Companhia foi convidada para apresentar aos participantes do MRO Latin America 2023 os detalhes do uso de drones na inspeção de suas aeronaves
Mais eficiente, tecnologia pioneira da LATAM já tornou o processo de inspeção externa das suas aeronaves no Brasil até 12 vezes mais rápido do que a inspeção tradicional
A LATAM foi um dos destaques do MRO Latin America 2023, o mais importante evento de manutenção aeronáutica da América Latina realizado em Buenos Aires (Argentina) em 22 e 23 de fevereiro. A companhia foi convidada para apresentar aos participantes do MRO Latin America os detalhes do uso de drones na inspeção de suas aeronaves. A apresentação coube a Everton Amieiro, coordenador de Suporte Operacional da LATAM Brasil, que contou ao público presente como o uso pioneiro de drone tornou o processo de inspeção externa das aeronaves da empresa no País até 12 vezes mais rápido do que a inspeção tradicional. Em 2022, aliás, a tecnologia começou a ser exportada para a operação da LATAM no Chile.
Todo o processo de inspeção externa por drone da LATAM é realizado em seus aviões da família Airbus A320 que passam por manutenção pesada, onde são coletadas entre 1.600 e 2.000 fotos detalhadas de toda a fuselagem, asas e empenagem, usando inteligência artificial para identificar possíveis danos e reparos necessários. O método de inspeção é 100% autônomo e gera ainda mais eficiência e qualidade em comparação com o processo manual. Outra vantagem está relacionada à economia de recursos. Isso porque, ao manter os registros em nuvem e atualizados em tempo real, os custos com impressões de papéis foram eliminados. O uso do drone também aumenta a confiabilidade nos processos em função da padronização da inspeção. A tecnologia é resultado da parceria da LATAM com a Donecle, empresa francesa desenvolvedora do equipamento.
EFICIÊNCIA E EXCELÊNCIA DA LATAM EM MANUTENÇÃO AERONÁUTICA
Em 2022, vale lembrar, a LATAM também implementou o uso de óculos de realidade aumentada para mecânicos realizarem a manutenção de aeronaves em 20 bases da companhia no Brasil. A empresa foi a primeira aérea da América Latina a utilizar o equipamento que garante maior eficiência e agilidade nas atividades complexas de manutenção e inspeção das aeronaves.
Outro avanço tecnológico recente da LATAM no Brasil foi a adoção de um sistema eletrônico para registros de manutenção de aeronaves e componentes aeronáuticos. A companhia foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a utilizar esse formato de documento para executar e registrar as ações de manutenção nas aeronaves, além de atender todos os requisitos da Resolução nº 458 e da Instrução Suplementar (IS) nº 43.9-004 da ANAC, que permite o uso de sistemas digitais em substituição aos documentos de papel.