João Pessoa terá uma das maiores períodos de alta estação dos últimos anos, de dezembro de 2022 até fevereiro de 2023. A previsão é do secretário de Turismo da capital paraibana (Setur-JP), Daniel Rodrigues, e que reflete nos números de movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa.
De acordo com dados da Aena Brasil, empresa espanhola que administra o aeroporto, nos seis primeiros meses do ano, o número de embarques e desembarques apresentou um crescimento de 28,9%, em relação ao mesmo período do ano passado. Já passaram pelos portões do Castro Pinto 579.153 passageiros. Em junho deste ano, houve um aumento de passageiros de 28,4% em relação a junho de 2021, com 88.468 pessoas viajando.
Apesar do aumento de operações ter crescido apenas 4,1% – foram 962 -, as companhias estão operando voos com equipamentos maiores, com aumento da capacidade de passageiros.
Esses dados crescentes trazem muito otimismo ao trade turístico, conforme Daniel Rodrigues, e haverá um aumento ainda maior com o anúncio de novos voos da Azul Linhas Aéreas, que confirmou o acréscimo de sete operações no período de alta estação, a partir de dezembro. As outras companhias aéreas que operam no aeroporto paraibano – Gol e Latam Brasil – devem anunciar em breve novas rotas para o período.
De acordo com a Aena Brasil, os novos voos que serão operados no Castro Pinto devem ser informados junto aos sistemas da Anac – Agência Nacional de Aviação Comercial até setembro. Porém, a expectativa de aumento de movimentação é bem elevada e dados preliminares de julho já indicam essa estimativa, inclusive, comparado com julho de 2019, antes da pandemia da Covid-19.
Para o secretário de Turismo, João Pessoa está no radar dos turistas de todo o país e o trabalho que tem sido desenvolvido pela Setur-JP, em parceria com o trade turístico, no processo de capacitação de agentes de viagens, divulgação do destino e presença nas feiras de turismo, começa a dar resultados positivos. “Teremos uma excelente movimentação de turistas pela cidade no final do ano”, pontua Daniel Rodrigues.