Connection foi apresentado à imprensa e autoridades em Porto Alegre
Uma breve viagem repleta de experiências sensoriais com selecionados produtos de Indicação Geográfica (IG) aconteceu durante apresentação do Connection Terroirs do Brasil nesta quarta-feira (5). O encontro reuniu autoridades e imprensa no Lola Bar de Tapas, na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre.
A 6ª edição do Connection terroirs do Brasil acontece de 17 a 21 de maio em Gramado e tem como correalizador o Sebrae RS. “Esse evento surgiu na pandemia e nossa motivação está em provocar conexões, principalmente com o turismo, para agregar e deixar legados”, comenta a CEO do Connection Terroirs do Brasil, Marta Rossi.
Em sua fala de boas-vindas, Ayrton Pinto Ramos, diretor técnico do Sebrae RS, apontou a importância da valorização dos produtos com IG para o desenvolvimento de regiões. “O turismo e os produtos com IG estão vinculados na agregação de valor, nossa atuação foca no micro empreendedor e o turismo é 99% micro, e a IG surgiu de pequenos negócios”, frisa.
No início da viagem sensorial, os convidados foram recepcionados com chá gelado de erva-mate, planta nativa da Mata Atlântica que existe de forma natural apenas no Sul da América do Sul, e foi introduzida pelos índios guaranis.
Um dos pontos altos do evento ficou a cargo do azeitólogo do Parque Olivas de Gramado, André Bertolucci, que apresentou uma degustação sensorial de dois blends com as variedades: arbequina, koroneiki e coratina, e arbequina, koroneik com infusão aromática de cacau.
Pra finalizar a viagem sensorial, a mesa de coquetel foi composta com produtos com Indicação Geográfica (IG): Chocolate Artesanal de Gramado, Azeite de Oliva de Gramado, Queijo Artesanal Serrano dos Campos de Cima da Serra, Mel Branco de Cambará do Sul, Vinhos do Vale dos Vinhedos, doces de Pelotas e erva-mate. O coordenador de IGs do Sebrae RS, André Bordignon, fez uma breve explicação sobre a procedência dos produtos da Mesa Terroir.
Como participar do evento em maio
De 17 a 21 de maio, o evento vai reunir palestrantes nacionais e internacionais dos países Peru, Colômbia, Itália e França, com expertises no assunto, conectando com painelistas nacionais e cases de sucesso. O Palácio dos Festivais será o grande palco para a apresentação dos temas da 6ª edição do Connection Terroirs do Brasil.
Programação intensa
A programação do Connection se estende pela Rua Coberta com exposições, demonstração e degustação de produtos com Indicação Geográfica (IG), e também ocupará a Sociedade Recreio Gramadense com rodadas de negócios. Além disso, terá três roteiros de benchmarking (mediante adesão) para Gramado, Cambará do Sul e Bento Gonçalves.
– Palácio dos Festivais: área de conteúdo com painéis que conectam palestrantes e cases nacionais e internacionais;
– Rodada de Negócios: para IG’s na sociedade Recreio Gramadense para proporcionar reuniões entre compradores e vendedores;
– Alameda Terroir: um espaço de promoção e comercialização de produtos e destinos, com stands que atenderão tanto compradores, quanto consumidores finais, e turistas, funcionando de quinta e domingo na Rua Coberta;
– Um espaço para promover a Origem Brasil, com programação de horários para workshops dos produtos (degustações, demonstrações, experiências, etc);
– 3 Roteiros de Benchmarking: no sábado e domingo, sendo um em Cambará do Sul com foco em sustentabilidade, biodiversidade e turismo; outro em Gramado com foco em mercado, eventos e turismo; e mais um em Bento Gonçalves, com cases de governança, identidade territorial, cultura da cooperação e turismo.
As inscrições já podem ser realizadas pelo site no valor de R$499,00. O evento é voltado a agente de viagens que deseja conhecer novos produtos para oferecer a seus clientes, destinos que já possuem produtos Terroir ou produtores de Terroir que querem se aperfeiçoar, além de gestores e agentes públicos.
Mais informações no site: connectionexperience.com.br e nas redes sociais: @connection_experience. A criação e realização do evento é da Rossi & Zorzanello que conta com Sebrae Rio Grande do Sul como correalizador.
Foto: Ayrton Pinto Ramos, diretor técnico do Sebrae RS, Marta Rossi, Amanda Paim coordenadora estadual da economia criativa e turismo do Sebrae RS, Eduardo Zorzanello e André Bordignon, coordenador de IGs
créditos Rafael Cavalli