades em sua rede ao longo do ano para atender à forte demanda dos clientes. Em 31 de março de 2023, a rede da Emirates compreendia 150 destinos em seis continentes, incluindo 9 cidades atendidas apenas por sua frota de cargueiros.
A Emirates também implantou sua principal aeronave A380 em ainda mais cidades durante o ano, levando sua rede A380 para 43 destinos em 31 de março de 2023.
Permitindo que seus clientes acessem ainda mais destinos, a Emirates assinou acordos com novos parceiros de codeshare em 2022-23, principalmente com a United Airlines e a Air Canada, expandindo a conectividade da companhia aérea nas Américas para mais de 200 novos pontos, além de benefícios mútuos do programa de milhagem. A Emirates também reforçou suas parcerias estratégicas com a Qantas e flydubai e adicionou novos parceiros interline e codeshare: Airlink, AEGEAN, ITA Airways, Air Tanzania, Bamboo Airways, Batik Air, Philippine Airlines, Royal Air Maroc e Sky Express.
A Emirates recebeu duas novas aeronaves cargueiras 777 durante o exercício financeiro. Também eliminou 4 aeronaves mais antigas, compostas por 2 A380, 1 Boeing 777-300ERs e 1 Cargueiro. Sua contagem total de frota no final de março era de 260 unidades, com uma idade média da frota jovem de 9,1 anos.
A carteira de pedidos da Emirates é de 200 aeronaves, incluindo 5 pedidos adicionais de cargueiros Boeing 777-300ER anunciados durante 2022-23. A estratégia de longa data da companhia aérea de operar aeronaves modernas e eficientes permanece inalterada, um compromisso que sustenta a promessa da marca Fly Better, pois uma frota jovem é melhor para o meio ambiente, melhor para as operações e melhor para os clientes.
Com a implantação de capacidade significativamente aprimorada na maioria dos mercados, a receita total da Emirates para o ano fiscal aumentou 81% para AED 107,4 bilhões (US$ 29,3 bilhões). As flutuações cambiais em alguns dos principais mercados da companhia aérea, notadamente o euro, a libra esterlina e a desvalorização da rupia paquistanesa, afetaram significativamente a lucratividade da companhia aérea em AED 4,5 bilhões (US$ 1,2 bilhão).
Os custos operacionais totais aumentaram 57% em relação ao exercício anterior. O custo de propriedade (depreciação e amortização) e o custo do combustível foram os dois maiores componentes de custo para a companhia aérea em 2022-23, seguidos pelo custo dos funcionários. O combustível representou 36% dos custos operacionais, em comparação com 23% em 2021-22. A conta de combustível da companhia aérea aumentou 143% para AED 33,7 bilhões (US$ 9,2 bilhões) em comparação com o ano anterior, devido a um aumento maior de 49% em linha com a expansão da capacidade e um preço médio de combustível mais alto, que aumentou 48%.
Com a remoção das restrições de viagens relacionadas à pandemia em todo o mundo, a companhia aérea melhorou substancialmente seus resultados financeiros e registrou um lucro recorde de AED 10,6 bilhões (US$ 2,9 bilhões) após a perda de AED 3,9 bilhões (US$ 1,1 bilhão) no ano passado, e um excepcional margem de lucro de 9,9%, refletindo o melhor desempenho da história da companhia aérea.
A Emirates transportou 43,6 milhões de passageiros (um aumento de 123%) em 2022-23, com um aumento de 78% na capacidade de assentos . A companhia aérea relata um fator de assento de passageiro de 79,5%, em comparação com o fator de assento de passageiro do ano passado de 58,6%; e um aumento de 7% no rendimento do passageiro para 37,5 fils (10,2 centavos de dólar) por Receita de Passageiro por Quilômetro (RPKM), devido a uma mudança na combinação de cabines e rotas, tarifas e moeda.
A Emirates continuou a investir na entrega de experiências cada vez melhores aos clientes. Durante o ano, lançou sua experiência completa na Premium Economy com feedback extremamente positivo dos clientes, colocou em serviço os primeiros 6 de seus A380 recém-reformados com interiores de cabine completamente renovados e abriu o ‘Emirates World’ – um conceito moderno de loja de varejo que será gradualmente introduzidos em outros mercados-chave. Também anunciou um investimento de US$ 350 milhões em sistemas de entretenimento a bordo de nova geração para sua frota A350.
Com foco contínuo em iniciativas digitais para fornecer aos clientes viagens rápidas e seguras, a Emirates também assinou um acordo histórico de dados biométricos com a Direção Geral de Residência e Assuntos Estrangeiros em Dubai para acelerar a jornada dos viajantes na chegada.
A Emirates SkyCargo apresentou um desempenho sólido, contribuindo com 16% da receita da companhia aérea, apesar da redução na capacidade disponível, pois as aeronaves que foram temporariamente convertidas em “mini cargueiros” durante a pandemia retornaram ao serviço total de passageiros.
Em 2022-23, a divisão de carga da Emirates reforçou sua liderança em transporte de cadeia fria, aproveitando a experiência e a infraestrutura avançadas que a tornaram a transportadora preferida para o transporte de medicamentos sensíveis à temperatura durante a pandemia e outros itens perecíveis.
A Emirates SkyCargo manteve sua vantagem na indústria global de frete aéreo concentrando-se em seus clientes, trazendo soluções inovadoras para o mercado e alavancando sua frota e capacidades de rede. Durante o ano, a divisão de carga assinou MoUs comerciais com a United Airlines e a Air Canada para expandir o alcance de sua rede e a capacidade para os clientes; introduziu um novo canal digital, WebCargo, para que os clientes acessem e reservem diretamente seus voos para embarques de carga; e lançou a Emirates Delivers UK, expandindo sua solução de remessa de comércio eletrônico para clientes dos Emirados Árabes Unidos.
A Emirates SkyCargo também implantou sua experiência e capacidade para transportar mercadorias de socorro para o Paquistão, Turquia e Síria em parceria com a Cidade Humanitária Internacional de Dubai.
Com uma demanda constante de frete aéreo ao longo do ano, a divisão de carga da Emirates registrou uma sólida receita de AED 17,2 bilhões (US$ 4,7 bilhões). Este foi um declínio de 21% em relação ao desempenho excepcional do ano passado causado pela pandemia.
O rendimento do frete por quilômetro de tonelada de frete (FTKM) aumentou 3%, apesar de mais capacidade de carga ter retornado ao mercado global, mas geralmente permaneceu em níveis altos em comparação com o mercado pandêmico devido à demanda constante e forte.
A tonelagem transportada diminuiu 14%, atingindo 1,8 milhões de toneladas, devido à redução da capacidade disponível do cargueiro durante todo o ano, com o restabelecimento de mais serviços de passageiros. No final de 2022-23, a frota total de cargueiros da Emirates SkyCargo era de 11 Boeing 777Fs.
A receita do portfólio de hotéis da Emirates em relação ao ano passado aumentou 12% para AED 675 milhões (US$ 184 milhões), refletindo o aumento no tráfego de turismo, principalmente para Dubai.
A Emirates demonstrou consistentemente a capacidade e o compromisso de cumprir suas obrigações contratuais. Além de pagar os passivos de financiamento relacionados a aeronaves no vencimento, pagou com sucesso AED 3,0 bilhões (US$ 817 milhões) a mais do total de AED 17,5 bilhões (US$ 4,8 bilhões) arrecadados durante a crise do COVID-19. Essa garantia continua a fortalecer a confiança de seus parceiros financeiros em seu modelo de negócios e permitiu à Emirates reavaliar AED 4,5 bilhões (US$ 1,2 bilhão) de dívidas durante este exercício financeiro e aumentar ainda mais AED 1,2 bilhão para financiar a aquisição de dois novos cargueiros B777 aeronaves por meio de um arrendamento financeiro islâmico com margens altamente efetivas.
Diante do aumento das taxas de juros, a Emirates administrou habilmente sua exposição líquida e mitigou efetivamente o impacto das flutuações das taxas nos resultados. Além disso, o programa proativo de gestão de risco cambial garantiu estabilidade e resiliência financeiras contínuas, empregando uma série de estratégias de hedge, incluindo contratos a termo e hedges naturais.
A Emirates encerrou o ano fiscal com um nível excepcional de ativos de caixa de AED 37,4 bilhões (US$ 10,2 bilhões), 79% maior em comparação com 31 de março de 2022.
desempenho do dna
A recuperação da pandemia foi sentida em quase todos os negócios da dnata e, em 2022-23, a dnata aumentou seu lucro em 201% para AED 331 milhões (US$ 90 milhões).
Com o crescimento da atividade de voos e viagens em todo o mundo, a receita total da dnata aumentou 74%, para AED 14,9 bilhões (US$ 4,1 bilhões). Os negócios internacionais da dnata respondem por 72% de sua receita, um aumento de 10% em relação ao ano anterior. Ao longo do ano, a dnata trabalhou em estreita colaboração com seus clientes durante os desafios da escassez de mão de obra e o aumento da inflação em seus principais mercados, como Reino Unido, EUA, Europa e Austrália.
Estabelecendo as bases para o crescimento futuro, os investimentos da dnata em 2022-23 totalizaram AED 467 milhões (US$ 127 milhões). Os investimentos significativos durante o ano incluíram: um novo centro de carga em Amsterdã, Holanda; novas e modernas instalações de equipamentos de carga e serviços terrestres em Erbil, Iraque; a implantação global de seu avançado sistema “OneCargo” para digitalizar e automatizar funções de negócios; a expansão das operações da marhaba em Dubai e Zanzibar; e a reabertura de instalações de restauração renovadas em Sydney com instalações energeticamente eficientes e atualizações de equipamentos.
