29.9 C
Brasil
terça-feira, novembro 26, 2024
spot_img

Último dia de Rio Innovation Week reúne trade turístico no espaço TurisTech Zone

O último dia de palestras do espaço TurisTech Zone, no Rio Innovation Week, reuniu executivos e representantes do trade turístico de todo o país no Pier Mauá, no centro do Rio de Janeiro, e abordou temáticas ligadas a responsabilidade social, inclusão e sustentabilidade no turismo.

Sérgio Ricardo de Almeida, presidente da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), apresentou um balanço dos últimos dias do evento. “A avaliação é a mais positiva possível, o Pier Mauá se demonstrou como um lugar adequado para esse tipo de evento, todos os visitantes e expositores estão aproveitando muito, desde as startups até os profissionais do turismo em si. A cidade está vibrando de novo, renascendo, isso mostra que é possível, através do turismo e dos eventos, renovar essa região, fortalecer a hotelaria e estimular as viagens no interior do nosso estado nesse final de semana”, explica.

Na programação de palestras, Carlos Humberto Silva, CEO da startup Diáspora.Black, trouxe uma reflexão sobre o potencial brasileiro para o turismo étnico. A startup foi criada com a missão de promover o turismo afrocentrado, fomentar a inclusão destes atrativos nas prateleiras do turismo e incluir profissionais negros no trade. Para tal, foi desenvolvida uma plataforma de marketplace que oferece os serviços de venda, treinamento e consultorias, além do laboratório de roteiros criativos que oferecem viagens voltadas para a imersão na história negra brasileira. “91% da população afro latina está no Brasil e tem uma partição crescente no mercado de turismo”, defende.

Taíza Krueder, CEO do Clara Resort, apresentou um case de Gestão de Empreendimento hoteleiro sustentável. Entre as diversas iniciativas social e ambientalmente responsáveis, o empreendimento criou e pratica a taxa social de turismo, que se reverte em donativos para diversas causas, além de inaugurar um salão de eventos que tem o compromisso de ser lixo zero e carbono zero. “Nosso objetivo é trazer inovações e iniciativas baseados nos pilares de educação, respeito à natureza e à comunidade”.

A despedida do TurisTech Zone foi celebrada no último dia do evento, no estande da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), em uma confraternização do trade turístico oferecida pela Setur-RJ.

Sobre o TurisTech Zone – Diversas secretarias do Governo do Estado participaram do evento apresentando serviços, conhecimento e soluções tecnológicas e inovadoras. Apoiadoras institucionais, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio reuniram alguns dos principais nomes do mercado de inovação no Turistech Zone – O Turismo do Futuro, arena dedicada às ações do setor promovida pela Secretaria de Turismo.

O Turistech Zone contou com diversas atividades, entre palestras, capacitações, rodadas de negócios e ativações. O espaço tem 4 mil metros quadrados, o dobro da edição anterior, e também recebeu startups, expositores, apresentações de cases de sucesso e mais de 50 palestras. O foco foi fomentar o setor conectando as áreas e profissionais de turismo e inovação, estimulando o investimento em startups que podem apoiar e acelerar a transformação digital desse mercado.

Para acelerar a transformação digital, o Turistech Zone contou com ampla programação com temas importantes como turismo espacial, turismo virtual e nomadismo digital, entre outros. Na área do Turistech, Setur-RJ e TurisRio também tiveram estandes próprios (50m² cada um), na parte externa e interna, respectivamente, do espaço. Lá, foram divulgados os destinos das 12 regiões turísticas, que compõem o estado, área instagramável, além da ativação em vídeo em VR 360°, realizada em parceria com a Fecomércio-RJ, apresentando os principais atrativos do estado.

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles