A companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos lidera o setor de aviação sustentável por meio de sinergia acadêmica e industrial
Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos – A Etihad Airways, companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos, anunciou que é a primeira companhia aérea a ingressar no Aviation Impact Accelerator (AIA), um grupo internacional de profissionais e acadêmicos convocado pela Universidade de Cambridge. A companhia aérea se une à Boeing e à Rolls-Royce, que também anunciaram seu compromisso de fazer parceria com a AIA para acelerar seu trabalho em direção à aviação líquida zero e fornecer conhecimentos técnicos e políticos aprofundados.
O anúncio ocorreu no Aerospace Global Forum (AGF) no dia de abertura do Farnborough Airshow. O AGF é uma plataforma totalmente nova no Airshow destinada a impulsionar ações imediatas em direção à aviação líquida zero. A AIA lançou uma nova ferramenta interativa destinada a acelerar a transição para a aviação líquida zero, além de hospedar vários painéis e publicar um novo relatório em colaboração com o Fórum Econômico Mundial (WEF).
Ao comentar sobre o compromisso da Etihad com a AIA, o Prof. Rob Miller, Diretor Whittle Lab da Universidade de Cambridge, disse: “Conseguir um setor de aviação sem impacto climático é um dos maiores desafios da sociedade e é somente por meio de uma verdadeira parceria entre indústria, academia e governo que seremos capazes de entender todo o sistema e acelerar a mudança. Estou muito satisfeito que a Etihad se juntará ao estágio dois do Aviation Impact Accelerator, como o primeiro parceiro de transportadora aérea. Juntos, trabalharemos para impulsionar a transição para a aviação sustentável”.
Tony Douglas, CEO do Grupo Etihad Aviation Group, disse: “Estamos orgulhosos de fazer parceria com um dos principais laboratórios de pesquisa de motores a jato do mundo para apoiar ainda mais a descarbonização de nossa indústria. A Etihad está comprometida com a sustentabilidade e a dedicação de sua frota como bancos de testes voadores para pesquisa e inovação por meio dos programas Greenliner e Sustainable50, e essa nova colaboração com a Universidade de Cambridge, por meio do Aviation Impact Accelerator, permitirá mais desenvolvimento industrial e acadêmico sinergia.”
A parceria da Etihad com a AIA é resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento por meio de seu próprio programa Etihad Sustainability. O principal programa Greenliner da companhia aérea, em parceria com a Boeing e a GE, e seu recém-lançado programa Sustainable50 em parceria com a Airbus e a Rolls Royce, oferecem uma plataforma para conhecimento técnico e inovação genuína em tempo real e novos avanços tecnológicos.
No início deste ano, a companhia aérea publicou o Relatório de Sustentabilidade da Etihad Airways, considerado uma referência para o setor, demonstrando os potenciais avanços a serem feitos na aviação sustentável por meio de uma ampla gama de iniciativas.
Na semana passada, a Etihad foi nomeada Companhia Aérea Ambiental do Ano 2022 pela Airline Ratings, a renomada agência de classificação do setor, por sua busca e compromisso com a sustentabilidade da aviação.