A LATAM Airlines é a quinta melhor companhia do mundo na opinião dos usuários de transporte aéreo. É o que revela o ranking internacional AirHelp Score 2022, divulgado nesta segunda-feira (12). A empresa conquistou boa avaliação dos passageiros nos critérios de pontualidade (8.58), serviço ao cliente (8.13) e processamento de reclamações (7.13), alcançando a pontuação final de 7.95 e garantindo seu lugar no top 10.
Pela oitava vez, a Qatar Airways foi a companhia aérea mais bem cotada no levantamento. A empresa obteve 8.11 como nota final, destacando-se pelo serviço oferecido aos clientes (8.93), consistência no tratamento de reclamações (7.79) e no rigor dos horários (7.62).
Nesta edição foram avaliadas as 64 principais companhias do mundo, contando com cerca de 10 mil avaliações de usuários de 30 países. A pesquisa, realizada de janeiro a outubro deste ano, foi estruturada em três temas centrais: pontualidade dos voos; qualidade do serviço das companhias aéreas; e o processamento de reclamações com base na eficiência para o atendimento a pedidos de indenização de clientes.
Entre as aéreas nacionais, Gol e Azul também foram listadas, mas passaram longe do topo das melhores. A Gol ocupou o 36° lugar do ranking mundial e foi bem avaliada em termos de performance de partida e chegada no horário (8.54) e de serviço (8.00). A companhia recebeu nota 3.27 para processamento de reclamações, chegando a 6.61 como nota final. Já a Azul Airlines ficou na 45ª posição, recebendo nota 8.64 para pontualidade, 8.26 para serviço e apenas 1.71 em relação ao atendimento de reclamações de usuários – pior índice nacional registrado – alcançando pontuação final de 6.20.