26.5 C
Brasil
domingo, novembro 24, 2024
spot_img

MTur participa de fórum latino-americano para atração de investimentos em turismo

O Evento reúne investidores do setor turístico e tem como objetivo concretizar negócios e atrair capital para o setor na região

Ministério do Turismo participa nesta terça e quarta-feira (07 e 08.06), de forma online, da 8ª edição do Fórum Invertur. O evento, organizado por uma empresa dedicada à atração de investimentos na América Latina (Invertur), tem o objetivo de concretizar negócios e atrair capital para o setor turístico na região. Durante os dois dias, a Pasta realizará encontros virtuais com investidores para promover o Portal de Investimentos, lançado em 2021, e a concessão dos parques naturais no Brasil.

Para o ministro do Turismo, Carlos Brito, o Brasil possui inúmeras oportunidades para investimento em Turismo que devem ser divulgadas em diversos mercados mundiais, como a América Latina. “A diversidade e o potencial natural, cultural e histórico são incomparáveis. Queremos que novos negócios se iniciem, queremos o desenvolvimento de novas regiões turísticas e queremos tudo isso de forma sustentável. Somos um enorme mercado, com produtos inigualáveis e estamos abertos para novos negócios e parcerias”, destacou.

Lançado há aproximadamente um ano pelo Ministério do Turismo, o Portal de Investimentos busca aproximar o setor privado e o público, resultando na atração de investimentos para o Turismo. A plataforma dá visibilidade a oportunidades concretas de recursos, possibilitando, assim, a geração de empregos e desenvolvimento para o Brasil. Por meio do site, foram mapeados mais de R$ 26 bilhões em novos investimentos no turismo, que gerarão cerca de 128 mil empregos por meio de 64 projetos de norte a sul do país.

Além disso, a Pasta trabalha, junto aos Ministérios do Meio Ambiente e o da Economia, com a concessão de Parques Naturais. O objetivo é estimular a concessão de ativos públicos à iniciativa privada e garantir a economicidade para a administração pública e, consequentemente, para o cidadão. Ao mesmo tempo, a ideia garante também o acesso da população a estas unidades para a prática de um turismo responsável e sustentável, estimulando ainda a conscientização ambiental.

Representando o ministério no evento, o secretário nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Heitor Kadri, ressaltou o trabalho da Pasta em prol da visitação sustentável a estes locais. “O governo federal tem a previsão de duas grandes concessões neste ano, do Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará, e da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Mas, ainda temos um pipeline de mais de 40 unidades de conservação com potencial turístico para serem disponibilizadas nos próximos anos”, concluiu.

CONCESSÃO – A concessão de serviços turísticos à iniciativa privada é um modelo aplicado em vários países do mundo. O objetivo é a melhoria de infraestrutura e dos serviços de atendimento aos visitantes e a garantia da economicidade na administração destes locais para os cofres públicos e, consequentemente, para o cidadão, que é quem paga pela manutenção deles. Busca-se também permitir o acesso da população a estes locais.

Este formato de administração busca desenvolver o ecoturismo em parques nacionais, como é o caso do Parque Nacional de Jericoacoara, e outras unidades de conservação federais. Iniciativas privadas poderão investir na infraestrutura e gestão dos parques, além de equipamentos e serviços que contribuem com o fomento do turismo na região e na preservação do meio ambiente.

Por Victor Maciel

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles