Entre os dias 3 e 5 de abril, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), realizará uma ação abrangente para promover os destinos de Minas Gerais, celebrar a cultura mineira e firmar parcerias na maior feira de turismo da América Latina, a WTM Latin America. O evento será sediado em São Paulo e tem previsão de receber mais de 20 mil profissionais do setor e 565 empresas expositoras, ampliando oportunidades de negócios.
Os principais atrativos do estado – a exemplo da cozinha mineira, dos patrimônios históricos, da arte e do artesanato – estarão representados no espaço de 200 m², projeto arquitetônico de Gustavo Penna e design assinado pela Greco Design. Essa participação é importante para o turismo mineiro, tendo em vista a possibilidade de projetar ainda mais o Estado, atraindo investimentos que podem ser reverter na geração de emprego e renda, estimulando o desenvolvimento econômico, social e cultural.
Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, ações como essa contribuem para manter o posicionamento do estado dentre os principais destinos turísticos do país, o que foi conquistado a partir do trabalho realizado pelo Governo de Minas, junto com os municípios e os diversos agentes que compõem o trade turístico.
“Todo esse movimento demonstra como Minas Gerais desponta hoje no cenário nacional como o segundo maior destino escolhido pelos turistas brasileiros. Além disso, vale destacar que o nosso estado, em 2022, foi o que registrou o maior crescimento no volume das atividades turísticas, com aumento de 38,7%, no comparativo com 2021. E, recentemente, a Fundação João Pinheiro (FJP) revelou que Minas Gerais teve a maior participação no PIB brasileiro das duas últimas décadas, cerca de 9,3%, com um volume de aproximados R$ 925 bilhões. A busca pela qualificação e estruturação dos serviços, algo que o Governo de Minas, junto com os diversos parceiros, tem trabalhado intensamente nos últimos anos, produziu um grande diferencial nesse contexto”, comenta Leônidas Oliveira.
Cultura mineira na programação
Durante os três dias, haverá uma série de encontros em que serão cumpridas agendas institucionais, especialmente na parte da manhã. Também acontecerá programação especial, a partir da tarde, com expressões das afromineiridades representadas pelo Congado de São Benedito de Poços de Caldas, além da tradição da música popular, com a viola de Gustavo Costa.
A efervescência da moda também estará representada numa ação conjunta com a CDL-BH. Luiz Cláudio Silva, à frente da marca Apartamento 03; Georgiana Mascarenhas, da Barbara Bela, que atua no mercado há 40 anos; e Gláucia Fróes, uma das fundadoras da Plural, vão levar peças de suas coleções mais recentes para uma apresentação especial para os visitantes do nosso stand.
Destinos turísticos mineiros em tela
Quem passar pela WTM Latin America também verá os principais destinos mineiros projetados num painel cujo formato em duas pirâmides espelhadas remete à bandeira de Minas Gerais. Com conteúdo concebido pela Empresa Mineira de Comunicação (EMC), a instalação audiovisual vai proporcionar uma experiência imersiva ao visitante, que terá um gostinho de como é estar em Minas.
Essas projeções vão dialogar com as paisagens sonoras que remetem à mineiridade, criando uma ambientação capaz de transportar o público para alguns lugares icônicos, a exemplo das igrejas barrocas. Além da visão e da audição, o paladar também será explorado por meio da degustação de alimentos que não podem faltar na farta mesa mineira, como o café, o queijo e os doces.
Estande inspirado nas paisagens e na cultura de Minas
O desenho do estante é assinado pela dupla formada pelo arquiteto Gustavo Penna e pelo diretor criativo Gustavo Greco. Ambos se basearam nas paisagens naturais, na arte e na cultura de Minas Gerais para conceber um ambiente acolhedor e que traduz também a hospitalidade mineira. “O movimento das serras, telhados coloniais, cristais, grutas, águas dos rios, cachoeiras e fontes – mineiras essências – vão mostrar sabores, saberes, fazeres e toda a natureza interior dessa gente boa e incrivelmente criativa. Minas é grande, quem te conhece não esquece jamais”, pontua Gustavo Penna.
A proposta das telas em formato de pirâmides, nas quais serão projetados os destinos turísticos e diversos atrativos, é assinada por eles. O espaço contemplará também um local para conversas e reuniões além de um bar/café com produtos locais para degustação. Revestindo toda a áreas externa, haverá um grafismo com referências que evocam a cultura mineira. A ideia é ressaltar a pluralidade: Minas são muitas.
“Juntamos os nossos times de design e arquitetura para representar um pouco da alma de Minas. Uma alma que é bold, cheia, abundante em ideias, em dimensões, em histórias que se ligam pelas suas cidades. É farta em cultura, gastronomia, crença (e desconfiança). É rica em criatividade, tradição e em olhares para o futuro que vão além de suas montanhas. Minas não se resume. Ela é Gerais”, completa Gustavo Greco.
Arte do Vale do Jequitinhonha
O estande da Secult também homenageia a arte popular, principalmente os artesãos do Vale do Jequitinhonha. No local estará uma exposição com trabalhos de 24 artistas mineiros contemplados na quinta edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, além de bonecas que representam a arte típica do vale do norte mineiro. A mostra é realizada em parceria com o Sebrae e apoio do Serviço Social Autônomo (Servas).
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, ressalta a importância desse trabalho na feira que é uma das principais vitrines da América Latina.
“O turismo, assim como o setor de comércio e serviços e o empreendedorismo, é uma das principais forças da economia mineira. O estado possui um imenso potencial turístico em diversos segmentos, como cultura, fé, negócios, lazer e natureza. Por isso, é fundamental parcerias como essa, que torna possível divulgar Minas Gerais para o mundo”, declara Marcelo de Souza.
O representante do Sebrae ainda explica o valor da presença em feiras turísticas para a economia mineira. “É uma oportunidade para apresentarmos nossa mineiridade e impulsionar os pequenos negócios da cadeia produtiva do turismo, gerando emprego e renda e impulsionando o crescimento do nosso estado”, afirma.
Programação cultural da Secult na WTM Latin America
Dia 3/4 – às 18h: Apresentação do Congado de São Benedito de Poços de Caldas
Dia 4/4 – às 18h: Momento da Moda Mineira
Dia 5/5 – às 18h: Moda de viola com Gustavo Costa
Onde: Estande de Minas Gerais
Serviço
WTM Latin America
Data: Dias 3, 4 e 5 de abril
Horário: Dias 3 e 4, das 12h às 20h, Dia 5, das 12h às 18h
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme – São Paulo/SP