Em 2022-23, os custos operacionais da dnata aumentaram 74% para AED 14,6 bilhões (US$ 4,0 bilhões), em linha com a expansão das operações em suas divisões de Operações Aeroportuárias, Catering e Viagens e impactadas pela pressão inflacionária em todos os mercados, principalmente de mão de obra e alimentos fornecer.
o saldo de caixa da dnata melhorou em mais de AED 200 milhões, para AED 5,1 bilhões (US$ 1,4 bilhão). O caixa líquido usado em atividades de financiamento, principalmente pagamentos de empréstimos e arrendamentos, totalizou AED 906 milhões (US$ 247 milhões), enquanto o negócio utilizou caixa líquido de AED 528 milhões (US$ 144 milhões) em atividades essenciais de investimento. O negócio teve um fluxo de caixa operacional positivo de AED 1,4 bilhão (US$ 381 milhões) em 2022-23, um reflexo das melhorias substanciais na receita.
A receita das operações aeroportuárias da dnata, incluindo movimentação de carga e solo, aumentou para AED 7,2 bilhões (US$ 2,0 bilhões).
O número de manobras de aeronaves realizadas pela dnata globalmente cresceu 35% para 712.383, a carga movimentada caiu 8% para 2,7 milhões de toneladas, refletindo o aumento da atividade de voo nos mercados à medida que as últimas restrições pandêmicas foram suspensas e os clientes da dnata restabeleceram os serviços.
Durante 2022-23, a dnata lançou suas operações de assistência em escala no terminal recém-construído do Aeroporto Internacional Zanzibar Abeid Amani Karume, juntamente com a Emirates Leisure Retail (ELR) e a MMI como concessionária principal para todos os alimentos e bebidas, lojas duty free e comerciais no terminal. Também expandiu as operações no Canadá, fazendo parceria com o Grupo GTA para oferecer serviços de carga com qualidade e segurança em Calgary e Vancouver.
O negócio de catering e varejo da dnata respondeu por AED 4,8 bilhões (US$ 1,3 bilhão) da receita da dnata, um aumento de 187%. O negócio de catering a bordo elevou 111,4 milhões de refeições para clientes de companhias aéreas, quase três vezes o número de refeições do ano passado, já que seus clientes de companhias aéreas em todo o mundo restauraram suas operações de voo.
A divisão Catering & Retail da dnata aumentou substancialmente a produção para apoiar as companhias aéreas a reiniciar suas operações de voo após a pandemia, especialmente na Austrália e em seus principais mercados do Reino Unido e dos EUA. Também trabalhou extensivamente com seus clientes na flexibilização de seus cardápios para abordar questões da cadeia de suprimentos e inflação de alimentos.
Nos Emirados Árabes Unidos, a Alpha Flight Services (Alpha), subsidiária da dnata, assinou um contrato de concessão segundo o qual fornecerá serviços de catering para mais de 10 companhias aéreas no aeroporto internacional Ras Al Khaimah , operará três lojas de F&B, bem como o lounge do aeroporto.
Contratos notáveis para a divisão de catering em 2022-23 incluem: contratos de catering plurianuais com a mais nova companhia aérea da Austrália, Bonza, e com a Air India para seus voos em Londres, Birmingham e Milão; contratos com a United Airlines e a Edelweiss Air para seus voos na Jordânia; e com a Lufthansa e a Swiss International Air Lines em Cingapura.
A receita da divisão de serviços de viagens da dnata cresceu 227%, para AED 2,3 bilhões (US$ 618 milhões). O valor total da transação (TTV) relatado dos serviços de viagens vendidos aumentou 203% para AED 7,0 bilhões (US$ 1,9 bilhão), um crescimento substancial em relação ao ano passado. Isso reflete a situação anormal do ano passado, em que o negócio estava se recuperando de cancelamentos de reservas relacionados ao COVID-19.
Em 2022-23, a dnata Representation Services aumentou seu suporte de atendimento ao cliente existente para a Lufthansa na Europa e aumentou seu relacionamento com a American Airlines, fornecendo uma gama de serviços de vendas e marketing para a transportadora como seu agente geral de vendas na Índia. dnata tornou-se o parceiro de viagens preferido no Oriente Médio para a American Express Global Business Travel, plataforma de viagens B2B líder mundial; e aprimorou sua parceria de longa data com o Club Med para trazer férias personalizadas e com tudo incluído a tarifas exclusivas mais próximas dos viajantes do GCC.
Nos Emirados Árabes Unidos, a dnata expandiu sua presença no varejo com a abertura de uma nova loja de viagens em Dubai Hills. Refletindo o aumento do número de visitantes e a demanda por experiências em Dubai, a Arabian Adventures expandiu e aprimorou sua popular experiência ‘Safari noturno’ na Reserva de Conservação do Deserto de Dubai e relançou uma edição aprimorada de seu exclusivo Jeep Adventure Safari.
O especialista em atacado de lazer da dnata, Yalago, expandiu suas equipes globais nos mercados e registrou um aumento de 92% ano a ano nas reservas de hotéis em 2022.
O Relatório Anual 2022-23 completo do Grupo Emirates – compreendendo Emirates, dnata e suas subsidiárias – está disponível em: www.theemiratesgroup.com/annualreport