Envelhecimento da população e do perfil dos turistas que visita a ilha orienta estratégia de promoção
Eleito ‘Melhor Destino Insular do Mundo’ pelos World Travel Awards pelo oitavo ano consecutivo e ‘Melhor Destino Insular da Europa’ em 2021, a Ilha da Madeira agora quer se tornar o primeiro arquipélago do mundo classificado como “Age & Longevity Friendly” (Amigo da Longevidade e do Envelhecimento, em português). A iniciativa inédita em Portugal corresponde às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabeleceu o envelhecimento saudável e a longevidade como prioridade para a década de 2020/2030.
A Madeira reúne as condições perfeitas para ser um destino ‘Amigo da Longevidade e do Envelhecimento’ e é o primeiro do país a contar com um órgão governamental, a Direção Regional de Políticas Públicas Integradas de Longevidade (DRPPIL), para debater e colocar em prática soluções para a longevidade e envelhecimento saudável.
Entre as ações já implementadas para se tornar um destino amigo da longevidade está a adaptação do sistema de saúde para a população madeirense com mais de 65 anos, que entre os anos de 2011 e 2021 aumentou em 25%. E para os próximos três anos serão lançados concursos públicos na área da saúde no valor de €54 milhões.
Com um forte componente de turismo sênior, a Madeira pretende também tornar-se um destino de saúde para os mais idosos, oferecendo soluções que complementem a área do turismo. O destino tem o perfil certo para ser um polo atrativo nesse contexto, não apenas geográfico, como do clima, tranquilidade, natureza e espaços verdes.
Segundo estudo de 2018 feito pela Direção Regional de Estatística da Madeira, a idade média dos visitantes que chegam à ilha de avião e de navio de cruzeiro é de 48 e 60 anos, respectivamente. Nesse sentido, é essencial para a Madeira adequar sua oferta ao novo perfil do turista, que é hoje mais longevo.
Para isso, a Direção Regional para as Políticas Públicas Integradas e Longevidade deve promover um estudo sobre o impacto e a oferta do Turismo de Longevidade e sobre a longevidade no local de trabalho. A partir dos resultados será possível acrescentar novas tendências e indicadores que ajudarão a criar políticas e estratégias fundamentais para o turismo neste contexto de longevidade.
Sobre a Ilha da Madeira
Considerado o melhor destino insular do mundo, a Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo Madeira e Porto Santo as principais e únicas habitadas. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Para mais informações acesse www.madeiraallyear.com.