22.4 C
Brasil
sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img

Secretaria de Estado de Turismo do RJ comemora Dia Mundial do Turismo com projetos e planejamentos para os próximos anos

Em plena retomada da economia fluminense, Turismo apresenta cenário otimista com números que identificam resultados semelhantes ao período pré-pandêmico

A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) celebra com muito entusiasmo este 27 de setembro: Dia Mundial do Turismo no ano de protagonismo do turismo (2022) em plena retomada da economia fluminense, na capital e no interior, após a redução das restrições impostas pela pandemia. As ações promovidas pela Setur-RJ levaram à realização de projetos que contemplam diversas vertentes, que vêm gerando resultados positivos. A meta é consolidar o estado como o melhor destino turístico do país. Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, vamos relembrar essas iniciativas.

Grandes eventos, nacionais e internacionais

– Carnaval – apresentou média de 90% na ocupação hoteleira, na capital e no interior;

– Semana Santa – média de 80,39% de ocupação hoteleira no interior e 81,42% na capital, segundo a ABIH;

– Jogos no Maracanã – alcançando mais de 70 mil pessoas mobilizadas em uma única partida;

-Torneio Internacional de Beach Tênis, com quase 15 mil pessoas envolvidas e 2.500 atletas;

– Rio Boat Show – durante oito dias, mais de 35 mil visitantes passaram pela feira, movimentando R$ 253 milhões em negócios, com 174 embarcações vendidas, o que representa um crescimento de 15% em relação à edição anterior;

– Stock Car – após dez anos, a principal categoria de corrida a motor da América Latina voltou à capital fluminense para um evento inédito: o GP Galeão. É a primeira vez que o Brasil recebeu uma corrida na pista de um aeroporto internacional em operação;

– Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café – aconteceu na maior região turística do estado, que reúne 15 municípios. Em sua primeira edição, mostrou a capacidade do interior de receber grandes eventos. Teve um fluxo de cerca de 18 mil pessoas e movimentou a economia local: ocupação de 100% da rede hoteleira no final de semana e 80% durante a semana; ticket médio diário por pessoa foi de R$150. A Setur-RJ apoiou o evento.

– Rock in Rio – a realização do maior festival de música do mundo na Cidade Maravilhosa também gerou bons frutos para os municípios do interior do Estado, que registraram aumento na demanda de turistas neste período, o que indica que alguns viajantes aproveitaram o festival para conhecer outros destinos fluminenses. Durante os sete dias de evento, o estande da Setur-RJ dedicado à divulgação das 12 regiões turísticas e seus destinos fluminenses na Cidade do Rock registrou uma média de 15 mil visitantes no total.

– TurisRock – site criado para incentivar o público que veio participar do Rock in Rio a conhecer destinos no interior fluminense, ofereceu descontos de 30% em hospedagens, registrou mais de 90 estabelecimentos participantes;

– Cruzeiros – na temporada 2022-2023, com início em outubro, o setor tem expectativa de um recorde de impacto econômico de aproximadamente R$ 3,3 bi, número que pode superar em três vezes a temporada atual e em 47% a temporada 2019/2020, a última realizada antes da pandemia do Covid-19. Expectativa de 973.218 cruzeiristas no estado;

Rio de Janeiro – expectativa de receber 432.226 cruzeiristas / 151 diárias

Búzios – expectativa de receber 280.209 cruzeiristas / 74 diárias

Angra – expectativa de receber 52.356 cruzeiristas / 12 diárias

Cabo frio – expectativa de receber 9.635 cruzeiristas / 5 diárias

Ilha grande – 193.075 / 52 diárias

Paraty – navios de longo curso – expectativa de receber 5.717 cruzeiristas / 10 diárias

Iniciativas próprias ou com apoio institucional da Setur-RJ e TurisRio

– Sinalização turística – R$ 60 milhões para sinalização turística em todo o estado. Neste momento, o projeto está sendo desenvolvido nas regiões turísticas Metropolitana, Vale do Café e Costa Verde e já foi concluído na região Caminhos da Mata, composta pelas cidades: Itaboraí, Rio Bonito, Silva Jardim, São Gonçalo e Tanguá.

– O Rio Continua Lindo. E perto! – esteve em oito cidades do Brasil, onde foram realizados encontros comerciais para a realização de negócios e parcerias no setor turístico. Um show com o cantor Diogo Nogueira e uma campanha publicitária percorreu as cidades. Cerca de 10 mil visitantes compareceram aos estandes dos shoppings, mil participantes dos encontros comerciais e 7,5 mil pessoas assistiram aos shows.

– O Rio é de Vocês – roadshow onde operadores turísticos, fornecedores e integrantes do trade e hotelaria do RJ apresentam os atrativos e destinos ao trade dos maiores mercados emissores para o RJ. Passou por Juiz de Fora, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre e contou com a participação de mais de 150 inscritos, além de 30 expositores em cada cidade. Nos dias 22 e 23 de novembro, o projeto passará por Ribeirão Preto e São Paulo (capital), respectivamente.

– ExpoRio Turismo – o maior evento de turismo do Rio de Janeiro, teve a primeira edição realizada em março de 2022 e reuniu cerca de 20 mil pessoas no Jockey Club. O evento contou com apresentações culturais dos municípios, palestras, shows, artesanato e exposição de produções locais das cidades, além de reunir os principais players da cadeia produtiva do setor.

