Levantamento da empresa de câmbio B2Gether mostra que a moeda europeia foi mais procurada pelos brasileiros do que o dólar ao longo do ano no Google
O euro foi a moeda estrangeira mais procurada pelos brasileiros na internet ao longo de 2022. É o que mostra um levantamento da B2Gether, empresa especializada em operações de câmbio, com base nos dados da plataforma Google Trends.
No período de 12 de dezembro de 2021 a 3 de dezembro de 2022, a moeda europeia liderou o ranking das mais procuradas no Google, ficando à frente até mesmo do dólar. De zero a 100, a média de popularidade do euro no buscador online obteve nota 71 contra 36 da moeda norte-americana.
“Tradicionalmente, o dólar é a moeda líder em transações e demandas no Brasil. Mas, de fato, notamos um aumento significativo na procura dos clientes por euro este ano”, pontuam Diego Zia e Janaina Assis, sócios-fundadores da B2Gether.
“Uma das principais razões para esse crescimento foi a desvalorização da moeda europeia, que atingiu paridade com o dólar e ficou, em parte, mais barata para os brasileiros”, explicam os especialistas que, juntos, somam mais de 20 anos de experiência no mercado de câmbio.
Os períodos de maior busca pelo euro no ano ocorreram nos meses de fevereiro, março, julho e novembro. Já os picos de pesquisas do dólar aconteceram em fevereiro, março e novembro.
Os dados do Google Trends, compilados e organizados pela B2Gether, indicam o interesse de pesquisa no período de dezembro de 2021 a dezembro de 2022 no Brasil. Os termos de pesquisa utilizados para obter os dados na plataforma foram: “dólar”, “euro”, “libra”, “peso argentino” e “dólar canadense”.
Essas cinco moedas foram as mais negociadas no País na primeira parte do ano, de acordo com uma outra pesquisa da B2Gether sobre câmbio turismo, realizada com base em dados do Banco Central.
Segundo os parâmetros do Google, o valor de 100 representa o pico de popularidade de um termo de pesquisa, enquanto o valor de 50 significa que o termo teve metade da popularidade. A pontuação 0, por sua vez, comunica que não havia dados suficientes para apresentar indicadores sobre o termo.