- Batizado do Boeing 787-9 “Berlin” pela prefeita Franziska Giffey
- Maior operadora do Grupo Lufthansa no BER: Cinco companhias aéreas do Grupo Lufthansa voam para a região da capital
- O “Berlin” estará em serviço de longa distância para Nova York (Newark) pela primeira vez em 1º de dezembro de 2022
A capital tem um novo embaixador voador. O primeiro Boeing 787-9 da frota da Lufthansa, com a matrícula D-ABPA, foi batizado hoje no aeroporto de Berlim Brandenburg pela prefeita Franziska Giffey.
Carsten Spohr, Presidente do Conselho Executivo e CEO da Deutsche Lufthansa AG, disse: “O primeiro Dreamliner da nossa frota de longo curso chama-se ‘Berlin’, porque a empresa tem uma relação longa e especial com o capital. forte parceiro da capital alemã desde que foi fundada em Berlim em 1926. Desde que nos foi permitido voar novamente para Berlim em 1990, nenhuma outra companhia aérea trouxe mais viajantes para a região. Com o novo Boeing 787 ‘Berlin’ carregamos com orgulho o nome da capital alemã ao redor do mundo.”
A Lufthansa foi fundada em Berlim em 6 de janeiro de 1926 e ficou sediada lá até 1945. Após a Segunda Guerra Mundial, apenas aeronaves aliadas foram autorizadas a pousar na cidade dividida. A Lufthansa não voltou a voar para a capital até 1990.
O Grupo Lufthansa é o maior operador da BER. Cinco das companhias aéreas do Grupo conectam Berlim com a Alemanha e o mundo. Na próxima programação de voos de inverno, as companhias aéreas do Grupo Lufthansa oferecerão pouco menos de um terço de todos os voos de e para Berlim. No verão de 2023, a oferta do Grupo Lufthansa será duas vezes maior que a da segunda maior transportadora do local, representando aproximadamente 40% de todos os voos. Além disso, o Grupo está representado aqui – como só acontece em Frankfurt – com todos os seus importantes segmentos de negócios.
Franziska Giffey, Prefeita de Berlim, disse: “A Lufthansa e a capital alemã estão ligadas por uma longa tradição. A empresa foi fundada em Berlim em 1926 e se tornou uma das principais companhias aéreas do mundo. Hoje, o Grupo Lufthansa conecta Berlim com o mundo. Os voos de e para a BER de longo curso são muito importantes para o nosso desenvolvimento económico. As nossas feiras, congressos e a forte indústria hoteleira de Berlim também prosperam. Estou muito satisfeito por poder batizar hoje o primeiro Dreamliner da Lufthansa ‘Berlin’ – com ‘Berliner Weiße’, como convém à ocasião. Desejo sempre um bom voo ao ‘Berlin’.”
A partir de dezembro, o D-ABPA estará em serviço na rota de Frankfurt a Nova York (Newark). O Dreamliner fará seu primeiro voo comercial de Frankfurt para Munique no dia 19 de outubro. A partir de então, o “Berlin” fará a rota doméstica três vezes ao dia. Isso permitirá que os voos de treinamento necessários sejam concluídos e o maior número possível de tripulações seja treinado.
Sétima aeronave com o nome de Berlim
O Boeing 787-9 já é o sétimo avião da Lufthansa a ser batizado de “Berlin”. Willy Brandt batizou pela primeira vez um Boeing 707 com o nome da capital em 16 de setembro de 1960. Foi a primeira aeronave batizada após o restabelecimento da Lufthansa em 1953, e desde então é uma tradição da empresa que as aeronaves tenham nomes de cidades alemãs. O antecessor do Dreamliner foi o sexto “Berlin”: um Airbus A380 com o registro D-AIMI. Foi batizado pelo então prefeito no aeroporto de Tegel em 22 de maio de 2012 e desativado durante a pandemia.
Reduzindo as emissões de CO2 em 30 por cento
A ultramoderna aeronave de longo curso “Dreamliner” agora consome apenas em média cerca de 2,5 litros de querosene por passageiro por 100 quilômetros voados. Isso é até 30 por cento menos do que os modelos anteriores. Entre 2022 e 2027, o Grupo Lufthansa receberá um total de 32 Boeing Dreamliners.