– Turismo Presente – criado para obras de infraestrutura logística nos municípios do estado com investimentos de cerca de R$ 100 milhões.

– Participação em feiras – Só este ano, foram mais de 14 no Brasil e seis destinos internacionais já previstos – Espanha, Chile, Argentina, Itália, Estados Unidos e Inglaterra. A ABAV EXPO Olinda/Brasil – maior evento do setor de turismo do Brasil, aconteceu entre os dias 21 e 23 de setembro, com estande próprio de 90m², onde foi reproduzido um quiosque de Copacabana, com uma área instagramável, que serviu também para participação de municípios do RJ e instituições ligadas ao trade, apresentando o potencial turístico do estado, fornecedores com novidades do mercado, distribuição de folheteria e um telão mostrando os encantos das 12 regiões turísticas do Rio de Janeiro. Na ocasião, anunciaram que a Cidade Maravilhosa foi o destino escolhido para ser o anfitrião da edição 2023 da Abav Expo Internacional de Turismo.

– Guia do Turismo Rural – livreto com informações detalhadas dos destinos. Duas regiões contempladas – Vale do Café e Costa Doce, totalizando 20 municípios;

– Plano Operacional Integrado – iniciado em 11 de agosto, o projeto, proposto pelo Conselho de Segurança Turística, é um planejamento operacional do CONSETUR com atuação específica na Orla de Copacabana, incluindo a praia, o calçadão do meio e toda a extensão da Av. Atlântica, com o propósito de melhorar a experiência turística da região.

O plano tem como objetivo ações de segurança integradas entre as polícias militar e civil, a guarda municipal e o Copacabana Presente, com foco na redução dos crimes da localidade, como também ações de ordenamento urbano no geral, com atuação de órgãos da prefeitura, precisamente Secretaria de Ordem Pública, Rio + Seguro, CET Rio, COR RIO, Comlurb, controle e registro de ambulantes, Secretaria de Assistência Social, pessoas em situação de rua, iluminação pública e entre outros.

– Turismo Presente (programa de obras de infraestrutura turística) – contempla construção, revitalização e reforma de espaços de cultura; 12 cidades em 6 regiões turísticas já foram beneficiadas;

– Fóruns regionais – fazem parte do programa “Turismo RJ + Perto”, com o objetivo de integrar e unir esforços para o desenvolvimento do turismo na retomada das atividades, alinhadas ao avanço da vacinação, e no pós-pandemia. Todos os 92 municípios foram contemplados por meio das 12 regiões turísticas do estado que receberam fórum.

– Projeto Verão #TônoRio – um contêiner instagramável foi instalado em Copacabana e outro itinerante na Costa do Sol e Costa Verde, atendendo 10 municípios. No contêiner, os visitantes conheceram um pouco mais dos destinos do Rio de Janeiro, além das atrações musicais locais e o artesanato regional.

– Projeto Inverno #TônoRio – manteve a mesma proposta da edição de verão com um contêiner instagramável em Copacabana e outro itinerante nas regiões de destinos frios, atendendo 11 municípios (Penedo – Itatiaia, Vassouras, Valença, Piraí, Barra do Piraí, Miguel Pereira, Areal, Quatis, Teresópolis, Nova Friburgo e Pinheiral. No contêiner, os visitantes conheceram um pouco mais dos destinos do Rio de Janeiro, além das atrações musicais locais e o artesanato regional.

– Programa do Artesanato Fluminense – Suporte aos mais de 21 mil artesãos beneficiados pelo projeto, que já renovou mais de 4,5 mil carteiras e entregou mais de 1,5 mil até o momento. Além disso, foi disponibilizado o cadastro online para facilitar o acesso dos artesãos à carteira. Atualmente, o programa conta com 18,5 mil artesãos cadastrados. Ao longo dos Fóruns Regionais de Turismo foram estabelecidas parcerias com as prefeituras dos municípios envolvidos por meio de assinatura de Acordo de Cooperação Técnica para apoio de feiras municipais do segmento.

– Turismo+10 anos – Plano estratégico 2020-2030 – propõe ações para colocar o estado do Rio de Janeiro em um patamar diferenciado em termos de competitividade com outros destinos no cenário mundial, visando resultados para os próximos 10 anos, considerando sustentabilidade, integração e singularidades regionais.

– Destination Wedding – a origem deste segmento é a realização de casamentos em um destino diferente ao que os noivos vivem. A Setur-RJ e a TurisRio participaram do evento em Petrópolis, nomeada Capital Estadual do Casamento. O objetivo foi inspirar noivos a se casarem nos diversos destinos do estado do Rio de Janeiro, além de fomentar o Destination Wedding para toda a região turística Serra Verde Imperial como destino para os casais.

– Ação de Captação de eventos para o estado – fortalecimento do calendário de eventos do estado, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). Aproximadamente 1000 eventos já identificados.

– Inclusão de nome dos bairros nas estações do metrô – a proposta inclui o bairro no nome de estações que não são identificadas como tal. Ex.: ao nome Estação Cantagalo foi acrescido Copacabana, bairro onde está situada; da mesma forma, o bairro de Ipanema foi acrescido ao nome da estação General Osório. O intuito é facilitar o deslocamento de moradores e turistas por esse meio de transporte.

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles