Nas mais de 300 operações (pouso e decolagem) voluntárias com helicópteros em prol das vítimas da chuva em São Sebastião desde o domingo, foram cerca de 80 toneladas de mantimentos, materiais de higiene, água e roupas transportadas e entregues à doação.
O marco é histórico e coincide com o Dia do Piloto de Helicóptero, comemorado em 24 de Fevereiro. Data instituída pela ABRAPHE — Associação Brasileira de Pilotos de Helicópteros, em homenagem aos 12 comandantes que atuaram nas operações de salvamento com helicópteros no trágico incêndio do Edifício Andraus, em São Paulo, no ano de 1972.
“As chuvas que inundaram o litoral de São Paulo, especialmente a região de São Sebastião sensibilizou o País inteiro e para nós da aviação por helicópteros foi bastante representativo, porque fevereiro é um mês que marca o dia das asas rotativas (03), homenageia os comandantes da operação com o Andraus e, agora, também tem sua linha do tempo marcada por essa ação conjunta, voluntária de pilotos, empresas e pessoas dispostas a ajudar e fazendo uso do potencial que tem a aviação por helicópteros em servir a comunidade, sendo ágil, salvando vidas com segurança e chegando em pontos que não se é possível chegar de outra forma”, ressalta o presidente da ABRAPHE, Cmte Thales Pereira.
Ao todo foram mais de 25 aeronaves envolvidas nas operações em São Sebastião. Importante ressaltar que tanto a disponibilização das aeronaves quanto das tripulações foram gratuitas, numa demonstração de união de forças e solidariedade, articulada entre os próprios pilotos e empresas para contribuir em levar as doações, muitas arrecadadas entre as comunidades próximas aos helicentros envolvidos na ação e empresas privadas tais como Península, Helicidade, Helipark, HBR entre outros.
As comemorações ao Dia do Piloto de Helicóptero, que contará também com homenagem aos pilotos e empresas que atuaram nesta trágica semana de chuvas em São Sebastião, abre o Calendário de Eventos da ABRAPHE, voltado à segurança de voo e em cada vez mais disseminar informações e experiências que possam prevenir acidentes no País e seguir colocando a aviação por helicópteros em linha com o propósito de servir como meio de transporte e aliado na prestação de serviços à comunidade. Patrocinam o calendário de eventos até o momento as fabricantes Bell Helicopters e Leonardo.