Por meio da plataforma, consumidores turistas podem verificar a regularidade do empreendimento ou prestador de serviço turístico contratado
Crédito: Divulgação MTur
Nada melhor do que viajar e ter a garantia de que aquele meio de hospedagem ou o guia de turismo contratado, por exemplo, atua de forma regular no país, não é mesmo? Por meio do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur),Canne o cidadão tem a opção de verificar esta e outras informações de forma simples e clara. Atualmente, a plataforma possui mais de 149,5 mil estabelecimentos e trabalhadores do setor com informações que podem ser úteis ao turista dentro do país.
O registro no Cadastur é obrigatório para guias de turismo, acampamentos turísticos, agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas. Além destes, o turista pode consultar informações de: casas de espetáculo, centros de convenções, empreendimentos de entretenimento, lazer e parques aquáticos, bem como de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva e, ainda, locadoras de veículos para turistas, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, prestadoras especializadas em segmentos turísticos e restaurantes, cafeterias, bares e similares.
Na plataforma, ainda é possível consultar as redes sociais de um prestador para evitar fraudes na comercialização de produtos e serviços turísticos em redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter, YouTube, WhatsApp e LinkedIn. Para isso, o cidadão deve acessar o site cadastur.turismo.gov.br e clicar em “Sou Turista”. Na sequência abrirá uma tela de pesquisa, que pode ser realizada por unidade da federação, por nome do prestador e CNPJ. Por fim, é só clicar na lupa do respectivo cadastro. Esta consulta específica está está disponível para os Meios de Hospedagens e Agências de Turismo.
Além de ser uma importante fonte de consulta para turistas, o Cadastur também garante diversas vantagens e oportunidades aos cadastrados. Entre elas, acesso a financiamentos; oportunidades de qualificação exclusivas; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; incentivo à participação em programas e projetos do governo federal e visibilidade nos sites do MTur e do Cadastur.
Um dos programas exclusivos é o Fungetur. A iniciativa possui como principais diferenciais as taxas, que são pré-definidas e menores que as comumente praticadas no mercado, e a possibilidade de ser utilizada para capital de giro, aquisição de bens (máquinas e equipamentos) e realização de obras (implantação, modernização, ampliação ou reforma). Após emissão do certificado do Cadastur, o empresário pode se dirigir a um agente financeiro credenciado para solicitar o financiamento.
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES – Além do Cadastur, o consumidor turista tem na plataforma consumidor.gov a opção de estabelecer uma interlocução direta com as empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. A plataforma representa um importante ganho para as relações entre consumidor e empresa uma vez que permite a comunicação direta para a solução de problemas. É uma alternativa simples para o consumidor resolver, por meio da internet, problemas diretamente com as empresas lá cadastradas.
Por Victor Maciel
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo